domingo, 14 de novembro de 2010

Reportagem pra Globo

Na sexta feira recebi em casa uma equipe da Rede Globo, que está fazendo uma reportagem sobre deficientes, para passar no dia 3 de dezembro, dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Será uma série de reportagens especiais para o MG TV, e fui um dos escolhidos para representar quem vive em cadeira de rodas.
Fizeram uma entrevista comigo e com a Gi, filmaram as adaptações que precisamos fazer aqui em casa e também eu postando no blog, o início deste post aqui. Até a Belinha, nossa gatinha, foi filmada. Acho que ficou bacana, apesar de que acho que falei pouco do blog, mas o suficiente: como começou, qual o objetivo e os principais assuntos que abordo aqui, como os problemas da cidade, lugares que não são adaptados e característica de carros para deficientes. A repórter, Luiza, me deixou super à vontade e conduziu tudo com profissionalismo.
Depois fomos pra uma choperia, a Exclusivo (Contorno, 8863), para avaliar a acessibilidade do lugar. Fui recebido lá pelo dono, o Luciano, que foi muito simpático e me falou sobre as adaptações que fez por lá, como um banheio exclusivo pra deficientes, fundamental para termos mais privacidade e conforto. A entrada tem um pequeno desnível com a calçada, porém é toda em forma de rampa, e ainda com antiderrapante.
As mesas também são adequadas, os pés são amplos, apesar de centrais, e dá pra entrar com a cadeira até encostar na mesa. Esse detalhe é importantíssimo, pois se os pés não forem separados o suficiente, não dá pra entrar com a cadeira e somos obrigados a ficar de lado pra alcançar as coisas, e é especialmente complicado pra comer. O ideal é ter pés paralelos, mas se for central, como da foto abaixo, precisa ter espaço entre as bases pra entrar com os pés.
O banheiro de lá é que me impressionou, totalmente adaptado, tem bastante espaço pra girar a cadeira lá dentro e tudo está ao alcance. Um exemplo a ser seguido.
Espero que a reortagem fique legal, e sirva pra estimular os donos de estabelecimentos a adaptar tudo, pois assim ampliam o leque de clientes e agem com responsabilidade social!
Aproveito para avaliar outros lugares que estive recentemente:
Piu Pizza (Rua Curitiba, 2154) - a entrada fica no nível da calçada e as mesas de pés paralelos, fáceis de entrar. Na mesma rua há uma vaga pra deficiente, mas meio longe da pizzaria. As mesas ficam um pouco juntas, mas há um corredor na lateral que permite ir até o fundo. Porém, não tem banheiro acessível, e pra piorar eles ficam na parte de cima, tem que subir escada. Se a pessoa tem alguma dificuldade de andar, já complica. Mas a pizza de lá é uma delícia, e a adega de vinhos bem completa.
Fabbrica Spaghetteria (Rua Felipe Santos, 27) - outro que fica no nível da calçada, mas as mesas não são boas, tem que ficar um pouco de lado pra chegar perto, mas movimentando a mesa resolve. Tem banheiro adaptado e exclusivo pra deficientes. As massas de lá são ótimas, na última vez comi uma Fritatta, uma espécie de omelete com espaguete no meio, uma delícia. Tomamos um vinho chileno muito bom, Terranoble.

15 comentários:

  1. VC HEIM!!!! DEU UMA SUMIDINHA NO MANUPINK!!!! POIS ADOREI ESSE POST!!!! PRINCIPALMENTE DE SABER Q TEM BARES E RESTAURANTES ACESSÍVEIS.BJOKITAS!

    ResponderExcluir
  2. mas rapaz... artista da globo? huihuhuhi
    achei o máximo, gostei demais!!! qto mais se falar no assunto é por gente esclarecida q vive a realidade é melhor.

    Saúde e Paz!!

    ResponderExcluir
  3. Que bacana Alessandro: tá vendo, fui na melhor fonte possível, rsrsr.
    Que sirva de exemplo pra todos!!!
    Abraços, Ivonete Soares, tbem repórter que está fazendo uma matéria com vc kkk.

    ResponderExcluir
  4. Sam, que bacanérrimooooooooooo. Acredite: aprendo muito com vc. Tomara que um dia a Globo tbm queira me entrevistar... rs.
    Olha meu blog, o novo post tem tudo a ver com esse tema.

