quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Impressões sobre a M3


Dois dias usando a cadeira e já deu pra ter uma boa idéia das vantagens e defeitos dela.
Que ela é muito bonita, não tem como questionar. Mas já descobri uma desvantagem da minha escolha de cor, vermelho, arranha com facilidade e aparece muito mais do que uma cinza, por exemplo. Acho que em pouco tempo ela vai estar com cara de rodada.
A leveza também é uma grande vantagem. Tanto para tocar quanto carregar é muito mais fácil, uma tocada nas rodas e ela deslancha que é uma beleza, já tive que frear algumas vezes porque dei um impulso muito grande e estava chegando na parede. As rodas e rolamentos novinhos também ajudam nesse ponto. As rodas dianteira "soft roll" também se mostraram leves no rodar e firmes em estabilidade.
Uma coisa que me surpreendeu é o encaixe no corpo. Eu achei que sentiria muita falta dos braços da minha cadeira antiga mas não está fazendo a menor falta. É até bom pra mim, eu ficava muito curvado apoiando nos braços, agora fico mais ereto.
Outra grande vantagem é ser mais curta, pra manobrar é muito mais fácil. E isso fez uma grande diferença aqui em casa. Meu apê é adaptado, a porta do banheiro é grande e onde tinham ressaltos fiz rampa, mas pra entrar no quarto de hóspedes eu só conseguia colocando um pé em cima do outro e desmontando o apoio de pé da cadeira, era um inconveniente, a impressora fica lá e eu acabava esperando a Gi chegar se eu quisesse imprimir. Agora entro numa boa, com folga.
Quanto aos problemas, não achei tão fácil colocar no carro quanto eu pensava. Mais fácil de desmontar ela é mesmo, mas tirar as rodas sozinho é um tanto complicado. É difícil segurar o quadro suspenso no ar enquanto tento apertar o pino da roda e tirá-la. O estilo dos raios, paralelos ao invés de cruzados, dificulta segurar a roda e apertar o pino ao mesmo tempo.
Com as rodas já guardadas, o encosto é facilmente rebatido, mas passar o quadro por cima de mim foi um sacrifício. Não há espaço entre eu e o volante para passar o quadro e as rodas da frente, acabo passando as rodas por cima do volante, mas bate no espelho retrovisor interno, enfim, é muito complicado. É claro que meu caso é agravado pelo tamanho da cadeira, acho que a medida é 44, é bem larga. Mas mesmo assim achei que seria mais fácil.
Outro problema é a posição do freio. Ele é bem mais pra frente e próximo ao assento, quando transfiro para um local mais baixo um pouco ele agarra na roupa. Já virei ele em uma transferência, mas voltou pro lugar fácil. E o freio também destrava com facilidade, devido à posição. No meio de uma transferência isso é perigoso.
Mas acredito que os probleminhas que tive até agora são por falta de costume. Com o tempo aprendo a passar no carro e a transferir sem pegar no freio. São pequenos contratempos pra muito benefício, a facilidade para tocar, a leveza, beleza e o tanto que me sinto melhor nela não tem preço. Ou melhor, tem, e bem que poderia ser um pouco menor...

16 comentários:

  1. Qual é tua opiniao respeito as cadeiras q ja vem com almofada no asento, pergunto pois se a almofada nao for de boa qualidade nao tem como trocar (ou sim?) outra coisa q me intriga sao as rodas dianteras cada vez mais pequenas, tenho a impressao q qto mais pequenas mais facil delas travar em qualquer buraco e tmbm maior o desgaste (maior rotaçao), atualmente utilizo uma inflaveis de 8 polegadas mas parece impossivel achar cadeiras assim no mercado

    ResponderExcluir
  2. Cara, esse tipo de cadeira é pra quem tem um estilo de rodar mais "agressivo", que andam mais em 2 rodas. Você praticamente só vai estar em 4 rodas num chão lisinho em baixa velocidade. Se não souber empinar a cadeira, nem compre, porque não vai te servir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo eu sou paraplegico, eu nao consigo me equilibrar direito na cadeira de rodas eu caiu pra tras, a minha cadeira de rodas é uma ottobock dobravel em x, sera que é a cadeira que nao ajuda, e tenho que comprar uma monobloco oara facilitar meu equikibrio, ou sera que é falta de treinamento meu??? me chamo Rafael responde pa mim por favor amigao, meu zap se puder??? 991657439

      Excluir
    2. Jean bom dia parcerao, tira uma duvida minha, eu nao consigo me equilubrar na cadeira de rodas, eu até equilibro um poko mais caiu pra tras, sera que é por que minha cadeira é dobravel em x ou é falta de teeino??? Sera que a monobloco é melhor pra se equilibrar, tira essa duvida minha, desde ja agradece atenção, forte Abraço, ó sou paraplegico...

