segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Neuroestimulador Medular na prática

Controle remoto do neuroestimulador
Hoje, três dias após o implante de um neuroestimulador na medula, já tenho uma ideia dos efeitos. Foram duas cirurgias, uma no dia 11/10, quando foi introduzido um eletrodo ligado a um controle externo para testes, e outra no dia 14/10, com a introdução de outro eletrodo, em um nível mais baixo, e foi embutido um gerador, que é a unidade que envia pulsos elétricos para os eletrodos. Este gerador é operado por controle remoto, este da foto aí de cima, cuja operação explico no vídeo abaixo.
Após a primeira cirurgia, senti uma melhora nas dores até o quadril. Porém, como comentei com os médicos, eu estava com poucas dores naqueles dias, portanto a avaliação foi limitada. Na sexta feira, quando fiz a segunda cirurgia, minhas dores estavam voltando, e no mesmo dia pedi ao Paulo para reprogramar o aparelho. No sábado e domingo, já comecei a achar que não tinha adiantado nada, pois tive crises fortes de dor, e mesmo aumento a frequência do aparelho não tinha resultado. Nos dois dias o Dr. Bruno Perocco, outro neurocirurgião que também atuou na minha artodese, esteve no quarto do hospital e ouviu bem minhas lamentações, sugerindo que eu fosse pra casa e repousasse durante essa semana, observando os efeitos ao longo dos dias.
Ontem cheguei em casa um pouco melhor, mas eu havia tomado remédios no hospital para conter a crise. À noite dormi bem, com menos dores, e hoje acordei ainda melhor. Acho que o fato de estar em casa, na minha cama, ajudou, mas o efeito se fez sentir, pois acontece muito de eu acordar com muitas dores ou crises. Hoje passei bem o dia, desliguei o aparelho por alguns minutos para ver se estava mesmo fazendo efeito, e senti diferença. Mas por outro lado, senti muitas dores da cirurgia, dos cortes e pontos (detalhe: ele implantou o gerador bem onde tenho mais sensibilidade nas costas). Ainda é cedo para afirmar que resolveu meu problema, mas até o fim da semana terei mais respostas.
Controle ligado buscando o gerador
Aproveito para mostrar como funciona a coisa: posiciono a parte redonda do controle remoto no local onde foi implantado o gerador, o controle localiza o aparelho e eu escolho uma programaçtão. São três pré-programas, um ativa o eletrodo de cima (pouco abaixo de T5), um ativa o de baixo (T10), e um ativa os dois ao mesmo tempo. Escolhido o programa, aumento a intensidade dos pulsos elétricos por dois botões na parte superior do controle, um de mais e um de menos. Fiz um vídeo para exemplificar o funcionamento, confiram abaixo.
Descobri uma vantagem do neuroestimulador: quando eu for a São Paulo e alguém disser "e aí mano, tá ligado?", eu vou poder responder com provas, mostrando o controle remoto - "tô ligadão mano!!"

6 comentários:

  1. Como já disse no outro comentário. Vai da tudo certo

    ResponderExcluir
  2. Oi ano passado fiz uma cirurgia na coluna cervical em março.E esse ano em agosto eu tive q fazer o implante do Neuroestimulador Medular.Pensei q seria uma boa colocar ele q eu não teria dores só q foi diferente cinto dores todo os dia.Isso incomoda muito o meu médico falo q é assim mesmo q esta muito recente e q estou em adaptação do aparelho.Temos q acreditar q dias melhores virão para nó e q um dia tudo isso passe.Um forte abraço Josimary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josimary meu nome é Sara coloquei o neuro em dezembro minhas costas está acabando comigo como está vc?

      Excluir
  3. Oi após 8 cirurgias de joelho com implantes de prótese em 08 e 20/12 coloquei no HC um neuro porém já me arrependi pois sinto dores piores na c oluna e o aparelho parou de funcionar e meu médico simplismente saiu de férias por vezes sinto vontade de arrancar esta porcaria com as mãos paguei um absurdo pois mei convenio não cobriu e sinto dores absurda. Desculpe estou indignada. saracardim@ig.com.br 11 8971 -3318 ou 3692-9145

    ResponderExcluir
  4. Estou aguardando p/ fazer o implante, não vejo a hora pois passo dor q não desejo a ninguem, após duas artrodeses na coluna não vejo outra alternativa, não aguento + tanto remédio, são 13 comprimidos por dia. Se cair pela metade os remédios já está bom, estou ansioso.

    ResponderExcluir
  5. ola meu nome e Alex sofri um acidente no trabalho que provocou muita dor na lombar fis uma artrodese sem resultados há 3 anos aguardo o implante do estimulador ja fiz tambem risotomia infiltração vivo a base de medicamentos gabapetina 4 ao dia prebictical clonazepan i ainda uso um estimulador portátil sem resultados aguardo o implante do eletrodo que estar na justiça para a empresa pagar a cirurgia a mesma estar se negando que o acidente foi dentro da empresa.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...