sábado, 12 de junho de 2010

Cadeirada

Calma, não me envolvi em nenhuma briga, nem joguei minha cadeira de rodas na cabeça de ninguém. Esse foi um termo que criei há um tempo para expressar o direito de furar fila por ser cadeirante. É como um sinônimo da famosa "carteirada", que o povo da área jurídica usa para dizer que é melhor que todo mundo e não precisa enfrentar fila (é o caso de promotores, juízes, e até oficiais de justiça). Ah, policiais em geral também tem essa mania (nada contra, mas tem gente que abusa).
Mas a cadeirada também gera polêmica. Afinal, nem todo lugar é obrigado a dar preferência pra deficiente, idoso ou grávida, mas é uma questão de bom senso. Mas mesmo assim ainda tem gente que torce o nariz quando vê um cara jovem, bonitão e sentado passando na frente (jovem e bonitão foi por minha conta). Aposto que tem muita gente que pensa: "um cara novo, sentado, nem tá fazendo esforço, não precisava furar fila. É um oportunista..." Aí que mora o problema da falta de informação. A grande maioria das pessoas não sabe das dores e incomodo que muitos de nós sentimos ao ficar muito tempo na mesma posição, sem poder passar pra outra cadeira ou levantar o corpo. Ainda mais eu, que sofro de dor crônica.
Mas mesmo assim, mesmo sabendo que vou sofrer um pouco mais, algumas vezes eu pego fila, não pra satisfazer um sem noção que acha que tô errado furando fila, mas pra ter bom senso e até mesmo me incluir, ficar no meio do povo. Se estiver com um amigo então, tem aquele lance de bater um papo, reparar nas meninas da fila ou zuar com um outro colega. Mas que uma cadeirada de vez em quando é bom, ah isso é. Se tiver alguém junto ainda pega carona, e a gente tira uma onda: "a fila tá grande? Peraí que vou dar uma cadeirada!" 
Desse jeito a gente até arruma mais amigos!

5 comentários:

  1. Só para te lembrar. A Lei Federal nº 10.048 é bem clara: "Art. 1o As pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo TERÃO ATENDIMENTO PRIORITÁRIO, nos termos desta Lei."
    Abs
    Ale

    ResponderExcluir
  2. Ei Sam, beleza?
    Eu uso muito este termo "cadeirada", uma vez a moça do cinema perguntou "cadê a carteirinha (de estudante), eu falei não tenho carteirinha tenho cadeirinha.rsrsrs

    beijokas

    ResponderExcluir
  3. Apesar de ficar sem graça, também dou minhas "cadeiradas". Minhas irmãs A-DO-RAM se valer dessa PEQUENA vantagem!

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Minha mãe é cadeirante e quando saio com ela é ruim hein que pego fila é cadeirada na certa.
    Seu blog é muito bom, até ....

    ResponderExcluir
  5. Com grávida e idoso furando fila eu acabo ficando um pouco incomodado, às vezes até xingo a mãe do gerente da loja. Mas o que me irrita mais são os falsos moralistas nos ônibus querendo que a molecada se levante para idosos ou grávidas, se estivessem realmente levando a sério o que falam seriam os primeiros a fazer menção de se levantar. Eu costumo usar uns termos mais vulgares, mas como diz o meu pai esse negócio de "fazer cortesia com o chapéu alheio" é mto fácil...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...