quinta-feira, 25 de junho de 2009

Sobre o banheiro acessível

Como apontado pelo autor deste blog, grande parte dos problemas dos cadeirantes ocorrem no uso do banheiro, que dificilmente possuem uma largura de porta de 80cm e cuja disposição de pia e bacia sanitária impede o acesso e uso. Ao construir ou reformar uma edificação, o primeiro passo é contratar um arquiteto, que é o profissional mais habilitado para o projeto e planejamento da obra. Pelo Decreto Federal nº 5.296, todas as instituições públicas e de uso coletivo, como restaurantes, hotéis e hospitais, devem ser acessíveis desde 2004, o que reforça a importância da presença do profissional no projeto. O arquiteto deverá consultar a Norma Brasileira ABNT NBR 9050, que trata da acessibilidade em edificações.

No capítulo 7, sobre sanitários e vestiários, está descrito e ilustrado tudo que é necessário saber para o projeto, começando com a localização e sinalização: “Os sanitários e vestiários acessíveis devem localizar-se em rotas acessíveis, próximos à circulação principal, preferencialmente próximo ou integrados às demais instalações sanitárias, e ser devidamente sinalizados conforme 5.4.4.2. Em sanitários acessíveis isolados é necessária a instalação de dispositivo de sinalização de emergência ao lado da bacia e do boxe do chuveiro, a uma altura de 400 mm do piso acabado, para acionamento em caso de queda”.

Com relação ao espaço mínimo recomendado, ele deverá ser de 1,50X1,70m, sendo aceito até 1,50X1,50m em reformas onde o anterior é inviável. Segue abaixo duas imagens em planta que mostram os espaços necessários e as posições da pia e bacia com barras de apoio. O dimensionamento, posição e instalação de todas as peças do sanitário são previstos na norma e devem ser obedecidos, como nas figuras abaixo. Para maiores informações a norma deve ser consultada. É possível fazer o download da NBR 9050 gratuitamente na Internet.

São Paulo, 22 de junho de 2009.

Bruno Ribeiro Fernandes

7 comentários:

  1. Olá!
    Estou fazendo um trabalho para a faculdade, e precisava saber as medidas adequadas ao banheiro.
    No post você menciona "Segue abaixo duas imagens em planta", mas não há imagens.
    Se possível for disponibilizá-las, seria de grande ajuda!

    Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    São pessoas como vc que faz com nós futuros arquitetos projete um mundo melhor e acessivel ao cadeirantes....
    Obrigado pela contribuição... Forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. parte sanitaria (vaso e pia) a medida mínima é de 1,50 x 1,70 m

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Você sabe me informar se tem um lado exigido na lei para a abertura da porta no banheiro de acessibilidade? Sabemos que é para o lado de fora, mais se tem que ser para o lado direito ou esquerdo?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nem para o lado direito e nem esquedo e melhor porta de corre.

      Excluir
  5. Bom dia,
    Em relação da barra sobre a caixa acoplada do vaso sanitário, a Celite informou-me que não existirá mais e que a 9050 irá ser mudada. Isto por causa das medidas de 75 cm de altura. Procede? Como resolvo este pepino? Grato. Yves.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...