quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Casa acessível no interior

No fim de semana passado estive em Paula Cândido, terra da Gi, minha namorada. Os pais dela mudaram há pouco tempo de casa, a casa em que moravam antes não dava para eu entrar, tinha escada na porta e vários desníveis lá dentro.
Agora estão em uma casa que, apesar de ser em um morro com calçamento tipo pedra fincada e impossível de sair rodando com a cadeira, lá dentro meu sogro adaptou completamente o espaço. E não foi tanta mudança assim, só retirou algumas portas e alargou as demais.

As portas que retirou são uma incógnita pra mim. Não entendo porque as pessoas fazem porta para o corredor, já viram isso? Eu já morei em uma casa assim em Viçosa, você abre a porta e dá de cara com o corredor, que leva aos quartos. Engraçado, né? E inútil, tanto que ao retirar as portas ficou mais "clean" o ambiente. O corredor largo ajuda bastante também, não preciso ficar manobrando para entrar no quarto (temos um só pra nós lá).
Mas bom mesmo foi o banheiro. Ele tascou logo uma porta de setenta centímetros, entro lá com minha cadeira normal, nem preciso passar para a de banho. Não colocou box no banheiro (isso é o terror de cadeirante) de forma que eu consigo tomar banho sentado no vaso sanitário ou coloco uma cadeira de plástico embaixo do chuveiro. Ficou tão bom que até pra eu escovar os dentes ficou legal, direto na pia, coisa que nem na minha casa eu tenho.
Mesmo em casos em que haja menos espaço, é possível adaptar para dar mais mobilidade ao cadeirante e permitir uma melhor qualidade de vida.
Aproveito para agradecer aos meus sogros por esse esforço em prol do genro quebrado!

4 comentários:

  1. Legal a iniciativa deles.
    Bom também que provaram para você que a tua deficiência não é nada para eles. E também que eles Amam vc bastante, veja bem, não é qualquer família que faz isso.
    =)
    Bom eu sou novo aqui, procurei o pessoal da cadeira de rodas, pq como vc sofri um acidente de moto e fiquei uns 2 meses na cadeira e vi e senti na pele como é.
    Fiquei curioso como vc vive bem e bom, superou isso na boa...Eu teria me lamentado um bom tempo...
    Não sei cara, mas...
    Eu desejo tudo de bom, e quem sabe c/ tua ortostatismo não consegues voltar a andar?
    Vai fazendo é importante, tomaras q consigas.
    Forte abraço

    Yuri krieger

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Yuri, sou privilegiado por ter uma "segunda família" tão bacana. E com certeza faço de tudo para me recuperar ao máximo possível.
    Abração

    ResponderExcluir
  3. cara casa em minas e tudo igual essas portas pra corredor só tem lá mesmo.
    E porta de banheiro de 50 cm e Box ninguem mereçe.Mas vamos dando nossos pulos.
    legal mesmo a iniciativa do seu sogro.
    abraço.

    ResponderExcluir
  4. Alessandro achei muito interessante a iniciativa do blog.

    Sou formada em Desenho Industrial, e como projetista pesquiso muito o universo do cadeirante.

    Meu próximo projeto está voltado pro desenvolvimento de equipamentos de medidas pra cadeirantes, então te pergunto já encontrou no mercado ou em cosultórios médicos alguma balança projetada pra tua condição?
    Já sentiu falta de um produto que te auxilie neste sentido? Como faz pra saber qual a tua massa corporal?
    abraço!
    Obrigada e Parabéns!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...