quarta-feira, 1 de junho de 2011

Do trabalho pra casa "à roda"

A esquina "mardita"
Ontem deixei meu carro na Automax para a revisão de 30 mil km e já comecei a sentir a falta que o carro faz para quem é cadeirante. Fui almoçar rodando, numa boa, mas fiquei dolorido depois de pegar um "morrinho" perto do trabalho (e enfrentar oito buracos no caminho). Na hora de ir embora, desci a avenida Contorno pela esquina mais inacessível que conheço na região (Av. Contorno com rua Levindo Lopes), cheia de buracos, desníveis e outros obstáculos, encarei os carros na esquina seguinte, que não tem rampa, e finalmente consegui atravessar. Como a avenida é muito movimentada, procurei um lugar mais tranquilo para pegar o táxi, mas até encontrar esse lugar foram mais três desníveis e uma esquina sem rampa, que tive que pular.
Finalmente encontrei um lugar mais amplo e dei sorte, o primeiro táxi que vinha era uma Palio Weekend. O cara subiu na calçada e entrei com mais tranquilidade, e ele conseguiu colocar a cadeira inteira no porta malas. Muito mais prático do que esses carros com mini-porta-malas. Felizmente cheguei em casa bem, porém dolorido.
Hoje fiz diferente. A Gi veio do trabalho andando (pobre tem que andar mesmo) e me encontrou na porta da empresa. Pensamos em pegar ônibus, mas tinha que atravessar a avenida e ainda esperar passar um adaptado. Pensamo num táxi, mas como gosto de uma aventura dei a ideia: vamos andando. E rodando. É só um quilômetro, mas cadeira de rodas em BH enfrenta uma maratona. Além dos inevitáveis morros, há todo tipo de obstáculo, sem contar as travessias, que nem sempre tem um semáforo para quebrar nosso galho e parar o trânsito frenético. Mas felizmente ainda tem alguns motoristas educados e tem gente que para o carro, mesmo com mais gente atrás, para deixar um pobre cadeirante atravessar. Aconteceu duas vezes no trajeto de hoje. Para terem uma ideia, fiz um pequeno vídeo de um trecho do trajeto, que podem conferir abaixo. É gente, é difícil ficar a pé. Ou melhor, a roda.

4 comentários:

  1. esquina mais inacessível que vc conhece? cara, c vc da uma voltinha de 5min por natal vc vai mudar de idéia, esse aí é molinho comparado com os que vejo por aqui. tenso.

    ResponderExcluir
  2. Sam, tu nunca rodou pela Lapa e Centro do Rio de Janeiro, né? Sorte sua, cara... Isso aí pra mim é pinto, asfalto liso. Adoraria que o Rio fosse assim... Av. Contorno com Levindo Lopes em BH virou meu sonho de consumo. rs (Rindo pra não chorar)
    Absurdo nossas cidades assim, pior de tudo são nossos representantes acharem isso normal. Vergonha total!
    Tenso ao extremo!!!

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem q os cadeirantes temos empregos bem remunerados pra andar de taxi tudo dia, ne? porq nao trocar as conduçoes dos prefeitos e vereadores de nossas cidades por uma cadeira de rodas um dia/ano, só um dia mesmo acho q seria suficente

    ResponderExcluir
  4. Poxa cara essa rua ainda tá de boa. Se vc visse as minhas calçadas vc chorava.

    Depois que a motorizada quebrou não saio de casa há uns 6 meses a não ser de carro.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...