segunda-feira, 6 de abril de 2009

Reatech I - Casa modelo

A reatech é a referência em tecnologia de reabilitação, como o nome diz, e a partir de hoje publicarei minhas impressões da feira. Em continuidade ao post anterior, a casa modelo de acessibilidade faz o que promete, mas todo cadeirante sabe as necessidades de espaço em casa. Os principais pontos de estrangulamento são entradas, largura das portas e banheiro. Na imagem acima a entrada principal, com nossa tão querida rampa e ainda relevo tátil para cegos. A porta de entrada, assim como todas as internas, devem ter 90 centímetros de largura. E deve haver um espaço razoável para fazer as 'curvas' para cada cômodo.
O banheiro, com as barras necessárias para as transferências. O mais importante é a porta de entrada, não vi até hoje um apartamento com um banheiro que dê para entrar uma cadeira de rodas. Muitas vezes nem é possível adaptar, alargar a porta, pois há uma viga, armário ou bancada de pia no caminho. A solução é a cadeira de banho, mais estreita, porém geralmente não dá pra tocar sozinho.
O layout (em bom portugês, leiáuti) da casa, bem ampla, com três quartos, cozinha, sala e banheiro. A parte mais importante, ao meu ver, é o hall central, onde está o desenho de um cadeirante. Ali é possível girar em todas as direções para entrar nos cômodos. É o mais difícil de encontrar quando é necessário alugar uma casa ou apartamento.
A casa é muito bem montada, segue os padrões corretos, mas convenhamos que foge um pouco da realidade da grande maioria de nós. Poucos tem condição para adaptar ou construir uma residência nos moldes ideais, na maioria das vezes vamos mesmo é alugar um local mais adequado ou adaptar a residência que dispomos, própria ou alugada.
Considerando esta limitação, o que realmente chamou minha atenção foram os gráficos de medidas, mostrando as necessidades mínimas de espaço em uma casa para a locomoção de cadeira de rodas. O gráfico acima é do hall central, entre os cômodos.
Acima, as medidas necessárias para os comandos elétricos.
Finalmente, o grau de visão (pontilhado externo) e alcance (pontilhado interno) de quem está em uma cadeira de rodas.
De posse destas medidas, o cadeirante não precisa nem se deslocar muito ao buscar um apartamento ou casa para alugar, basta pedir a alguém que leve uma fita métrica aos locais de interesse para realizar as medições necessárias e procurar saber sobre a possibilidade de adaptação, pois grande parte dos proprietários de imóveis não deixa mexer nos mesmos. A solução, algumas vezes, é negociar sobre a adaptação, e depois de acertado o contrato, realizar as mudanças, sabendo que quando for devolver o imóvel elas devem ser desfeitas. Foi assim que consegui alugar o apartamento onde moro, minha namorada saiu com uma fita métrica na bolsa, fechamos o que mais se adequava e alteramos somente a porta do banheiro.

3 comentários:

  1. Sam, mto legal a sua análise do projeto.
    Este projeto da Casa Acessível é de habitação popular, faz parte de um programa de habitação da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de SP), vinculada à Secretaria da Habitação. Como moradia popular seu custo é bastante reduzido e pelo programa atende exclusivamente à população de baixa renda (famílias com renda na faixa de 1 a 10 salários mínimos). Mas é interessante ver que a casa acessível traz idéias para serem usadas em qualquer projeto de reforma e construção de residências ou apartamentos, dentro da norma de acessibilidade.
    Para conhecer melhor os programas habitacionais da CDHU acesse: http://www.habitacao.sp.gov.br/

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Alessandro, me chamo Camilla Santiago e sou estudante de Design de Interiores em Recife, estou no último período da faculdade e meu projeto é uma casa pequena e meu cliente (fictício) é cadeirante, pois é um tema que quero seguir na vida profissional. Bom, queria muito que você me ajudasse, pois não conheço o cotidiano de um cadeirante dentro de casa leio muito do que precisão mas não sei as necessidades reais do dia a dia. Gostaria muito que você me mandasse depoimentos, sugestões e dicas para que o meu trabalho de conclusão de curso seja apenas o primeiro de muitos com esse tema. Muito obrigada pela atenção e fico ansiosamente no aguardo da resposta, meu email é camillasantiago@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde meu nome é Renan sou consultor imobilhario da foxter,temos um novo empreendimento
    que supri todas as dificuldades dos cadeirantes este lançamento e todo adaptado dêsde areá de lazer ate o próprio apartamento

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...