sexta-feira, 21 de maio de 2010

Repórter paraplégico faz rapel e tirolesa em programa de TV


Paraplégico desde os 24 anos de idade, o repórter José Luiz Pacheco (48 anos atuais) do Programa Especial, exibido na TV Brasil, prova que turismo de aventura também pode ser praticado por pessoas com deficiência. No dia 21 de maio, às 19h30, vai ao ar a primeira da série de quatro reportagens em que ele mesmo é o protagonista, fazendo rapel, trilha e tirolesa, num parque ecológico adaptado, cheio de aventuras radicais, em Socorro, no interior de São Paulo.
No primeiro programa da série, Zé Luiz desceu uma tirolesa adaptada, com mais de mil metros de extensão, que começa em São Paulo, em Socorro, e termina em Minas Gerais, em Bueno Brandão. No segundo programa, usou uma cadeira especialmente desenvolvida e fez uma caminhada ecológica em uma trilha, junto com Gerônimo, que é deficiente visual. Depois, entrou na água para outra aventura radical, o rafting.
No terceiro programa, conheceu Bia, de oito anos de idade, também deficiente física. Os dois fizeram um passeio de charrete adaptada, e Bia ainda andou a cavalo, usando uma sela especial. No último programa da série, Zé Luiz fez o que nenhum cadeirante ainda havia feito no parque: desceu um rapel de trinta metros de altura, usando uma cadeirinha adaptada.
 
SOBRE O PROGRAMA ESPECIAL
O Programa Especial, exibido há seis anos, é dirigido por Ângela Patrícia Reiniger e apresentado por Juliana de Oliveira, tetraplégica desde 98, em consequência de um acidente de carro. O Programa conta ainda com a participação de Fernanda Honorato, que faz reportagens e tem síndrome de Down. Voltado para a inclusão social de pessoas com deficiência, sua abordagem trata o assunto de forma leve e informativa.
Segundo Ângela Patrícia, o Programa Especial, que apresenta episódios semanalmente de meia hora de duração, ajuda na desmistificação da imagem da pessoa com deficiência. "A sociedade ainda tem muito o quê avançar em relação a minimizar o preconceito", afirma.

SOBRE ZÉ LUIZ
Carioca, formado em Agronomia, José Luiz Pacheco é movido à adrenalina. Surfista da Zona Sul desde adolescente - quando a prática ainda não era levada a sério como esporte -, não se deixou abater pela deficiência imposta por uma queda de um telhado que o deixou paraplégico em 1976. Nesta época, percebeu que sua limitação não era o seu limite e seguiu os planos que já havia traçado, que era morar em um sítio em Nova Friburgo, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Lá, enfrentou terra, barro, trilhas e buracos por 12 anos, onde era proprietário de uma loja comercial. Por conta disso, hoje, ele considera mais fácil passar com sua cadeira de rodas por locais, infelizmente, ainda não acessíveis na cidade.
O maior desejo de Zé Luiz era comprar um jipe, mas o fabricante não possuía carro adaptado para pessoas com deficiência. Com a solicitação atendida, o primeiro passo foi entrar no carro e colocar a cadeira dentro. Depois disso, seu carro o levava para lugares incríveis, podia mergulhar em uma cachoeira e rodar pelo mundo afora.
Em 2005, Zé Luiz viajou por oito países da América Latina no projeto Percepções, sendo ele próprio o motorista. Saiu do Rio de Janeiro junto com uma equipe de oito pessoas - quatro com deficiência - para uma expedição pela América do Sul. O projeto ganhou destaque e foi acompanhado durante dois meses e meio pelo programa Fantástico da TV Globo. O projeto passou pelo Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Equador, Paraguai, Bolívia e Colômbia. Zé Luiz conheceu lugares como o deserto de Atacama (Chile), Machu Pichu (Peru), Bariloche (Argentina). Recebeu diversos relatos de pessoas contando que mudaram a sua vida depois de acompanhar pela tevê a expedição percebendo a viagem como exemplo de superação.
Em 2006, Zé Luiz participou do Rally dos Sertões, estreando na modalidade rally competitivo. Nunca havia feito um rally nem visto uma planilha de navegação. Atravessou rios, enfrentou trilhas acidentadas, pedras, areia e comeu muita poeira durante nove longos dias e por cerca de 3.880 quilômetros. Ficou em 12º (entre 18 competidores) na categoria Turismo, dirigida aos iniciantes da modalidade Regularidade que possuem um tempo ideal a cumprir. Na sexta etapa, de Barra a Seabra, ambas na Bahia, o carro capotou e teve sérias avarias, mas não desanimou, o Toyota foi consertado e ele continuou seu desafio passando por Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Minas Gerais e Bahia. Na festa premiação, recebeu o troféu Espírito do Rally por simbolizar o verdadeiro espírito de superação da prova.
Em 2007, participou do campeonato paulista de kart, nas 500 Milhas da Granja Viana, onde correu ao lado de grandes feras como Rubens Barrichello, Felipe Massa, Tony Kanaan, Bia Figueiredo entre outros. Com dois anos de experiência nessa modalidade, ele já conquistou mais de dez troféus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...