      Excluir
    3. Oi Rafael, acho que é falta de treino. A monobloco é pior para equilibrar, ela vira facilmente para trás, até a gente acostumar.

      Excluir
    4. Com o tempo você se acostuma a manter o corpo na cadeira. O negócio é você descobrir a melhor posição na cadeira. E ir testando, tocando, indo para trás, girando, até se acostumar.

      Excluir
  3. Sam, algumas dicas: rebaixe o banco do carro na hora de fazer a transferência do quadro para dentro do carro, vai ajudar um pouquinho! Para tirar as rodas, realmente, dá um desequilíbrio... veja se vc consegue fazer isso usando o cinto! Outra dica, tenha cuidado, agora no começo, com os impulsos da cadeira... como vc não está acostumando, ainda, ela muito facilmente foge do seu controle e vc capota para trás, aconteceu comigo duas vezes ahahahah... De resto, curta, eu tenho uma M3 e estou curtindo um bocado... abração

    ResponderExcluir
  4. Andres, nunca vi uma almofada de cadeira que não se soltasse, sempre são fixadas com velcro, troca-se quando quiser, e as rodas dianteiras não são menores que as normais, não agarra em buraco não. Jean, nada a ver, ando sempre nas quatro rodas.
    Jairo, valeu pelas dicas, vou tentar com o cinto, e realmente ela vira mais fácil pra trás, mas já estou me acostumando! Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá, vou comprar uma nova cadeira e estou pesquisando alguns modelos. To em duvida entre M3, star lite(ortobras) e Q7 (ortomix). A star lite é bem em conta, mas tenho medo que seja uma economia desvantajosa. Gostaria da sua ajuda e opinião entre a diferença desses modelos e se vc está satisfeito com a M3. Tenho essa duvida, pois as lojas aqui em Curitiba não possuem a cadeira para testes.

    ResponderExcluir
  6. Cara a minha chegou na ultima sexta-feira,to super satisfeito,tudo bem que a minha é mais curta(38cm) e é super facil colocar no carro,quanto aos raios da roda a minha eu pedi com as rodas Xcore de (fibra de Carbono)entao tirá-la e muito fácil e quanto aos freios quando vc freia eles sao facilmente recolhidos para fazer tranferencia, enfim por enquanto ainda nao achei defeito nessa cadeira e espero nao achar!!!!!

    ResponderExcluir
  7. oi eu sou tetraplegico e queria saber ce tenho condiçoes de usa uma m3 ?
    tenho essa duvida.......wlw abração...

    ResponderExcluir
  8. Olá Pessoal, comprei um M3 na Reatech2010 em maio, é realmente muito boa, destaque para a tecnologia, ela totalmente ajustável e muito leve, porém as peças de fixação da proteçao de roupa quebram com muita facilidade, o fabricante diz que estão trabalhando para melhorar isso.
    Junior, não da para comparar a M3 com a Star Lite, a M3 é outra geração de cadeira.
    Jucka Pacheco - Curitiba Pr.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Alguém pode me ajudar
    Meu nome é Thiago, eu comprei uma cadeira starlite da ortobras
    Porem fiz o pedido de um par de rodas x core
    As rodas chegaram mas o eixo é mais fino.
    Como faço? vouter q adapitar ou trocar rolamentos

    ResponderExcluir
  10. Se poderem me ajudar meu zap é esse 87988262014
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  11. Se poderem me ajudar meu zap é esse 87988262014
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  12. Alguém pode me ajudar
    Meu nome é Thiago, eu comprei uma cadeira starlite da ortobras
    Porem fiz o pedido de um par de rodas x core
    As rodas chegaram mas o eixo é mais fino.
    Como faço? vouter q adapitar ou trocar rolamentos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...