sábado, 12 de novembro de 2011

Suporte dos pés

Minha cadeira de rodas, uma M3 da Ortobrás, fez dois anos neste mês de novembro. E por incrível que pareça, só no mês passado descobri que o suporte para os pés estava invertido. E só descobri porque um cadeirante de Lages, o Daltivio, me avisou pelo Facebook. Ele viu uma foto no blog e me perguntou porque eu não havia virado o suporte para os pés, pois ele vem assim de fábrica para ocupar menos espaço no transporte. Me explicou que o lado vazado fica pra frente, e sugeriu a mudança.
Como estava desde que comprei a cadeira
No mesmo dia fiz o teste, invertendo o suporte. E não é que ele tinha razão? Ficou muito melhor, e até mais bonito. Eu sempre achei que ficava muito pé para fora do suporte, mas achei que fosse devido ao tamanho dos meus pés - calço 45. Imaginei que em cadeira nenhuma ia encontrar um suporte que coubesse.
Como ficou com a inversão do suporte
Apesar de parecer bobagem, este assunto é importante, pois se o paraplégico fica sempre com os pés soltos ou caídos por longos períodos, corre o risco de ficar com "pé equino". Não é que o cara vira um cavalo, apesar de ter uns por aí que já são, mas é o nome que se dá ao encurvamento dos pés por inatividade. Mas o que evita o pé equino não é a posição do suporte, longe disso, o que evita é a mobilização dos pés através de exercícios realizados pelo próprio cadeirante. Eu faço todo dia de manhã, pego cada um dos pés e giro em todas as direções várias vezes. Além disso, movimento também os dedos dos dois pés, também em várias direções. A dica do suporte também é importante, se deixar os pés o dia inteiro caídos, pode agravar o problema.
O que impressiona nessa história do suporte é eu descobrir isso só agora. O problema é que a cadeira não veio com manual, então fui descobrindo tudo na marra, no teste, ou trocando experiências com pessoas que me contactavam pelo blog. Acho isso um absurdo, principalmente uma cadeira toda regulável como esta, Ouvi dizer que agora elas vêm com manual, mas não tenho certeza. Pra quem fabrica, fica a dica.

7 comentários:

  1. Pés esquisitinhos, hein, Sam? Até com meias dá pra ver que seus pés são feios. hahahaha
    Eu calço 47 e vivia o mesmo dilema, mas eu inverti logo o suporte pros pés da minha cadeira, por conta própria, e só depois vi que a inversão que eu havia feito é que era a posição correta. rs Na época que comprei a minha o fabricante realmente deixou a desejar na questão do manual. Um lapso imperdoável da parte deles, né?
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Gostei da informação. Tenho uma m3 . Vou retificar agora. Obrigada pela partilha.
    Beijo da
    Genaura tormin

    ResponderExcluir
  3. Minha M3 é "zero bala" e veio com manual, a posição do suporte ao meu ver está correta da forma que vem da fábrica. Porque deve posicionar os pés bem para trás de forma que não bata nas "coisas" enquanto a gente se locomove e por isso tem a faixa de paturrilha, para que posicione bem para trás de forma que não caia.

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus !!!!!!!!!
    E só agora vc me fala isso, quase 2 anos com o suporte "curupira",rsrsrss
    Vivendo e ,felizmente, aprendendo.
    bj

    ResponderExcluir
  5. Poxa, eu coloquei meia para disfarçar mas não adiantou... Eu também achei que era assim mesmo, mas se posicionar os pés muito para trás acho que fica forçando, e quando fazemos elevação força mais ainda. Particularmente, prefiro como ficou agora, e não bate mais do que já batia meu pequeno pé...

    ResponderExcluir
  6. Oii Sam!!!

    A minha M3 tbm veio com o suporte igual na segunda foto, mais depois de um mês de uso, eu virei e ficou melhor para apoiar os pés, é que meu pé não vai muito para trás então achei melhor assim!!! Então não sei o modo certo, mais o que importa é vc se sentir confortável!!!

    BJ!

    ResponderExcluir
  7. tenho ottobock ventus e o apoio tem dois pares de furos porem são um abaixo do outro e tem a distancia de milimetros. Não entendi o porque disso. Pois, gostaria de projetar o apoio de pés mais para frente de forma que pudesse ficar com as pernas mais estendidas porque ficar com elas em 90 graus cansa um pouco ao longo do dia. E pior é que meus pés não apoiam completamento da ponta dos dedos até o calcanhar. Eles se apoiam mais até a metade dos pés o que faz ter espasmos. Algum resolveu isto já? penso em pagar um serralheiro para furar nas extremidades e assim eu consiga parafusar e jogar a placa um pouco pra frente

    paulokennedyprates@gmail.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...