domingo, 24 de abril de 2011

Rancho do Boi


Tem algumas rampas íngrimes, mas "possíveis"
Esse fim de semana de páscoa não viajei, mas meus pais, minha irmã, meu cunhado e meu sobrinho vieram me visitar. Brinquei muito com meu sobrinho, que está lindo, passeamos na Praça da Liberdade, jogamos muito baralho, assisitmos filmes e fomos comer fora agumas vezes. E numa dessas vezes, no sábado, fomos ao Rancho do Boi almoçar, um mega restaurante na saíde de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro, na BR 040. O lugar é lindo, a comida uma delícia, gosto muito de almoçar lá, apesar de já ter sido mal tratado uma vez. Fui pedir preferência na fila de espera e o responsável por isso teve a coragem de falar "ah, mas você está sentado". Quase xinguei ele, mas viu a bobagem que falou e deu a preferência. E eu só voltei lá porque gosto muito do lugar mesmo.

Vagas existem, mas no meio das pedras?
Acontece que lá não tinha nem vaga para deficiente, mas há alguns meses implantaram duas bem próximas à entrada. Ponto para eles. Ou melhor, meio ponto, pois as vagas são com chão de pedrinhas tipo brita, que dificultam muito sair rodando. Precisa ir empinando ou alguém ajudando. E o pior é que logo ao lado das vagas já tem asfalto. Poderiam ter esticado um pouqinho essa pavimentação.
Adaptado, "pero no mucho"
Mas o banheiro adaptado... é sofrível. Tem masculino e feminino, mas ambos sofrem do mesmo problema: tem um degrau na entrada. Coisa simples de resolver, como já disse aqui muitas vezes, até mesmo uma rampa móvel resolve. E o pior está lá dentro, onde cometeram um grave pecado: não deixaram espaço suficiente para entrar com a cadeira de rodas e fechar a porta. Tem que ficar manobrando e encaixando a cadeira ao lado do vaso para conseguir a façanha. Uma luta desnecessária. Além disso não há barras para apoio ao lado do vaso, e nem mesmo tampa.

Será que tenho que usar de porta aberta?
Maaaas apesar do transtorno para deficientes é um lugar muito gostoso, tem brinquedos para crianças, varandão e várias mesas ao ar livre. E as carnes na chapa são um espetáculo, com destaque para o imperdível frango com catupiry. É gente, que sacrifício temos que fazer para curtir um ranguinho com a família, heim?

Todo mundo com cara de fome

3 comentários:

  1. Incrível como um restaurante famoso como esse, não se preocupou ainda, em fazer adaptações para facilitar o acesso para pessoas que usam cadeira de rodas, idosos, enfim todos que precisam de mais comodidade para usufruir de um ambiente tão agradável!

    ResponderExcluir
  2. Sam, é sempre importante focar a questão da acessibilidade. Nunca é demais. E quanto maior for o alcance do assunto sobre as pessoas, cada vez mais vai mundando a mentalidade delas. Abçs.

    ResponderExcluir
  3. Fui lá este último fds e já devem estar se adaptando.. As vagas dos carros já são cimentadas, sem aquelas pedrinhas que você disse.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...