sábado, 7 de maio de 2011

Participação no programa BH Connection

Bate papo sobre acessibilidade e prazer ao caminhar (ou rodar)
Ontem participei do programa BH Connection, do canal BH News TV, canal 9 da NET em Belo Horizonte. O tema do programa foi "acessibilidade e prazer ao andar e rodar pelas calçadas e ruas de Belo Horizonte". Bem, na verdade essa é minha interpretação, mas resume bem o que foi discutido lá.
O programa contou com a participação da Maria Elisa, conceituada arquiteta que abordou com clareza a questão da falta de acessibilidade e segurança, além da poluição visual que as pessoas encontram ao caminhar (ou rodar) pelas calçadas da cidade. Ela apontou os principais problemas que enfrentamos no dia a dia, o excesso de buracos, lixeiras altas que trazem riscos, muros muito altos e cheios de arame farpado, parecendo campos de concentração. Apresentou também ideias e soluções para melhorar este quadro e propiciar mais acesso a todos e mais prazer ao caminhar.
Muito lindo esse menino na TV, heim?
Outro participante do programa foi o professor de história Ricardo Wagner, que acrescentou muito trazendo informações e opiniões sobre o tema. Mais um que compôs a mesa, com uma divertida participação, foi o Carlos Alenquer, publicitário que fez intervenções importantes e muitas vezes engraçadas. E para completar, eu, que falei sobre os problemas que os cadeirantes enfrentam no dia a dia pelas calçadas e ruas da cidade, e ainda sobre as deficiências dos transportes públicos.
E quem conduziu tudo foi o Carlos Barroso, que além de jornalista e comentarista, é poeta, e participa de uma série de eventos chamado "Terças Poéticas", que acontece toda terça feira de maio nos jardins internos do Palácio das Artes. Vale a pena conferir.
Gostei muito de participar do programa, a oportunidade de discutir um assunto importante como esse na televisão por tanto tempo - o programa durou uma hora - é uma raridade, e deve ser valorizado. Destaco aqui uma ideia da Maria Elisa, fazer uma camapanha com o tema "somos todos cadeirantes", para que as pessoas se sensibilizem com nossa situação e exijam acessibilidade em todos os aspectos. 
No site do canal BH News a programação é transmitida em tempo real, e o programa é reprisado no fim de semana, mas não souberam precisar o horário. Mas enquanto eu fazia esse post descobri que passou hoje às 20:00 hs. Amanhã vou ficar de olho de novo e vou tentar gravar.

2 comentários:

  1. Sam,
    muito bacana a entrevista, parabéns. Sobre a questão das calçadas acredito que o poder público não deve construir mas fiscalizar o atendimento das normas de acessibilidade, que já é obrigatório por lei e está presente no código de obras, e punir com multa os proprietários que não atenderem e não fizerem manutenção. Sou contra a colocação de mesas de bares em calçadas por ser um espaço de uso público e não haver possibilidade de fiscalização adequada.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito de assistir pela internet, pois sou de Brasília.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...