terça-feira, 1 de setembro de 2009

Paciência em questão

No Brasil o indivíduo não pode se dar ao luxo de ficar doente. Por incrível que pareça, a frase faz todo sentido, quem tem alguma enfermidade ou situação que demande cuidados, certamente terá problemas para resolver seu problema.
Pra mim o mais impressionante é a sala de Emergência dos hospitais, públicos ou privado. Se a pessoa se dirige à emergência, é porque está em uma situação limite, de urgência. É claro que os funcionários do hospital tem o dever de fazer uma triagem e priorizar alguns casos, pois não há pessoal nem recursos suficientes para atender a todos de uma vez, além do fato de ter muita gente que por qualquer coisinha corre para uma emergência. Mas algumas vezes é difícil determinar as maiores urgências, há dias que se vê várias pessoas sofrendo com dores e cólicas fortes e tem que esperar de qualquer forma.
Mas o que mais me surpreende é chegar ao guichê de uma emergência e receber uma senha. E mesmo sendo uma senha de prioridade, espero uns vinte minutos pra fazer a ficha. E mais vinte para ser atendido.
Pensam que estou falando de hospital público? Antes fosse. O relato é de ocorrências no Hospital Belo Horizonte, onde a maior parte dos atendimentos é com plano de saúde. No último domingo passei cinco horas (e alguns minutos) dentro do hospital pois estava com suspeita de pneumonia e ainda com a escara nas costas. Tudo bem que metade desse tempo foi esperando um exame ficar pronto, mas para não piorar minha escara pedi para deitar em uma maca, e depois de uns vinte minutos conseguiram pessoal para me ajudar a subir na maca, para que eu ficasse de lado um pouco. Ah, detalhe: estava com febre esse tempo todo.
É, nem quem tem alguma condição pode se dar ao luxo de adoecer. Que dirão as pessoas sem condição, que enfrentam hospital público.
No fim das contas o paciente, na maioria das vezes, se torna um sobrevivente.

Um comentário:

  1. ...e quando no consultorio medico- pra medica ver uma escara na bunda -digo bunda mesmo-do meu pai nao tinha como colocá-lo na maca do consultorio dela... ( A MACA ERA MUITO ALTA,NAO TINHA COMO ERGUER MEU PAI)e olha que individua ja sabia que meu pai era cadeirante idoso-75 anos e quando perguntei pra individua se tinha como colocá-lo na maca,ela me olhou e falou:_Você nao trouxe ninguem pra colocá=lo? Eu respondi:não. Então ela olhou por cima do meu ombro, procurou o proximo paciente que estava esperando pra ser atendido, chamou-o(claro como quem nao pode perder tempo resolvendo pequenos percalços do dia a dia como por exemplom um paciente idoso que estava no lugar errado e na hora errada atrapalhando A AGENDA!!!!!!!!!!.aconteceu em Curitiba, na clínica da Desembargador Vieira Cavalcanti,1089,Dra monica. E olha que ela já havia atendido meu pai dias antes no hospital Nossa Sra Das Graças. Sem mencionar que eesperamos das duas e meiaate 3 e meia pra ela nos chamar.pra um idoso debilitado com uma escara (com buraco)na bunda ficar esperando tanto tempo pra ser atendido por uma individua que ja sabia do problema...e muita falta de sensibilidade e profissionalismo....livrai-nos de gnte assim

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...