terça-feira, 3 de maio de 2011

A novela da compra do carro... de novo

Formulário de solicitação de isenção na SEF
Um dos primeiros desafios que contei aqui no blog foi da compra do carro com isenção e adaptado. Isso foi em 2008 e o processo todo demorou quase três meses. Agora, três anos depois, comecei de novo o processo de compra do carro. Não que eu esteja precisando muito trocar de carro, meu carro está com menos de 30 mil quilômetros e ainda tem cheiro de novo, é bonito e extremamente confortável. Mas não dá pra perder esta vantagem do desconto de ICMS e IPI a que temos direito. No fim das contas, vou gastar muito pouco para trocar o carro, já que posso vender meu carro por preço de mercado e comprar um zero quilômetro com as isenções.
E adivinhem o carro que escolhi... um Fiat Bravo Dualogic, que é o sucesssor do Stilo. Sou muito criterioso para comprar, faço um comparativo com itens de segurança, conforto, beleza, tecnologia, preço de revenda, manutenção, etc. E como da primeira vez, deu Fiat na cabeça. E olha que os concorrentes são barra pesada: Focus, C4, Golf, Corolla, Vectra GT. Mas é até covardia. O Bravo é o mais econômico, tem mais tecnologia embarcada, maior porta malas, projeto mais atual e é o mais bonito. Há até um ou outro quesito discutível, mas no custo/benefício não tem pra ninguém. Opinião totalmente imparcial, claro.
Mas vamos à luta. Acredito que esse ano as coisas sejam mais rápidas, e a primeira pista disso é o site da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais, que permite fazer a solicitação da isenção pela internet. Depois é só entregar os documentos solicitados em uma das agências na cidade. Parece prático, vamos ver quanto tempo demora para avaliarem os documentos. Ao meso tempo vou entrar com o pedido na Receita Federal. Lembro que um problem na época foi que só poderia pedir isenção de ICMS depois que saísse a isenção de IPI. Já descobri que isso não é mais necessário. Portanto, está dado o "pontapé" inicial, imprimi os documentos e fiz a solicitação. Vou contando aqui as próximas etapas.
Para quem também está nessa luta, abaixo os links com informações sobre como requerer as isenções.
Receita Federal:
Secretaria da Fazenda de Minas Gerais:
https://www2.fazenda.mg.gov.br/sol/ctrl/SOL/SERVWEB/CADASTRO_001?ACAO=VISUALIZAR

Ah, e a boa notícia é que estou colocando meu carro à venda. Abaixo os dados dele:
Stilo Dualogic 1.8 flex 2008/2008 vermelho alpine 114cv
31.000 km rodados
Itens de série: piloto automático, computador de bordo A e B, vidros, travas e retrovisores elétricos, ar condicionado, porta luvas superior refrigerado, abertura de portas, vidros e porta-malas na chave, rodas de liga aro 16 (inclusive estepe), controle de tração, regulagem elétrica de faróis, follow me home, My Car Fiat.
Opcionais: Freios ABS com EBD, Air Bag Duplo Multi Stage, Alarme, Insulfilm, Bluetooth, entrada USB e para Ipod.
E a adaptação vai de graça!

15 comentários:

  1. Sam, boa sorte pra nós nessa jornada. Sexta começo o processo de pedido do meu C3.

    Um beijo de saudades, my friend.

    ResponderExcluir
  2. Sam, sabe dizer quantos % total da pra conseguir na compra de um carro novo? pra Cadeirante pilotar e sendo pra outra pessoa pilotar.. abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oiii Sam, também fiz o pedido do ICMS pela internet, estou esperando a aprovação... Também comprei um Fiat, além dos descontos obrigatórios ainda oferecem mais 5%, achei muito bacana isso... Boa sorte pra vc!!!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Fala, Sam! Nem te falei, mas fiz o test drive do Focus e do C4 na Reatech. A Fiat pisou na bola e não tinha Bravo para Test Drive, é mole? Gostei muito dos dois e se fosse trocar agora iria de Focus. Só não pegaria o C4 pq já tá há muito tempo com a mesma cara, mas como carro achei o mais completo, disparado. Depois coloca por quanto estão saindo esses carros com as isenções... Acho que seria interessante! Abração!

