quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Prédio do CEPEAD

Desde o início de agosto tenho tido o prazer de voltar às aulas, e como não poderia deixar de ser, avalio aqui o prédio em que funciona o Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD) da UFMG do ponto de vista de um cadeirante. O prédio é novo, tem quatro andares e uma área considerável. Em todos os andares há secretarias e laboratórios de um lado e salas de aula do outro.
No estacionamento há oito vagas para deficiente bem na frente da portaria de tráz, como visto na foto abaixo. São excelentes as vagas e os porteiros sempre ajudam a tirar e montar a cadeira, minimizando o esforço. A entrada é por roletas e controle via cartão magnético, mas há uma portinha para passar uma cadeira de rodas. Na última semana passaram a colocar um cadeado na portinha pois muita gente estava aproveitando e passando por ela sem necessidade. E já presenciei uso indevido das vagas, um carros desembarcando materiais. O responsável me viu chegando e parando na vaga ao lado e deu uma bronca nos pobres carregadores, que devem ter parado ali por ordem dele mesmo.
O prédio é composto por blocos e em todos os blocos há elevadores. O que acho interessante é a sistemática de banheiros adaptados nos blocos de sala de aula: em uma torre é feminino, na outra masculino e na outra feminino. Os banheiros são ótimos, bem amplos e com barras de apoio.
No térreo do prédio há uma lanchonete/restaurante que serve self-service de qualidade e a bons preços. Mas, como nem tudo são flores, a crítica que faço ao prédio não é como cadeirante, mas sim como aluno: não há ventiladores nem ar condicionado nas salas, e à tarde esquenta muito, e nas aulas com slides fecham a janela para diminuir a claridade e o efeito é visto na cara dos professores e aluno, suor e muito calor.
Como tem tudo no prédio, nem saio de lá, mas já dei algumas voltas por outros prédios e há muito o que fazer nas calçadas, irregulares e cheias de buracos. A maior parte das ruas é de pedra fincada, mas há passagens de cimento para interligar os prédios, bem tranquilo pra cadeira de rodas.
A vista das salas de aula que é o ponto alto, muito verde e o gigante da Pampulha ao fundo, o Mineirão. Dá até vontade de dar uma voltinha lá pra ver se tem algum jogo. Conheço muitos campus pelo Brasil, acho o da UFV o mais bonito, mas a UFMG também tem seus encantos.

Um comentário:

  1. Oi Alessandro,
    Td joia? Tb sou de BH! Mais uma vez, Parabéns pelo blog, muito legais os posts!
    Estudei 6 meses no Campus da UFMG (no curso de direito há aulas durante 6 meses na FAFICH), esse post me deu uma saudade de lá!
    Não cheguei a conhecer o prédio da FACE, quando formei ainda estava em obras, mas parece que ele está bem adaptado.
    Quanto à FAFICH, por ser um prédio mais antigo, encontrava alguns problemas pontuais, mas a acessibilidade era razoável!
    abraço,
    Dulce.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...