segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Ônibus de turismo adaptado

Esse sim, pode usar e abusar do símbolo da acessibilidade
Finalmente alguém percebeu essa lacuna do mercado: um ônibus de turismo realmente adaptado para cadeirantes, com elevador e espaço para cadeira de rodas no interior. Falei neste post como acho um absurdo estes ônibus de turismo sem qualquer adaptação que ostentam vários adesivos com o símbolo da acessibilidade, como se fosse fácil um cadeirante entrar num destes. A Sunflower, uma empresa de turismo de São Paulo que atende à AACD, foi pioneira na área e procurou uma empresa que adaptasse um ônibus de turismo. A empresa que topou fazer a adaptação da carroceria foi a Irizar, a única que se dispôs a fazer esta.
Neste ônibus, eles podem acomodar até duas pessoas em suas respectivas cadeiras de rodas e mais 44 passageiros. Normalmente os passageiros que não têm dificuldade de transbordo, preferem viajar nas poltronas, reservando assim o espaço para quem realmente não pode sair de sua cadeira.
A adaptação do ônibus não interfere no layout interno, as poltronas podem ser removidas ou recolocadas no lugar em questão de minutos. Este equipamento, para ser instalado, só depende da boa vontade do empresariado, pois não atrapalha na capacidade total do veículo e não o torna de uso exclusivo.
Vejam no vídeo abaixo como ele funciona:
Agora eu torço para que algum empresário de Minas tome essa coragem e repita a iniciativa do pessoal da Sunflower. Ou melhor, minha torcida é para que essas grande companhias de ônibus percebam a fatia de mercado que deixam de atender e disponibilizem, pelo menos nas principais linhas, um ônibus adaptado. Afinal, cadeirante também gosta de viajar!
O Jairo Marques também publicou uma matéria com este ônibus, confiram.

8 comentários:

  1. Muito legal, gostei muito do post, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. A ORTOBRAS também possui 3 modelos de adaptação para os onibus de turismo em seu site, o que falta mesmo é a vontade das empresas de nos atender.

    ResponderExcluir
  3. oi adorei seu blog deu para eu ter algumas noções de acessibilidades necessárias , estou a projectar uma quinta totalmente adaptada a cadeiras de rodas, tanto na imediações como em serviços e actividades oferecidas. espero conseguir fazer com que um cadeirante se sinta completamente satisfeito no meu espaço.

    tati de Poetugal

    ResponderExcluir
  4. Só a IRIZAR encarou o desafio??? Mas olha que a Marcopolo exporta ônibus de turismo adaptados para a Costa Rica faz tempo - por lá a acessibilidade é obrigatória em toda a frota de ônibus...

    ResponderExcluir
  5. PARABENZ PELA REPORTAGEM.

    INFORMO QUE NOSSA EMPRESA TAMBEM ESTA APTA A FORNECER E EXECURAR OS TRABALHO DE ADPTACAO OD ONIBUS QUE NAO ESTAO PREPARADOS PARA CADERANTE COM PECAS E ACESSORIOS ORIGINAIS IRIZAR CONSULTENOS E CONHECA A www.apolloonibus.com.br

    ResponderExcluir
  6. A Azul Locadora é uma empresa especializada no transporte acessível por meio de vans adaptadas e no transporte com vans executivas..

    Nossos Serviços - Transporte Acessível e Convencional para:
    •Alunos, Pacientes, Funcionários;
    •Atletas, Eventos, Festas;
    •Fretamentos Eventuais e Contínuos;
    •Turismo Adaptado, Traslado e City Tour;

    Envie a sua cotação para nós e, se surpreenda com a qualidade de nossos serviços.

    Azul Locadora

    Contato:
    Tel: (11) 3439-7700
    Fax: (11) 5933-3953
    comercial@azullocadora.com.br
    www.facebook.com/azullocadora

    ResponderExcluir
  7. Não dá pra entender porque não é obrigatória a adaptação de toda a frota de ônibus em todo mundo Branca. A demanda é cada vez maior, tanto por cadeirantes, quanto idosos e pessoas muito obesas que não têm como passar pela catraca/ roleta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corretor fez ir errado. Rsrs.
      Porque não é obrigatória a adaptação de toda frota de ônibus 🚌 no Brasil?

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...