sábado, 5 de novembro de 2011

Virando para trás

Gente, essa é uma preocupação constante na vida de um cadeirante ativo. Digo ativo porque quem não sai de casa ou sempre sai acompanhado, dificilmente passa por essa situação. Mas uma pessoa que sai sozinho, que toca a cadeira pelas calçadas esburacadas das nossas cidades, sobe e desce meio fio, tem que tomar muito cuidado. Principalmente com uma cadeira monobloco, pois o centro de gravidade costuma ser um pouco mais avançado.
Uma situação que causa apreensão em muita gente é quando empinamos a cadeira. Tem gente que acha que já estamos virando e corre para acudir. Esta prática é comum e até importante, pois muda os pontos de pressão nas costas e nádegas. Ajuda a descansar o corpo. Uma dica que dou: quando se sentir cansado ou com dores e não quiser ficar equilibrando a cadeira, procure uma parede, empine, encoste as costas na parede e trave o freio da cadeira. Resolve direitinho.
Outro cuidado ainda mais importante é ao descer degraus ou meio fio. Sim, é possível e comum o cadeirante precisar descer um degrauzinho de vez em quando. Nesses casos, se a pessoa errar a mão e virar pra trás depois de descer, ainda corre o risco de bater a cabeça ou o pescoço. Já imaginou um paraplégico cair com a cadeira e virar tetraplégico? Seria muito azar!
Eu virei para trás poucas vezes em cinco anos como cadeirante. A primeira foi engraçada, estava em Maresias, litoral paulista, e resolvi descer um morrinho de grama que separava a piscina dos chalés. Quando cheguei no meio do morro a cadeira travou em um desnível e virou para trás. E quando o cadeirante vira para trás há duas preocupações: que a cabeça não bata no chão e que os joelhos não batam na cara. Eu levei joelhada na cara algumas vezes, pois o mais importante é proteger a cabeça. Mas corre-se o risco de perder um dente, pois o joelho vem com tudo na cara da gente. O ideal é virar o rosto ou tirar a cabeça da reta.

3 comentários:

  1. Em algumas ruas com ladeiras íngremes é preocupante mesmo. Eu já vi cadeirantes tombando ao tentar subir ladeiras, e sempre dá aquele susto na hora, às vezes dá até medo do cara cair morto na minha frente se bater a cabeça de mau jeito...

    ResponderExcluir
  2. gente sou cadeirante a dois anos e agora pretendo trocar mihna cadeira em X jaguaribe por uma monobloco nacional me deem alguma dica por favor como ja viram não tenho conhecimento sobre qual ser melhor, sem contar que ainda uso sonda de demora. abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho a M3 da ortobras muito boa, principalmente no conforto.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...