terça-feira, 15 de novembro de 2011

Bravo

Confortável e gostoso de dirigir
Como prometido, vou fazer a avaliação do carro que acabei de adquirir, um Bravo, da Fiat. E, como é objetivo deste blog, a avaliação será feita do ponto de vista de um cadeirante.
Em primeiro lugar, facilidade de acesso. Desde a primeira vez que entrei em um Bravo, lá na Automax, pouco tempo depois que foi lançado, já achei mais fácil entrar do que o Stilo por dois motivos: o banco é mais baixo e a trava da porta é arredondada. No Stilo eu tinha um pouco de dificuldade devido à altura do banco e à aba que há ali, que traz conforto mas dificulta para entrar, principalmente para um cara alto como eu. O banco já tinha regulagem de altura, mas mesmo usando no mínimo continuava mais alto do que a cadeira. No Bravo isso não acontece. No início achei que fosse devido às rodas de perfil baixo, mas como são maiores do que as do Stilo, no fim das contas ficam do mesmo tamanho, o que muda é altura que o motorista fica em relação ao carro.
A trava da porta, agora arredondada
A trava da porta, para mim, foi a maior evolução. Mas isso é importante mesmo para cadeirantes grandes como eu, pois a única escara que tive na vida foi devido à trava do Stilo. Minhas pernas, como são enormes, ficavam a conta para entrar no carro, o joelho batia na porta e as costas passavam rente à trava da porta, e três vezes ela rasgou minhas costas, uma depois da outra, o que acabou gerando uma escara que só sarou com tratamento e o dobro do cuidado ao entrar no carro. Agora esse problema acabou, pois a trava é menor e arredondada. Além disso, achei a porta mais ampla, portanto nem passo perto dela mais.
Porta malas espaçoso, mas alto e com abertura mais estreita
Outro quesito importante para cadeirante, o porta malas. O Bravo tem um porta malas bem generoso, de 400 litros, vinte a mais que o Stilo. Portanto cabe a cadeira de várias formas, e nem precisei tirar a tampa do porta malas, como havia feito no Stilo. E se cabe bem uma monobloco, com certeza caberá uma duplo X. Mas há um problema, a tampa do porta malas, além de mais alta, é mais estreita, o que demanda mais força para levantar mais a cadeira e colocar lá dentro (de preferência sem arranhar o para choques). Mas a Gi, minha colocadora oficial de cadeira no porta malas, disse que isto não incomoda, nem dá mais trabalho.
Sistema de comando de voz ajuda a manter a atenção na direção
Mais um item que acho importante, tecnologia. Pedi meu carro com o opcional Blue&Me, um sistema de gerenciamento de celular e outras funções no carro. Agora tenho ainda mais segurança para usar telefone ou o som, pois basta apertar um botão no volante do carro e falar o comando desejado. Até mensagens do celular o sistema lê, e ainda pergunta se você quer ligar para o número que mandou a mensagem. Para controle do sistema de som, há vários comandos como "avançar" para passar para a próxima música, ou até para ouvir músicas de um determinado cantor é só dizer o nome e ele organiza tudo. As chamadas funcionam como o Connect que havia no Stilo, é só dizer "chamar" e o nome de uma pessoa da agenda que ele faz a ligação. Enfim, um carro completo, confortável, cheio de tecnologia e muito bonito. Qualquer cadeirante, ou melhor, qualquer um fica satisfeito em um desses.
No próximo post falo sobre a adaptação que instalei nele.

5 comentários:

  1. Oi Sam!!! Muito legal sua avaliação e tbm bonito o seu carro e cheio de tecnologia!!! Parabéns!!! Só me tira uma dúvida, esse aparelho no volante é o pomo giratório né? É que eu aprendi a dirigir sem ele... rsrrs
    Sucesso com o seu novo carro!
    BJ!

    ResponderExcluir
  2. Ei Tuigue! Obrigado! Sim, é o pomo. Comprei um novo, que solta facilmente no volante. Eu achei que nunca fosse usar, mas para manobrar é ótimo! Facilita muito. Mas no dia a dia não uso também não.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns te desejo sucesso no novo carro.e muito boa esta sua avaliação...

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  4. Lindo carro, quantos % de desconto conseguiu nele?

    ResponderExcluir
  5. Wendell, o desconto total foi de 27%. Ele varia de acordo com os opcionais que você pede, mas a Fiat tem a vantagem de dar mais 5% de desconto além da isenção. Vale muito a pena!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...