quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Acessibilidade em Atlanta

Todo mundo fala que lá fora a acessibilidade é levada a sério, há responsabilidade social e tudo, e a cada experiência que ouço sobre isso me convenço que realmente temos muito que aprender. O exemplo que sempre cito é Belo Horizonte, uma das maiores capitais do país e com tanta coisa por fazer nessa área. Trabalho numa das áreas mais nobres e centrais e no quarteirão do prédio já enfrento esquina sem rampa, calçadas esburacadas e degraus pra todo lado. O relato abaixo foi enviado pelo meu irmão, Bruno, que por ser arquiteto e ter um 'necessitado' de acesso na família, repara sempre neste quesito. Ele foi a Atlanta nos EUA com a namorada para ficarem noivos lá (ah, coitado, tão novo...).
"Em novembro do ano passado estive em Atlanta para passear e ficar noivo e escrevo um breve relato sobre a acessibilidade que observei na cidade. O que chamou atenção de início foi a construção e excelente estado de conservação das calçadas da cidade, do centro aos bairros mais afastados. As calçadas são projetadas para permitir o trânsito do pedestre com conforto e segurança, com rampas de inclinação adequada, faixa de serviço, faixa livre e faixa de acesso bem visíveis e dimensionadas. Os materiais são de excelente qualidade, de granito, cimento ou cerâmica, sempre com perfeita execução, sem placas soltando ou buracos como estamos (mal) acostumados aqui no Brasil.
As vagas de estacionamento para cadeirantes ou idosos são respeitadas. Os pedestres também cumprem o seu papel de cidadão, atravessando sempre na faixa com sinal favorável e não obstruindo o caminho dos outros, afinal os pedestres também são responsáveis pela segurança e bem-estar no trânsito. Não há mesas, cadeiras e lixo espalhados pela calçada e todos são muito prestativos em fornecer informações e ajudar, até sem pedir. Deu para entender o pleno conceito de civilização, democracia e uma (grande) vontade de me mudar.
Bruno R. Fernandes"

3 comentários:

  1. Sam, o melhor foi '(ah, coitado, tao novo...)'... haaahahahahahahahahah...

    Muito legal o relato do teu irmao. Achei um sonho essa calçada.

    Besos.

    ResponderExcluir
  2. Oi , olha eu de novo!!! Passei aqui pra dizer que deixei um selinho pra você lá no meu blog, ok. Terá que me visitar pra pegar, tá.

    Obs: Fiquei com vontade de viajar,rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por este Lindo blog, sigo você.
    De uma passadinha em http://maustratosaoidosodenuncie.blogspot.com
    Este blog foi feito em virtude de eu estar sentindo na pele o que os idosos passam, pois meu Pai foi a vítima.
    Então resolvi erguer esta bandeira em defesa dos idosos no País e no Mundo.
    Forte abraço meu novo Amigo e fique com DEUS.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...