quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Ralando

O post abaixo foi o de número 100. E eu que achei que ia escrever uns dois por mês... A criação deste blog foi uma grande sacada, sugestão de um amigo meu, e além de servir como uma forma de externalizar experiências vividas e opiniões, ainda pode ajudar pessoas na mesma situação que eu ou que tenham interesse no assunto. Quando fiquei paraplégico, senti falta de um canal de informação como este, que narrasse de forma espontânea e leve os desafios e desse dicas sobre a vida em uma cadeira de rodas.
Porém ultimamente não tenho tido tempo para escrever e atualizar mais frequentemente o blog, pois o mestrado tem me tomado muito tempo. E como aqui na UFMG é bimestral, acabei esta semana o bimestre e tenho até o final do mês para entregar três resenhas, uma crônica e dois artigos, para fechar as disciplinas. É gente, mestrado não é fácil não, mas vale a pena. Estou gostando muito das aulas, e só o fato de exercitar a mente de novo já vale o sacrifício. Aí é que está um dos pontos fortes do mestrado: as discussões em sala de aula são de alto nível, tanto que muitas vezes parece mais um bate papo com o professor do que uma aula expositiva, onde o professor dá a matéria e os alunos no máximo tiram algumas dúvidas.
Mas tem uma matéria que me surpreendeu: análise financeira avançada. É uma aula de quatro horas por semana, e a cada aula o professor dá referências bibliográficas, todas em inglês (os melhores livros de finanças são em inglês), o aluno estuda, e na aula da semana seguinte o professor dá uma hora de aula e distribui uma folha com três ou quatro questões sobre o assunto pra cada grupo (sorteado por ele). Depois de dar uma geral sobre o assunto, dá 50 minutos para os grupos se reunirem, responderem às perguntas e montarem uma apresentação para apresentar os resultados. E os temas são cabulosos, análise de lucratividade, ganhos sustentáveis, análise de crescimento, etc, tudo em inglês. E ao fim da disciplina temos que entregar três resenhas sobre os temas apresentados e um artigo. Pesado, né?
Mas como eu disse, tá muito bom, botar o tico e teco pra correr de novo está me fazendo muito bem. E o blog me ajuda a escrever melhor, a desenvolver idéias e manter coerência, tudo isso muito importante para escrever resenhas e artigos. Mas apesar da correria vou procurar escrever sempre por aqui, mesmo que com distância de alguns dias. Bem, deixa eu ralar mais um pouquinho..

3 comentários:

  1. Nheca!Que letrinha feia!Adicone aos seus alfarrábios, um caderninho de caligrafia, vc vai ver que resolve.

    ResponderExcluir
  2. Caramba, Alessandro, que disposição! Como você é modesto com essa história de que o mestrado põe tico e teco para funcionar... Esse seu mestrado faz superativar um arrastão de neurônios, seu doido! Haja fôlego! Eu é que sou humilde, com minha famigerada pós-graduaçãozinha que não se encerra nem sob minha ameaça de processar a Universidade.

    Parabéns pela garra!

    Grande abraço da Claudia.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela criação deste espaço e pela iniciativa de escrever. tenha uma semana iluminada!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...