terça-feira, 12 de abril de 2011

Meditação

Eu sempre fui uma pessoa positiva e centrada, isso me ajudou a lidar com as limitações da deficiência sem maiores traumas. Sempre tive uma mente aberta para novas experiências e sempre busquei tirar algo positivo de tudo que acontece comigo. Em conversas com uma colega de serviço há alguns dias, surgiu o tema meditação e controle da mente, como alternativa para minimizar os efeitos que a dor crônica que sinto causam no meu dia a dia.
Ela então me emprestou um livro pequeno e muito interessante chamado "Pensamento Oriental para Mente Ocidental", que já li e gostei muito. Um dos capítulos fala de Transformação Qualitativa, e descobri então que eu sou um transformador qualitativo, uma pessoa que pega os acontecimentos e situações negativas em algo benéfico para si mesmo e para os outros. Transcrevo abaixo um trecho que gostei:
"Ao invés de ragirmos negativamente às pessoas e eventos, podemos nos moldarmos a eles. Através da aceitação, nossa consciência salta para um outro nível de percepção e nós compreendemos que o que possivelmente tenhamos considerado um problema pode, se conduzido corretamente, ser um meio de desenvolvermos nossas forças e removermos nossas fraquezas. Se a situação é um problema ou um presente, depende da nossa percepção. A escolha é nossa."
Essa é uma das várias lições do livro, que nos faz refletir e voltar o pensamento para o que realmente é importante na vida. Não sou seguidor fervoroso dos métodos, só acredito que a meditação pode ajudar muito qualquer pessoa, mas para quem passa por um trauma pode se tornar uma ferramenta importante. Em outro trecho, há uma definição: "A meditação é a conexão com Deus, que libera as energias positivas dentro de si." Profundo, né? Então repitam comigo: aaaummmm, aaaummmm...

3 comentários:

  1. Om... Om... Om... Om... =)
    Eu também já li esse livro, é realmente muito bom!
    Faço minhas as suas palavras, cara! Om... Om... Om... Om... Om...

    ResponderExcluir
  2. Sam, nunca li esse livro, mas acho que tudo que faz bem deve ser divulgado mesmo. Para a Psicologia, vc é uma pessoa resiliente. Com capacidade inata pra superar os obstáculos. Por isso que pessoas como vc são exemplos pra mim, apesar da dor há muita determinação e empenho em viver bem.

    Esse tema me fascina muito, ainda vou fazer uma tese sobre Resiliência.

    Beijo... Ommmmmmmmmmmmmmmm...

    ResponderExcluir
  3. Vc é uma pessoa fantástica, além de viver bem ainda procura ajudar aos outros a viverem melhor...pessoas como vc infelizmente são difíceis de encontrar!!
    Parabéns e mtas felicidades

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...