    ResponderExcluir
  5. Poe aí quanto o carro sai com insenções. Bjs. Liliad

    ResponderExcluir
  6. Olá Alessandro,estou tentando entrar em contato com voce á dias e não consigo,meu nome é Crislayne,e namoro um cadeirante á pouco mais de um ano.Adicionei voce no msn mas ainda não conseguir ter contato com voce;

    ResponderExcluir
  7. Boa sorte, Sam! Tomara que tudo seja mais rápido este ano...

    A minha última novela para aquisição de veículo adaptado começou em fins de 2010 e durou mais de cinco meses. Vou colocar um link para este post no meu blog, onde conto toda a aventura, para que os leitores possam acompanhar o processo com vc!

    Abração!

    Laura
    http://cadeiravoadora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. ...infelizmente é assim mesmo...

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo Blog!

    Iniciei a "novela" para compra de meu tão sonhado veículo. Receita Federal já consegui, surpreso pela velocidade, 2 semanas exatas ak em Divinópolis-MG, agora é Receita Estadual. A falta de critério e bom senso às vezes atrapalharia o andamento do processo, bom saber que pode-se iniciar as duas insenções imediatamente sem conclusão da RF.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá pessoal, dei a entrada na papelada, porem fiquei sabendo que posso ir acompanhando o processo pelo site, alguem save disse? qual seria o link? Obrigado Ricardo.

    ResponderExcluir
  11. Oi Sam, tudo bem???
    Descobri o seu blog procurando informações sobre compra de carros com isenção... Fiz uma cirurgia para retirada de cancêr de mama e por conta da retirada dos linfonodos tenho direito a isenção...
    Estou adorando o seu blog, Vc é um cara super para cima e com certeza é exemplo para muita gente. Acabei vendo coisas super interessantes, como por as relações amorosas com cadeirantes, o máximo e muitas vezes um tabu. Para mim que fiquei sem pedacinho muito importante do corpo para uma mulher, é fantástico descobrir que com paciência e amor próprio é possível continuar a viver plenamente. Parabéns!!!
    Quanto ao carro, já pegou o Bravo? O que está achando? Estou muito na dúvida entre o Bravo, Idea e Focus. A Ford está dando 33% de desconto no Focus, mas penso muito no consumo, afinal é um 2.0 automático...
    Qual a sua opinião?

    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Eliz, ainda não peguei o Bravo, pois não saiu ainda a isenção de IPI, entrei com o pedido dia 5 deste mês e até hoje nada... Quanto ao carro, o Bravo dá show na concorrência, em tecnologia embarcada, conforto ao guiar e, na minha opinião, beleza. O Focus bebe muito mesmo, minha ex-chefe tem um automática que dá 6 km/l! Tem que ser sócio do posto... e o câmbio Dualogic economiza ao invés de gastar mais. Vou fazer um novo post sobre o carro essa semana. Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Sam, entrei com o meu pedido de isenção em 05/05 e de acordo com um e-mail que encaminhei para a ouvidoria da receita, o prazo aqui em São Paulo está em 90 dias... Então estou vendo os carros por enquanto... Obrigada pela dica, vou fazer o teste drive no Bravo e também do Idea, li muito sobre o cambio automatizado e poucas opiniões são a favor, mas o fato de ele ser mais economico do que o automático é fator de peso na minha escolha.
    Valeu, abraços!

    ResponderExcluir
  14. Ouro Brancooooooooooooo minha cidadeee

    ResponderExcluir
  15. POR MEU O SEU BLOGUE É DEMAIS - AUGUSTO PESQUISADOR - SÃO LUIS DO MARANHÃO.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...