quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Aeroporto de capital de estado sem estrutura

É gente, não tem jeito, todo mundo sabe que é importante atender a todos, que são milhares de cadeirantes no Brasil mas além de encontrarmos até mesmo repartições públicas sem adaptação para cadeira de rodas, até os lugares mais direcionados ao público EM GERAL, como rodoviárias e aeroportos, não atentam para este detalhe e tomam uma providência concreta para atender e aumentar a segurança deste público.
No último fim de semana fui de avião para Vitória, capital do Espírito Santo, e apesar de não ser a primeira vez (estive lá a pouco mais de um ano) ainda me impressionei com a falta de algum equipamento para auxiliar o embraque e desembarque de um cadeirante. É terrível ter que esperar até conseguir alguém "forte" o suficiente para carregar o cadeirante escada abaixo (ou acima) e ainda assim correr o risco de um acidente no percurso (reparem a cara de força que o cara está fazendo, teve hora que achei que fosse todo mundo pro chão).
Não estou cobrando uma passarela móvel ou um elevador, mas um equipamento como o que existe no aeroporto de São Paulo, que experimentei no ano passado, como o da foto abaixo. Deveria ser um equipamento obrigatório em todos os aeroportos do país, afinal não pode ser tão caro assim, e mesmo que seja, os responsáveis pelos aeroportos tem que zelar pela segurança e bem estar de todos. Não tem?
Mandei e-mails com o ocorrido para ANAC e governo do Espírito Santo. Vamos ver se alguém toma alguma providência. Aproveito para parebenizar os amigos do Sem Barreiras, que através de denúncia e divulgação, conseguiram mudanças na rodoviária de Porto Alegre nesse sentido.

10 comentários:

  1. Não sou cadeirante, mas achei o blog muito interessnte e útil, Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Eu viajei pra SP via Viracopos, ai tinham a chamada cadeira robotica q foi usada pra descer mas tive q esperar aprox 20 min pra iniciar a "operacao", na volta subi igual q vc pois a pesar de eu ter chegado cedo ao embarque nao tinha pessoal preparado pra operar a cadeira e iria demorar o voo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Sam, o Brasil tem que comer muito arroz e feijão ainda pra crescer, no aeroporto daqui de POA, na nossa última viagem de avião o cara queria que o Milton levantasse e fosse andando devagarzinho que ele ajudava, quando ele viu que seria impossível, foi o mesmo perrengue achar 2 brutamontes pra carregar o alemão de 1,87m que a essa altura já tava puto de ter que esperar e ser carregado e morrendo de medo de derrubarem tb.
    Vai melhorar, tenho fé.Beijos na family.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Estava pesquisando sobre acessibilidade para um projeto da faculdade e me deparei com seu blog. Curioso você comentar sobre essas escadinhas malditas que em Floripa (e suponho em vários locais) são usadas. Não sou cadeirante, mas percebi esta falha neste ano somente.

    É incrível como mesmo com tantas leis e projetos incríveis com enorme acessibilidade, grande parte dos arquitetos e engenheiros ainda achem que tudo pode ser resolvido no 'jeitinho'!

    Adorei seu blog!

    ResponderExcluir
  5. Olha eu aqui denovo... agora procurando algo sobre transporte acessivel. Incrivel que encontro tudo que preciso aqui. Um grande abraço,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  6. aqui em manaus e piorrrrr.deficiente que e defiiete fica em casa não a lugar somos um acidente. qem e importa.sou paraplegico.

    ResponderExcluir
  7. mais vamos aluta a pesar q o brasil tem muito o q fazer para mudar essas leis, deficiente também tem direito

    ResponderExcluir
  8. O blog é bem interessante e abordou o assunto bem irônico que ficou engraçado, mas não tem nada de engraçado em ser cadeirante e passar por todas essas situações.
    A sociedade tem que ser mobilizada para mudar essa realidade e tratar todos com respeito e dignidade.

    ResponderExcluir
  9. 4 de janeiro de 2012 às 10:29

    > No dia 28/12/2011 2 cadeirantes foram levados para a área remota nº 28
    > através de uma escada rolantes, com cadeiras de rodas e tudo, parecia
    > brincadeira, e isto em pleno Aeroporto Internacional do Galeão…
    > Gente subir e descer a escada rolante com as cadeiras de rodas é o cúmulo
    > da insegurança, não acham??? O vôo era para Vitória , ES nº JJ 3136 das
    > 22:36 hs.
    > Outra coisa é ficar FUTUCANDO O PASSAGEIRO CADEIRANTE COMO SE ELE
    > ESTIVESSE CARREGADO DE ESPLOSIVOS, É PRECISO DAR UM BASTA NISTO…

    ResponderExcluir
  10. Mais uma vez, dia 07/02, no vôo da TAM JJ 3136 às 22:36 hs, para Vitória ES na posição remota pelo portão nº 28, o cadeirante é levado na escada rolante, em pleno Aeroporto Internacional do Galeão !!!
    Na ida dos 4 elevadores do Terminal 2 apenas um estava funcionando com cheiro terrível de queimado em seu interior.

    Obrigado.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...