sexta-feira, 13 de março de 2009

A novela da compra do carro


Com a carteira de habilitação na mão, iniciei o processo para adquirir um carro novo com isenção de IPI e ICMS. A primeira coisa que fiz foi um comparativo entre os veículos disponíveis no mercado que preenchessem as condições, no meu caso, ser automático nos limites de até 60 mil reais e até 127cv de potência. Na época (dez/07) as opções do mercado eram VW Golf, Ford Focus, Chevrolet Astra e Meriva, Fiat Stilo, Toyota Corola, Honda Fit, Peugeot 206 e Renault Scenic. Decidi pelo Fiat Stilo Dualogic, por ter o maior número de equipamentos e um porta malas razoável (para transporte da cadeira de rodas). Me dirigi a uma concessionária da marca (Automax, em BH) para fazer o teste de entrar e sair do carro a partir da cadeira de rodas e minha namorada fez o teste de colocar a cadeira no porta malas, se cabia bem e sobrava algum espaço. O carro ainda estava no estoque da Automax, pois não tinha sido oficialmente lançado, e o vendedor me levou à garagem para mostrar o carro e fazer os testes. Confesso que não foi o mais fácil de entrar, mas no resto era muito superior aos outros, e digo hoje que eu não poderia estar mais satisfeito.
O primeiro passo foi procurar a Receita Federal (RF) com a documentação em mãos - eu já havia verificado na Internet os documentos necessários, no seguinte link:
http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Ins/2006/in6072006.htm
A RF deve ser o primeiro passo porque a Receita Estadual (em Minas) pede o documento final de isenção do IPI emitido pela RF para dar prosseguimento (burocracia desnecessária que só atrasa o processo).
Em seguida fui à Receita Estaudal, também com a documentação em mãos, no caso de minas, são as do link:
http://www.fazenda.mg.gov.br/empresas/legislacao_tributaria/ricms_2002_seco/anexoi2002_3.htm#parte1it27
Claro, cada órgão tem seu tempo de espera, na RF acredito que foram 45 dias e na RE uns 60. No fim das contas, consegui fazer o pedido do carro em abril de 2008, como tinha fila de espera, a previsão de entrega era em 60 dias, mas no meio de maio o carro chegou. Fim da novela? Que nada, ainda tinha que fazer a adaptação e levar ao Inmetro para liberar o carro. Mas isso a própria concessionária intermediou pra mim e no final do mês peguei o tão sonhado (e esperado) carro, o que melhorou muito a minha vida, permitindo mais fácil mobilidade, viagens, etc. Hoje saio de casa sozinho, desmonto a cadeira e coloco no banco do passageiro, procuro uma vaga específica para deficiente (outra novela, incrível como tem gente que ainda desrespeita isso e para nestas vagas). Ah, ainda teve outro trabalhinho, tirar a autorização do BHTrans para estacionar nas vagas de deficiente, mas como eu já tinha feito isso para meu antigo carro (um Palio, inadaptável pois não é automático) foi só ir lá e trocar a placa, o único processo fácil e rápido, na mesma hora saí com a autorização.
Em resumo, os principais documentos para solicitar o carro são:
I - laudo de perícia médica fornecido pelo Departamento de Trânsito do Estado - DETRAN, onde estiver domiciliado o interessado, que:
a) especifique o tipo de deficiência física;b) discrimine as características específicas necessárias para que o motorista portador de deficiência física possa dirigir o veículo;
II - comprovação de disponibilidade financeira ou patrimonial, do portador de deficiência, suficiente para fazer frente aos gastos com a aquisição e a manutenção do veículo a ser adquirido;
III - cópia autenticada da Carteira Nacional de Habilitação, na qual conste as restrições referentes ao condutor e as adaptações necessárias ao veículo;
IV - cópia autenticada do CPF e RG;
V- Comprovante de residência.
E um pouco de sorte...
Até que não achei tãaaao demorado como alguns dizem, meu processo todo, até por as mãos no carro demorou cinco meses, o último foi esperando o carro chegar, pois havia fila de espera na época.

5 comentários:

  1. Fico feliz por sua conquista e gostaria de lhe pedir um favor. Sou diretor de uma escola pública, em Manaus - Amazonas, e gostaria de fazer algumas adaptações para preparar a escola para receber alunos com necessidades especiais, como cadeirantes e deficientes visuais. O problema é que não sei por onde começar, nem oque seja )mais prioritário. Como a verba é pouca, não gostaria de gastar o dinheiro de forma errada. Se puder me ajudar eu agradeço. Raimundo José Pereira Barbosa - gestor da Escola Estadual Lucinda Felix de Azevedo - rua 52, s/n. Japiim - Manaus Amazonas - (92)3216-3716/14.
    e-mail: rbarbosa1966@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do teu blog.
    Parabéns pelas conquistas!

    ResponderExcluir
  3. Não sei no seu caso, mas para mim que trabalho a 130 km de SP e dependo de carro para isso, 5 a 6 mêses vai me obrigar a perder mais dinheiro pois não tem como esperar. Quem solicita isenção é porque está numa condição diferenciada e, na minha opinião, mereceria ser tratado com mais respeito.A burocracia, dinheiro e tempo exagerado me deixa com a impressão de que tem gente aproveitando a situação sobre aqueles que realmente necessitam.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma Dobló 2011 com rampa para vender aqui em Belo Horizonte, se alguém estiver interessado e quiser mais detalhes é só me ligar.....Paulo, Tel: (31) 3318-0661 ou (31) 9279-0661. Divulguem isso por favor para seus amigos que queiram um carro assim, desde já agradecido.

    ResponderExcluir
  5. Olá Alessandro!
    Parabéns pelo blog! Muito interessante!
    O César da Helio Mobilidade que me indicou. Sou gerente de Venda Direta da Volkswagen e Jeep. Gostaria de conversar com você. Se puder me ligar. Rafaela 98877-0308 // 98483-7580.
    Obrigado.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...