    Beijos e parabéns!

    koisascomka.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que bacana!!!Muito importante isso, mostrar que um cadeirante também tem vida social, assim quem sabe mais bares, restaurantes se conscientizam para mais adaptações!!! Parabéns San!!! hehe

    ResponderExcluir
  6. Ei Alessandro, que bacana, eu que passei seu tel pra eles.Disse q vc seria a pessoa mais indicada e vejo que eu estava certa. Ficou bacana. Saudades do pessoal da Globo.
    Vamos marcar de encontrar em um desses lugares?
    Abs.

    ResponderExcluir
  7. tava procurand um blog que falasse de namoro com cadeirantes e tal.e achei o seu..adorei a historia de vcs...td q vc falou.eu tenhu um amigo...jaficamos quand ele caminhava..ele semp foi um amor..agora depois de um tempo q aconteceu isso com ele nos voltamos a nos falar..e estamos fikando..estamos cada vez mais envolvidos,mas estou com medo de quando chegar a hora do sexoo..nao sei o q faço....adoooro ele...quero fikar do lado dele p sempree..alguem pode me falar alguma coisa =/

    ResponderExcluir
  8. MEU PARABENS ! SÃO VOZES ATIVAS COMO A SUA QUE NOS COLOCAM CADA DIA MAIS PROXIMOS DA IGUALDADE.
    GOSTARIA DE SUGERIR ESTA MATERIA http://www1.folha.uol.com.br/poder/830997-degraus-desafiam-deputados-cadeirantes-em-brasilia.shtml PARA QUE TODOS PROTESTEM, POIS SE NEM EM BRAILIA PODEMOS IR E VIR AONDE PODEREMOS?

    GRANDE ABRAÇO
    GREGORI - LAGES SC

    ResponderExcluir
  9. muito bom, falta alguém como você aqui em goiânia

    ResponderExcluir
  10. Gostei de ver seus minutos de fama, olha Alessandro como sou leitora assídua de seu blog, com certeza não vou perder esta reportagem. Continue lutando pois a cada dia pelo menos milímetros e centímetros de barreiras valem ser vencidos. Parabéns. Fica bem!

    ResponderExcluir
  11. Não entendo esses vasos sanitários adaptados, isso é pra homem. E como faz pra mulher que senta no vaso. Esse buraco no meio do vaso pra nós mulheres não dá.
    Fui pra BH mes passado e passei "apertado" com esse tipo de adaptação.
    Tem que ser assim? Não entendo. Se alguem puder me esclarecer

    ResponderExcluir
  12. Olá Sam, estou aqui mais uma vez para dar alguns pitacos no seu blog. Gostei muito das reportagens sobre restaurantes e bares acessíveis. Gostaria de indicar mais alguns que vi pelas minhas beb.. quer dizer andanças por aí: O bar e restaurante Peixe&Boi, na rua Pium-í no Sion está totalmente acessível, inclusive com banheiro para cadeirantes. O Bar da Neca, também na mesma rua tem um banheiro (meio improvisado) para deficientes físicos. Estão aí algumas dicas para ajudar a difundir a idéia entre os donos de bares.

    ResponderExcluir
  13. ADOREI SUA ENTREVISTA.TA FAMOSÃO!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. foi uma reportagem muito boa, a sociedade já estar notando que existe muita gente com algum tipo de deficiência física e cada atitude para melhor é bom para nós cadeirantes e a própria sociedade também tem um retorno financeiro, porque-se eu preciso ir em uma loja e não tem rampa eu vou em um local que tem acesso e o comerciante que não estar preocupado com isto vai perder muitos clientes, REBERT de são pedro da aldeia-rj rebertramos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. foi uma reportagem muito boa, a sociedade já estar notando que existe muita gente com algum tipo de deficiência física e cada atitude para melhor é bom para nós cadeirantes e a própria sociedade também tem um retorno financeiro, porque-se eu preciso ir em uma loja e não tem rampa eu vou em um local que tem acesso e o comerciante que não estar preocupado com isto vai perder muitos clientes, REBERT de são pedro da aldeia-rj rebertramos@hotmail.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...