quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A vida que vale a pena ser vivida

No mês passado, enquanto meu computador novo não chegava, comentei aqui que cheguei até a ler um livro. E de fato, foi o primeiro do ano. Percebi o quanto as tecnologias do dia a dia nos fazem evitar a leitura, é tudo fácil com TV e internet à mão que nos esquecemos como é prazeiroso ler um livro, sentir o cheiro de páginas novas e viajar pelas aventuras e histórias que são lançadas na nossa imaginação! Putz, agora viajei mesmo.
E olha que li um livro só. Mas foi um bom livro, que agora recomendo a vocês. Não é auto-ajuda, como o nome possa sugerir, na verdade ele oferece aos leitores uma reflexão crítica sobre os critérios existenciais mais consagrados, exatamente para que possam desconfiar de fórmulas prontas para o bem viver. Os autores abordam questões fundamentais da existência humana, utilizando diferentes enfoques por meio da formulação do pensamento dos mais destacados nomes da filosofia, de Sócrates e Platão a Espinosa e Nietzsche, aplicados a situações do cotidiano, para que o leitor “possa resistir, cada vez melhor, contra todo tirano que pretenda empurrar-lhe goela baixo a vida que vale a pena”.
O que me chamou a atenção neste livro foi a linguagem leve e bem huomorada, apesar de abordar filosofia. Eu felizmente já sabia de grande parte das dicas do livro, sempre soube levar a vida buscando ver o lado bom de tudo, tentando me adaptar a tudo e sempre focado em ser feliz e bem humorado. É uma excelente dica pra ler ou dar de presente. No Submarino tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...