sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Colocando a cadeira no carro

Domingo passado, aproveitando a vinda do meu irmão, fiz um vídeo demonstrando como eu coloco a cadeira de rodas no carro sozinho. É uma "manobra" que dá a nós, cadeirantes, muita independência, assim podemos sair de casa e ir pra praticamente qualquer lugar sem precisar de ninguém pra ajudar. Só não dá pra ir a lugares onde o piso é muito ruim, porque aí a gente até sai do carro, mas fica agarrado na rua...
Para realizar a manobra é preciso ter um pouquinho de força, pois por mais leve que seja a cadeira dá um certo trabalho pegar ela de um lado e passar para o outro, e ainda tendo que equilibrar o corpo. Mas pra tudo tem jeito e com treino e alguns macetes tudo se resolve. Um dos macetes pra manter o corpo e ajudar na estabilidade é colocar o cinto de segurança antes de começar. Eu não uso porque já acostumei.
A cadeira também ajuda, e quanto mais leve melhor. No início eu colocava a dobrável, ou em "X" como alguns dizem, e apesar de ser mais pesada ela passa mais fácil por cima da gente porque é mais fina. A minha cadeira atual, uma M3, atrapalha por ser grande, e sempre ela dá uma buzinada no meio do caminho. E geralmente alguém se assusta por perto ou fica achando que eu estou pedindo ajuda, só que até a pessoa chegar já coloquei ela no lugar. Várias vezes depois da buzinada apareceu alguém perguntando "quer ajuda?", e eu sempre dou uma risadinha falando "agora não precisa"...
Outra coisa que ajuda é um carro que facilite a aproximação da cadeira, tenha uma porta que abra bastante e uma trava de porta que não machuque as costas, como já aconteceu comigo. Mais um macete que ajuda a passar a cadeira por cima de você é rebater um pouco o banco, deixando mais espaço entre você e o volante.
Detalhes sobre o vídeo: nunca fica do jeito que a gente quer, e neste caso relato minhas gafes: nunca começo tentando pegar a roda da cadeira, sempre pego pelo eixo e levanto até a posição que permita tirar a primeira roda e depois giro ela, encostando na porta pra que eu tire a segunda roda. Nunca paro a roda sobre a perna, como fiz. E se repararem, a cadeira quase caiu, eu peguei ela no ar. Pelo menos de reflexo ainda estou bem. Mais um detalhe que não aparece, quando passei a cadeira derrubei o suporte de GPS, não sei como não quebrou.
Outra coisa, não costumo deixar ela no banco com as rodinhas pra cima, pois ela fica batendo no painel, prefiro colocar ela "sentada" no banco do passageiro, com as rodinhas pra baixo, desse jeito até pra tirar depois é mais fácil. Ah, e depois vou ver se faço um vídeo mostrando como tiro ela do carro. É mais fácil e mais rápido do que colocar.

13 comentários:

  1. Oiii Sam!!!

    Muito bacana o vídeo, isso é de muita ajuda para os cadeirantes iniciantes como eu, rsrs... Logo vou precisar fazer isso também, quando o carro chegar!!! Haha Cada um vai adquirindo a sua técnica, o jeito melhor, mais o básico é isso conseguir colocar a cadeira dentro do carro!!! Haha Parabéns pela iniciativa!!!

    Abraço!!! ;)

    ResponderExcluir
  2. Legal, Sam! A gente tava pra fazer um vídeo desse faz tempo! Cadeira monobloco é muito mais prática do que em X, na minha opinião!

    ResponderExcluir
  3. Como vc disse, fácil não é, mas tem jeito... Haja musculatura em forma!

    ResponderExcluir
  4. Saaaaaam, que bacana! Eu nao fazia ideia de que era assim que se colocava uma cadeira de rodas dentro do carro.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. ola

    se ela saisse o apoio do pes, no nas em X, seria muito mais fa´cil, não ??!!

    um dia farei um teste, abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi Tudo bem? gostaria de Saber se vc's tem algum contato em Belo Horizonte para a adaptação de carros para os cadeirantes?

    ResponderExcluir
  7. "SINTO MUITO POR MUITOS COMO EU QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE COMPRAR UMA CADEIRA COMO ESSAS E A TAL DA INDEPENDÊNCIA FICA MUITO LONGE COM A CADEIRA EM X, MAS TUDO BEM; CADA UM NA SUA, PARABÉNS PELA INICIATIVA..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou paraplégico T12 e uso somente cadeira em X, não sei qual o seu nível de lesão, eu acho mais pratico colocar a cadeira inteira no carro sem ter que desmontar, mas isso também vai da técnica que cada um usa pra por a cadeira no carro e uma coisa te digo, nem todos colocam do mesmo jeito, meus amigos da fisioterapia cada um coloca de um jeito diferente.
      Ate mais.

      Excluir
  8. oi adorei ver sua independecia parabems

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do seu blog...
    Realmente sua cadeira M3 é muito linda, mas ainda prefiro cadeira em X, que é muito mais fácil colocar no carro pois não precisa desmontar. (cadeira em X + honda fit dupla perfeita).
    Ate mais.

    ResponderExcluir
  10. Eu não sou cadeirante mas sempre estou voltada para tudo que diz respeito as pessoas especiais, trabalhei 3 anos com crianças especiais e acho tudo muito dificultoso inclusive quando se fala em acessibilidade. Meus parabéns, gostei muito do seu blog.

    ResponderExcluir
  11. GOSTEI DO VIDEO, E APESAR DE NÃO SER CADEIRANTE OUTRO DIA VISUALIZEI NO YOUTUBE UM RACK . SE ESTIVER ENTERESSADO EM VER PROCURE RACK PARA CADEIRA DE RODAS ACHEI TAMBEM UTIL PARA QUE OS CADEIRANTES TENHA FACILIDADES NA SUA LOCOMOÇÃO DIARIA.

    ResponderExcluir
  12. carra compra um carro duas portas so q e melhor q colocar a cadeira,vou fazer um video e te mando pra vc ver

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...