terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Cadeira no porta-malas

A Andrea Shutte, leitora do blog (e blogueira também) que mora em Muzambinho, sul de Minas, comprou uma M3 há quatro meses e não conseguiu se adaptar. Ela queria uma cadeira mais leve e prática, achou que era a melhor opção, escolheu pela Internet e resolveu comprar. Mas não considerou algumas coisas.
Como, por exemplo, se ela caberia no porta malas do seu carro. A cadeira monobloco é mais leve mesmo, bem mais simples de desmontar, e fica relativamente pequena quando desmontada. Mas não dá pra comparar com uma cadeira "X" na largura. A "X" fica fininha, se o porta malas for estreito, mas alto, cabe numa boa. E a monobloco precisa de um pouco mais de largura. A maior parte dos carros compactos do país tem porta malas pequeno, geralmente estreito e alto, que é o caso do Fox da Andrea, como podem ver nas fotos abaixo.
Pode tentar de várias formas, que não cabe, a não ser que rebaixe o banco. Mas aí não dá pra levar ninguém no banco traseiro. Mas o que me surpreendeu no caso da Andrea foi a cadeira não caber no porta malas da pick up do marido dela! Mas é claro que isso com a cobertura, que no fim das contas é importante para não molhar e proteger o que está lá dentro. As fotos estão aí pra provar.
A Andrea também não se adaptou com a M3 porque acha que a cadeira quica muito e não deixa ela muito firme. Tanto se decepcionou que vai vender a cadeira, que está praticamente zero quilômetro, por um preço muito bom. Assim que ela definir direito coloco aqui no blog.
No caso da minha cadeira, o porta malas do Stilo é largo o suficiente para caber a cadeira de várias formas. A melhor posição, que a cadeira bate menos, é a da foto abaixo.
Mas os melhores carros para colocar uma cadeira sem problemas, e muitas vezes sem desmontar, são as peruas. Vejam como cabe bem e ainda sobra muito espaço numa Palio Weekend:
Esse negócio do porta malas eu sempre falei aqui no blog, sempre que avalio um carro observo este item. E recomendo: vai comprar um carro, procure sempre saber o tamanho do porta malas em litros e quais as medidas em centímetros, mas mais importate ainda é fazer o teste, passe pra uma cadeira e peça pra alguém colocar sua cadeira no porta malas. É importante o cadeirante acompanhar o processo pra ajudar a encontrar uma forma de encaixar melhor a cadeira.

18 comentários:

  1. Qdo pretendia mudar de carro, o primeiro que tentei foi o Fox, mas a mala é mesmo muito pequena. E olhe que minha M3 tem 56cm de largura total, no stilo ela cabe inteira, apenas dobro o encosto. E olha em pickup, nem em S10 ela cabe com a cobertura.
    Porém como ja tive muitas outras cadeiras, sugiro a Andréia que obtenha uma cadeira que fecha e X, e por enquanto fique com as duas, para avaliar melhor. Tive que fazer adaptações na M3, mas sem dúvidas ela supera as demais em muitos aspectos. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. ola

    cadeira e carros sao dificeis!!

    e qdo ando no carros dos amigos??!! que é na maioria das vezes !!

    :((((

    o Gol na minha opinião é o piorzinho, embora caiba a minha em X.

    tinha parati veia, sempre coube.
    passamos prum mais novinho, Corsa.
    muito bom, porta mala EXCELENTE, e, um carrinho bom tbm.

    um dia vo dirigi-los

    :))

    ResponderExcluir
  3. Oi Sam! E todos. Comprar uma cadeira é mesmo uma novela, estamos ensaiando pra comprar uma monobloco pro Milton desde o meio do ano e até agora nada.
    Mas já avaliamos muito o que a cadeira disponibiliza e as necessidades do Milton, uma delas foi que na mala do nosso carro o Novo Voyage, pra cadeira entrar bem, precsaríamos comprar a M3 com os punhos removíveis, sem eles a cadeira até entra, mas ficaria batendo cada vez que entrasse e saísse da mala.
    De qq forma ainda não compramos a M3.
    Beijos em todos
    Tania, Milton e Ana Sofia
    www.zerohora.com/sembarreiras

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog. Muito util.
    Tenho uma cunhada que tem paralisia cerebral e necessita do uso de cadeira de rodas com adaptaçoes para correçao postural. Essas adaptaçoes sao peças rígidas que sao fixadas na cadeira atarves de velcros.
    Estou procurando um carro que eu consiga colocar essa cadeira inteira, sem desmontar ou fechar.
    Até agora o que melhor se adequou a isso foram os modelos como Doblo e kangoo.
    Alguem sabe se o picasso ou renault Scenic podem ser uma alternativa boa? Alguem já trasportou cadeiras em algum desses modelos?
    Obrigado

