quarta-feira, 25 de maio de 2011

Acessibilidade no interior 2

A fachada da nova Abadágio
Mais uma vez tive a oportunidade de avaliar locais acessíveis em Viçosa, cidade que morei por muito tempo e ainda guardo no coração. E desta vez fui até homenageado, com direito a ter meu nome atribuído a um banheiro! Não é ainda uma rua ou praça, mas fiquei muito honrado quando me contaram que aquele era o banheiro do Sam! Um banheiro novinho, todo adaptado e exclusivo para deficiente, no novo galpão das confecções Abadágio, dos meus queridos amigos Cláudio e Aninha.
Porta larga, barras na parede e pia sem armário
É muito legal ver que eles se preocuparam com inclusão, afinal de contas sempre pode aparecer um cliente cadeirante, né? Claro que ter um amigo cadeirante foi importante para a decisão de construir um banheiro adaptado, mas não fundamental, pois geralmente vou a Viçosa nos fins de semana, e vou direto para a casa deles (pra tomar uma cervejinha, claro). E o que acho bacana é perceber como as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a acessibilidade. Se eu servir para mudar a cabeça de duas ou três pessoas já me sinto realizado.
Aproveitei para conhecer (ou melhor, re-conhecer) um bar/restaurante adaptado na cidade, o Pau Brasil. Me contaram que o proprietário tinha colocado rampa pra todo lado para tornar o lugar acessível e achei o sábado à noite ideal para conferir. Engraçado que nunca imaginei que pudessem adaptar aquele bar, pois são dois lances de escada esprimidos na entrada, mas não é que ficou bom?
Rampa para a rua e para o resturante
Lá dentro fizeram outra rampa para a parte superior do restaurante. Mas pecaram no banheiro. Além de ter um pequeno ressalto (mini-degrau, eu diria), não cabe uma cadeira de rodas no que seria o banheiro para deficiente, dentro do masculino. E nem tem barras de apoio na parede. Num aperto, dá pro cara passar pro vaso, empurrar a cadeira para fora e fechar a porta, mas precisava desse malabarismo?
Mas foi uma noite agradável, lá tem música ao vivo, os garçons são muito educados e pedimos um caldo de feijão que estava uma delícia, combinou com o friozinho. E a cerveja estava geladinha!
Mesmo assim ainda passei uma raiva. Na saída, tinha um carro parado bem em frente à rampa, é mole? Mas não me fiz de rogado, pedi a Gi para ver se achava o dono, e ela foi mais abusada ainda: pediu para o cara que estava tocando falar no microfone. Eu ouvi lá de fora "dono de um gol preto, seu carro está em frente à rampa de acesso". Dali a pouco apareceu o cara se desculpando e tirou o empecilho do caminho. Não precisava ter passado essa vergonha, né? Mas é bom que aprende: rampa de acesso tem sua função!
Curtindo o frio de Viçosa
Outro flagrante de acessibilidade no interior: quando passava por Piranga, no caminho para Viçosa, percebi que na praça central da cidade eles fizeram rampa de acesso e colocaram até corrimão! Belo exemplo para outras cidades, grandes ou pequenas.
Já posso ir pra praça ver a banda no coreto!

2 comentários:

  1. Olá, gostaria que voces abrissem esse link, é sobre tecnologia de apoio ao cadeirante. e respondessem esse questionario que é de suma importancia para o desenvolvimento do meu projeto,obrigada. Divulguem por favor!


    https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dHFiVUZkM1J4Vy1MLUVWWllST0FLaGc6MQ

    ResponderExcluir
  2. OI!Meu pai sofreu acidente de carro domingo 24 de junho 2012.Não temos certeza absoluta se vai voltar a andar, segundo os médicos com muita fisioterapia ele tem todas as chances para isso.Gostaría de dicas e informação para adaptar a casa e melhorar o dia a dia dele enquanto for cadeirante.Também dicas de como tratá-lo, enfim, tudo que eu posso fazer para amenizar um pouco sua angustía e sofrimento.Obrigada , Abraços.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...