domingo, 17 de julho de 2011

Intercity Hotel - Florianópolis

Quando reservei o hotel que ia ficar em Floripa, frisei bem que precisava de um quarto adaptado para cadeirante. Depois, mandei um e-mail solicitando confirmação de que o quarto era adaptado, e ainda perguntei se tinha cadeira de banho. Diante da confirmação, fiquei mais tranquilo, pois já passei raiva com estes hotéis "pseudo-adaptados" que tem por aí.
Cheguei ao hotel e já gostei da entrada, tem uma porta giratória e uma comum. Mas o balcão de recepção é alto, e não tem um rebaixamento para atender cadeirantes (ou baixinhos). O atendimento foi muito bom, e fui encaminhado para o quarto, que fica no primeiro andar. Isso parece bobagem, mas em uma eventual falta de luz facilita para descer pelas escadas. Fiquei em um hotel em Vitória uma vez que o quarto ficava no quarto andar, aí faltou luz e os caras suaram para descer comigo até o térreo. Sem contar a insegurança.
O quarto é muito espaçoso, dá para rodar com a cadeira de um lado e do outro da cama. Tem uma bancada comprida, com uma ramificação onde fica a TV, e atrás fica o frigobar, que é pequeno e fica próximo ao chão, dificultando um pouco pegar as coisas nele.
Só faltou vaso para deficientes
O banheiro me impressionou. É gigante. A pia é vazada embaixo, fácil de entrar com a cadeira. Tem barras para auxiliar na transferência para o vaso, mas este não é específico para deficiente (aquele com abertura na frente) e é muito baixo, dificultando um pouco a volta para a cadeira. O box do banheiro é excelente, tem até dois chuveiros, uma ducha de um lado e um chuveirinho deslizante, ideal para deficiente, com duas barras para apoio. O banco é escamoteável e grande o suficiente para garantir estabilidade no banho. Mas identifiquei um problema deste tipo de banco: não é regulável em altura, achei difícil voltar para a cadeira. Nesses casos, costumo tirar a almofada da cadeira para ficar mais baixo.
Mas como nem tudo é perfeito, dois problemas de manutenção me dificultaram o banho: o suporte de sabonete e xampu estava quebrado, tive que usar a cadeira para isso, e o suporte do chuveiro, da barra deslizante, também estava quebrado, impedindo de usar como chuveiro mesmo.
Cabideiro retrátil
Mas teve uma coisa que eu adorei. Tinha um cabideiro retrátil no armário. Nunca tinha visto esse equipamento, ele resolve o problema de quem tem dificuldade de alcançar as roupas que ficam penduradas. Tem uma barra no meio do cabideiro, é só puxar ela que o cabideiro desce até fazer 90 graus e trava, deixando os cabides todos ao alcance. Depois de tirar ou colocar as roupas, é só empurrar de volta que ele trava no lugar de novo. Achei tão bacana que fiz até um vídeo.
Avaliando os prós e contras, dou nota nove para o hotel, do ponto de vista da acessibilidade para cadeirantes. Ficaria de novo numa boa. Mas eles tem que dar mais manutenção.

4 comentários:

  1. Oi Sam!
    Esse cabideiro é xou de bola mesmo.Nós que estamos nos mudando nos próximos dias, mandamos fazer um guarda roupa e pensamos em colocar esse tipo de cabide,mas o arquiteto nos aconselhou colocarmos os cabides do Milton na parte de baixo, pois é mais barato e tào útil quanto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sam, fico muito feliz que vc tenha gostado desse hotel aqui na terrinha. Como te falei, ele é antigo e foi reformado há pouco tempo. Que bom que pensaram na acessibilidade. Achei o banheiro lindo, espaçoso (bem koisa de mulher, rs) e bem funcional. Esse lance do cabide eu ainda não tinha visto, achei bem bacana.

    Beijooooooooooo.

    ResponderExcluir
  3. Este cabideiro é ótimo. Uso cadeira de rodas também. No meu quarto mandei colocar nos dois lados do guarda roupa (no meu lado e do meu esposo) e ficamos muito satisfeitos. Esse cabideiro é bom para não cadeirante também, pois aumenta o espaço do guarda roupa. Não custa muito alto. Recomendo. E estou pensando de usar esse sistema na cozinha, assim, poderia usar armários altos podendo traser as coisas para baixo com essa alavanca.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...