    Gustavo Duarte
    Dom Pedrito - RS

    ResponderExcluir
  5. aCABEI DE COMPRAR UMA M3,TENHO UMA FIELDER, ANTES TINHA UMA CADEIRA EM X,ESPERO TER FEITO A ESCOLHA CERTA...POIS A CADEIRA CHEGA EM 60 DIAS,A ESOLHA FOI PELO PESO E POR MTAS OUTRAS QUALIDADES, E PRINCIPALMENTE POR SER UMA CADEIRA MAIS ESPORTIVA,LEVE...A Q EU EXPERIMENTEI AO COMPRAR ME ATRAIU MTO, GOSTEI DO Q VI!ACHO Q NÃO IREI ERRAR.

    ResponderExcluir
  6. Sempre usei cadeira em X e de tanto a M3 ser elogiada resolvi comprar uma. Olha realmente tem q ser levado muitas situações em considerações. Não tenha dúvida q ela é melhor e mais confortável, porém em aspécto de ser colocada em um porta malas ela deixa a desejar. Ando muito de carro com minha família e quem está comigo "torce" q eu leve a cadeira em X.
    Onde moro ainda tem estrada de chão, minha casa é rodeada por britas e tem muitas ruas com calçamento e nessas situações a minha em X é bem (muito mesmo) melhor que a M3.

    ResponderExcluir
  7. Excelentes informações! Realmente a M3 é uma boa cadeira, mas precisa ser escolhida com a observância do carro. Comprei recente uma cadeira ROGUE. Estou gostando muito. Melhora-me a postura por ter suporte de braços bem versátil, posicionado-se em qualquer altura, o que me facilita a ereção do tronco. A isso eu chamo de elegância. Risos.

    ResponderExcluir
  8. Tenho um Peugeot Passion (sedan) e a cadeira da minha mãe cabe direitinho!!! =D

    ResponderExcluir
  9. Pessoa meu pai tem um voyage. Ele teve paralisia infantil, sempre andou com dificuldado mais agora vai precisar de cadeira de rodas pois a idade chegou, alguem pode nos ajudar a escolher uma cadeira de rodas?? Estamos perdidos no assunto, obrigado. Renato Mariani - renatomariani_jr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Sempre passo aqui pra ver suas publicacoes,muito bom.Ja li varias materias sobre compra de carros com isencoes,ja comptrei 4 veiculos usando estas isencoes,agora estou precisando usar cadeira de rodas,entao surgiu o problema,qual carro que melhor atenda uma cadeira,a minha e motorizada.Sem falar do valor defazado pra compra,nao aumentam ha anos.Precisavamos acionar uma mudanca de valor e tbem o acesso a um carro utilitario que tbem ajudaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor opção hoje para quem tem cadeira motorizada é a Chevrolet Spin, que tem porta malas de 710 litros. Dá até para instalar um guincho para facilitar na hora de colocar a cadeira no porta malas.

      Excluir
  11. Fui ver um jeep compass . Adorei o carro, mas, não cabe minha cadeira. Porta malas decepcionante.

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de saber se tem algum veiculo em q eu possa levar minha mãe sentada em sua cadeira? Tenho um problema sério de coluna e eu não consigo retirá-la da cadeira para por ño banco do carro. Moro só com minha esposa e ela e muotss vezes ela não pode sair conosco ou então temos q fivar em casa por n ter com quem deixá-la. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber se tem algum veiculo em q eu possa levar minha mãe sentada em sua cadeira? Tenho um problema sério de coluna e eu não consigo retirá-la da cadeira para por ño banco do carro. Moro só com minha esposa e ela e muotss vezes ela não pode sair conosco ou então temos q fivar em casa por n ter com quem deixá-la. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode utilizar uma Spin adaptada que possui uma rampa para entrar com a cadeira. http://www.hnadaptacoes.com.br/loja/spin-acessivel-piso-baixo/

      Excluir
  14. Tenho um pergunta um pouco mais geral e por isso dificil de obter alguma informacao. Moro fora do Brasil e quando venho de visita, preciso um carro com porta-malas para a cadeira manual da nossa filha e malas. Ate hoje vinha usando a Fiat Doblo que tem espaco para a cadeira e as malas. Houvi dizer que a Fiat vai para de produzir a Doblo. Alguem tem alguma sugestao de carro que possa ser alugado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo, a melhor opção hoje é a Spin, tem 700 litros de porta malas e cabe uma cadeira de rodas montada. Só não é tão alta quanto a Doblo, mas espaço tem.

      Excluir
  15. Boa noite, o porta malas do Fox cabe cadeira em X?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...