segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Os apertos dos elevadores

Depois de "virar" cadeirante, entre as inúmeras dificuldades já encontradas, os elevadores muitas vezes são desagradáveis surpresas. Esta aparente solução para levar um cadeirante em prédios e shoppings pode se transformar em um transtorno, já que as dimensões não são padronizadas e na maioria dos prédios residenciais eles são feitos para economizar espaço no hall e reduzir custos, portanto são os menores possíveis.
Em prédios comerciais os elevadores geralmente são maiores, seja para atender a todos, seja para acomodar mais gente, mas mesmo assim ainda há prédios que não cabem a cadeira ou cabem muito apertado, às vezes sendo necessário alguém ajudar e arrastar para o lado para que a porta feche. Há leis municipais nas principais cidades que exigem que os elevadores comercias tenham medidas determinadas pela ABNT (veja aqui a de BH), mas e os residenciais? Ficamos limitados a pouco prédios, na maioria das vezes de mais alto padrão, que possuem elevadores amplos. No meu caso ainda sofro mais, pois minha cadeira é grande, dificultando até nos elevadores maiores.
Para encontrar o apartamento em que moro eu e minha namorada procuramos mais de seis meses, e na maior parte das vezes tudo dava certo no apartamento, mas o elevador era apertado. O problema maior é que preciso de um elevador em que eu possa entrar e sair sozinho, sem ninguém arrastar a cadeira. As medidas mínimas no meu caso são 1,10m de largura por 1,15m de profundidade.
Outro problema é a porta, nos elevadores residencias são geralmente de abrir manualmente, como a porta de casa. E muitas vezes são pesadas e tem uma mola forte, dificultando aidna mais nossa vida. Poucas vezes encontrei elevadores residencias com portas automáticas, como os comerciais. O ideal seria que existisse também leis determinando medidas mínimas para elevadores residenciais, ou pelo menos as fabricantes de elevadores padronizassem estas medidas de forma a atender a todos.

5 comentários:

  1. Sam,
    desde 2008 todos os países integrantes do Mercosul tem q consultar as diretrizes da NM 313:2007, que substituiu a NBR 13994 para elevadores acessíveis. Por força do Decreto Nº 5.296, a construção ou reforma dos ed. residenciais multifamiliares devem tornar acessíveis suas áreas de uso comuns.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Hi Sam.
    Cara, realmente precisamos lutar muito ainda, aqui em Poa, foi um perrengue achar lugar pra morar também,tinha uns apês, que a cadeira simplesmente não passava no corredor, e estou falando de construções novas.Quando passava no corredor, emperrava no elevador, ou nem conseguia entrar no prédio de tanta escadas.Hoje, esse que moramos dá até uma ótima postagem, eles simplesmente esqueceram de adaptar a piscina,acreidte se quiser.Milton não usa a piscina que ele paga pra manter...Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ei Tânia,
    para aprovar os projetos de construção e reforma deve-se levar em conta este decreto e a norma NBR9050, e cabe à Prefeitura recusar os projetos que não são acessíveis na área comum, a partir de 2004. Depois da aprovação a Prefeitura faz uma vistoria na obra, onde verifica-se se está de acordo com o projeto aprovado, para que possa ser emitido o Habite-se. O residente pode requerir junto ao síndico uma consulta ao Habite-se e ao projeto aprovado pela Prefeitura. Se este projeto foi aprovado depois de 2004 e não for acessível nas áreas comuns, é possível entrar na justiça.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá. Em minha atual graduação em Engenharia Civil estou projetando uma residência para um suposto casal que tem um filho cadeirante de 10 anos de idade que necessita de auxílio fisioterapeutico doméstico. Assim, nesse meu projeto devo adaptar todas as dimensões e tenho que acrescentar tbm uma piscina, sala de fisioterapia, além da plataforma hidráulica, rampas, etc. lembrando ainda de ter tudo dentro das normas da ABNT para acesso aos cadeirantes.
    Bom, acho que vc pode ser algm que pode me ajudar muito nesse meu aprendizado. Sou até voluntária de um asilo onde tem mtas cadeiras de rodas e vivo prestando atenção em todas adaptações que fizeram lá. Se me permite ter maior contato, meu email é anabezerra@gmail.com Gostaria de saber qual a profundidade mais comfortável para vcs em uma piscina. Obrigada. Aguardo retorno. Ana B.

    ResponderExcluir
  5. Vcs sabem me dizer se o sindico de um prédio residencial pode proibir o uso de elevador social por um cadeirantes? Gostaria de saber se existe algum material/lei/etc para que eu entregue à ele para evitar tal proibição que a meu ver é absurda.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...