terça-feira, 21 de junho de 2011

Coloque-se no lugar

Coloque-se no lugar de quem tem dificuldade de acesso
Na sexta passada fui ao Expominas acompanhar a apresentação do TIDIR (trabalho interdisciplinar dirigido) dos alunos de publicidade da UNA. Aconteceu num evento chamado ExpoUna, lá no ExpoMinas, onde vários cursos expõe seus trabalhos e são avaliados pelos professores e pelo público. Este Tidir é uma grande sacada, é um trabalho em que os alunos tem que aplicar os conhecimentos de todas as disciplinas cursadas no semestre de forma que demonstrem que assimilaram o conteúdo. E tem ainda que escrever um artigo. Acontece todo semestre até o quinto período, se não me engano.
E um dos grupos escolheu o tema "Dignidade por meio da acessibilidade: o papel da comunicação na luta pelo direito de ir e vir", e me contactaram para que o blog servisse como se fosse um clientes deles. A partir daí, desenvolveram várias ideias para divulgar e auxiliar na busca da acessibilidade de várias formas. 
Fizeram um vídeo demonstrando como superei várias barreiras, mas ainda sou impedido pelos problemas de acesso da cidade; pensaram em um aplicativo a ser desenvolvido para celulares em que a pessoa possa tirar uma foto de um lugar sem acesso para todos e compartilhar com outras pessoas através de redes sociais; e o que achei mais criativo: montaram uma "instalação" em que a pessoa tinha que se sentar em uma cadeira de rodas e digitar no computador a palavra "acessibilidade" para ver uma mensagem. Só que as teclas do computador foram embaralhadas, e a pessoa tinha que encontrar as letras para conseguir digitar a palavra. Foi incrível ver o quanto as pessoas se enrolavam para conseguir digitar. E a mensagem que aparecia era assim: "a dificuldade que você sentiu é muito pequena perto do que algumas pessoas passam todos os dias nas ruas". Muito legal, né? E sempre ficava um deles explicando qual a ideia do projeto, e que muitas vezes uma coisa que achamos simples, se houver alguma barreira já é muito difícil se adaptar para conseguir passar por ela. E ainda entregavam um cartão com os dizeres "eu me coloquei no lugar de quem não tem acesso". Genial! A apresentação deles ganhou nota máxima, merecidíssmo.
Aproveito para agradecer aos alunos que fizeram o trabalho, principalmente a Juliana, Tiago(s), Eduardo e Alan. Iniciativas assim nos fazem pensar que é mesmo possível termos um lugar melhor para se viver no futuro. Para TODOS viverem. Sem barreiras.
Os alunos que fizeram o trabalho e as professoras que avaliaram

7 comentários:

  1. Que maravilha!
    Parabéns, Alessandro, pelo seu belo trabalho!!!
    Parabéns aos alunos pela iniciativa!!! É lindo de se ver!!!

    Abraço!!!
    Simone Tavares.

    ResponderExcluir
  2. Que legal estão de parabéns esses alunos muito criativo!adorei a fraze...

    ResponderExcluir
  3. San meu querido, mais um golaço seu e dos alunos que bolaram este trabalho de uma maneira tão criativa e tão comprometida com a realidade dos cadeirantes brasileiros. Parabens a todos que desenvolveram este progeto.

    ResponderExcluir
  4. Grande alessandro...

    Pode ter certeza que nós somos quem temos que agradecer... a ju e o xará tiveram um contato mais próximo com você , porém acredite, que esse trabalho e esse contato com você nos ensinou muito. Pelo menos por mim, posso falar com propriedade,aprendi ... principalmente a olhar com mais atenção "detalhes" que antes passavam despercebidos.

    parabens pelo Blog, pelas iniciativas e muito obrigado por nos ajudar em nosso trabalho, e que ele evolua né...

    ResponderExcluir
  5. Faço das palavras do Thiago as minhas.
    Foi uma honra.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Muitíssimo obrigado, Alessandro!
    Toda a ajuda e reconhecimento que obtivemos com este TIDIR fez valer todo o nosso esforço. Estamos muito felizes de poder contribuir, visando um mundo melhor pra se viver. E continuamos na luta, sempre! :)

    ResponderExcluir
  7. Genial o trabalho dos alunos! Merece divulgação, e é o que vou fazer.

    Sam, vá em frente. Seu blog é uma grande ferramenta de inclusão.

    Abraços!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...