quarta-feira, 6 de maio de 2009

Alimentação balanceada: vital importância para cadeirante


Muita gente não se importa com isso, mas a alimentação de um cadeirante deve ser diferenciada. Em primeiro lugar, para manter o peso, pois na cadeira de rodas, com limitações de movimento, corre-se um grande risco de engordar em pouco tempo, dificultando as transferências, deambulação com órteses, ajustes na cadeira de rodas e outros. De minha experiência pessoal, digo que reduzi a quantidade da minha alimentação em pelo menos 1/3, e às vezes acho até que como metade do que comia antes.

Em segundo lugar para manter o funcionamento do corpo, pode aumentar a ingestão de determinados tipos de alimentos, afim de ajudar no funcionamento dos intestinos, evitar infecções urinárias e deixar a pele e os músculos mais resistentes, diminuindo a chance de desenvolver úlceras por pressão.

- Alimentação Balanceada

A dieta deverá ser balanceada, composta por diferentes tipos e grupos de alimentos. Conforme a necessidade, uma pessoa deverá ingerir maior ou menor quantidade de alimentos de determinados grupos.
Importante: em qualquer tipo de dieta, a ingestão de líquidos deverá ser elevada, em média 4 litros/dia, afim de evitar infecções urinárias. A ingestão só deverá ser diminuída por determinação de médico especialista.

- Grupos Alimentares Energéticos - Os alimentos energéticos são compostos por carboidratos, que fornecem energia para o corpo realizar diversas atividades, principalmente as físicas como andar, tocar cadeira de rodas, deambular com órteses, fazer exercícios de fortalecimento, esportes diversos e outros.
Principais fontes:
Cereais: arroz, milho, trigo, outros
Tubérculos e Raízes: batata, mandioca, inhame, outros
Diversos: pães, massas, biscoitos, outros

- Reguladores - Os alimentos reguladores, têm como nutrientes, as vitaminas e os minerais. Tais alimentos conservam e fortalecem o sistema imunológico, regulam a digestão, a circulação sanguínea e proporcionam o bom funcionamento dos intestinos, pois são ricos em fibras.
Principais fontes:
Verduras: alface, escarola, agrião, couve, outros
Legumes: abobrinha, xuxu, cenoura, pepino, outros
Frutas: mamão, laranja, abacaxi, melão, tomate, abacate, outros
Obs.: alguns cereais, podem ajudar no bom funcionamento dos intestinos

- Construtores - Os alimentos construtores são compostos pelas proteínas, responsáveis pela formação e renovação dos tecidos do corpo, como a pele, os músculos, ossos e outros.
Principais fontes:
Carnes vermelhas: bovinos, suínos, etc
Carne branca: aves, peixes, ovos, outros
Leite e derivados: queijos, iogurte, outros
Leguminosas: feijão, fava, lentilha, grão de bico, outros

- Energéticos extra - Estes alimentos deverão ser consumidos moderadamente. São compostos por gorduras e açúcares simples.
Principais fontes:
Gorduras: óleos, azeites, manteiga, outros
Sacarose: açúcar de mesa
Mel

Alguns exemplos de dietas:
Dieta hipocalórica (para perder peso) - Aumentar a dose de alimentos reguladores; diminuir a dose dos alimentos energéticos, construtores e energéticos extra.
Dieta hipercalórica (para ganhar peso) - Aumentar a dose dos alimentos energéticos; manter a dose dos reguladores, construtores e energéticos extra.
Dieta laxativa (para melhorar e/ou aumentar o funcionamento dos intestinos) - Aumentar a dose de alimentos reguladores; aumentar a ingestão de líquidos.
Dieta constipante (para "prender" o intestino) - Diminuir a dose de alimentos reguladores; manter a dose dos alimentos energéticos, construtores e energéticos extra.
Dieta rica em proteínas (para evitar ou ajudar na cicatrização de úlceras por pressão) - Aumentar a dose dos alimentos construtores; manter a dose dos demais grupos.


9 comentários:

  1. éééh nimguem se emportah com a nossa alimentação mais podemos e devemos se emportar com a nossa alimentação..!
    vamos cuidar da nossa saúde para ter uma vida saudadel

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. essa dieta funciona mesmo. ela saudavel?

    ResponderExcluir
  4. gostei do artigo! tenho um neto de 6 anos que teve paralisia cerebral, e afetou apenas a motricidade do lado direito, ele é cadeirante... estou preocupada com a qualidade da alimentação dele, pois ele engordou, principalmente a região do abdomem; queria saber mais sobre nutrição para crianças cadeirantes. O que me sugerem?

    ResponderExcluir
  5. gostei muito da materia,faço faculdade de nutriçao e estou a procura de artigos que falem sobre o tema(alimentacao para cadeirantes),pois estou montando o meu projeto de conflusao de curso sobre o assunto.. meu email: mariliadriana@oi.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ola tudo bem?
    Bom, tenho um namorado cadeirante e eu me sinto um pouco sem rumo sobre os cuidados dele, ate pq ele n me deixa saber pois sente vergonha.Eu respeito a privacidade,nunca forcei, mas gostaria de saber mais coisas e n sei onde procurar. Peco que me auxilie. Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Excelente! Amei! Isso, para nós, deveria ser prioridade. Afixado em lugar visível, para ser consultado e conferido sempre.
    Obrigada pela partilha!
    Veja o meu blog: http://genaura.blogspot.com
    Beijos da Genaura Tormin

    ResponderExcluir
  8. É tenho ki seguir essa alimentação saudavel,pq estou comendo muita porcaria e estou notando ki estou engordando e isso não é bom.

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas. Sou acadêmica de fisioterapia e já estou estagiando, tenho um paciente cadeirante que esta acima do peso, vou indicar essas dicas para ele!
    Parabéns!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...