quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Investindo na bolsa

Já comentei aqui que uma forma que encontrei de obter algum rendimento ficando em casa a maior parte do tempo foi investir na bolsa de valores. É uma excelente alternativa para quem está impossibilitado de trabalhar ou está em algum tipo de tratamento. Vou detalhar algumas estratégias de aplicação - afinal estou ficando fera nisso - e este é justamente o tema da minha dissertação de mestrado, comparativo entre estratégias de gestão de carteiras de ativos, especificamente, Gestão Passiva X Gestão Ativa. Não pensem sacanagem, passivo e ativo aqui não tem nada a ver com preferências homossexuais.

Sempre uso mais de uma técnica, mas as que mais uso são a 'núcleo/satélite' e a 'preço médio'. A primeira consiste em aplicar um determinado montante em ações "blue ships", aquelas de empresas maiores e mais estáveis, como Petrobrás e Vale, e outra parte em ações "small caps", de empresas menores mas promissoras. As primeiras formam o núcleo, em que não negocio constantemente, só compro mais ações se estiverem baratas, e as ações satélite são as que negocio com freqüência, aproveito a volatilidade, compro na baixa e vendo na alta. Uma compra bem feita, com análise fundamentada, pode render dez por cento ou mais.
A estratégia 'preço médio' consiste em analisar a tendência de uma ação, determinar o ponto de entrada (compra) e adquirir somente uma parcela do montante disponível. Nos próximos dias acompanhar o comportamento da ação e fazer mais compras de acordo com o movimento, se ela cair, refazer a análise para identificar se houve reversão da tendência de alta ou se é uma queda pontual, e fazer mais compras de acordo com a análise. Dessa forma pode-se diluir o risco e se proteger de uma crise ou queda repentina.
No processo de decisão sobre quais ações comprar, recorro às indicações de analistas, mas faço também minha análise gráfica e fundamentalista. As indicações tem um problema: cada analista fala uma coisa e sugere ações que raramente coincidem com a opinião de outro analista. Por isso eu seleciono as carteiras sugeridas por vários analistas, faço um apanhado das opiniões em comum e monto minha própria carteira sugerida.
O arquivo com o controle de ações e a carteira sugerida de dezembro está disponível aqui. Atenção: não estou sugerindo ninguém a comprar ação nenhuma, só disponibilizo uma das ferramentas que uso para controlar e decidir. Mesmo porque o momento da bolsa é de aguardar, pois está na máxima do ano, as ações estão 'caras'.

2 comentários:

  1. Opa,sempre legal suas ideias.
    Sem querer abusar da sua boa vontade (e ja abusando) teria algum livro/curso massa pra indicar ? Desde ja brigadão .

    ResponderExcluir
  2. Cleiton, tem muito livro por aí sobre o assunto, mas um dos melhores para quem está iniciando é este aqui: http://www.submarino.com.br/produto/1/21410152/como+investir+em+acoes
    "Como Investir em Ações" do Eduardo Alves da Costa. É bem básico na montagem de estratégia, mas pra começo de conversa é uma boa opção.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...