terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Atende

Serviço eficiente e bem bolado
Quando estive em São Paulo para assistir o Grande Prêmio de Fórmula 1, no dia 27, fiquei preocupado com o transporte, pensei que iria com meu cunhado de carro e enfrentaríamos trânsito e dificuldade para estacionar. Imaginei que deveria haver vagas para deficiente bem próximo ao autódromo de Interlagos, mas para conseguir uma delas seria necessário sairmos de casa muito cedo, o que me deixaria ainda mais cansado no fim do dia. Mesmo assim achei melhor levar minha credencial para estacionamento especial, pois poderíamos dar sorte de encontrar uma vaga.
Só que, no meio da semana, meu cunhado me ligou dizendo que haveriam vans próprias para levar cadeirantes para o autódromo. Fiquei meio desconfiado, achando que poderia ser demorado ou não nos deixaria muito próximo ao local de entrada e teríamos que andar/rodar muito. Aí ele me disse para ver no site do Grande Prêmio como seria o transporte especial.
Foi o que fiz e lá dizia que as vans sairiam de lugares estratégicos da cidade, e que haveriam várias unidades para servir a todos, com pontos de chegada bem próximos aos portões de entrada. Acabei botando fé no serviço e decidi testar no dia do treino de largada, sábado. Cheguei em Sampa na sexta à noite e depois de me esbaldar brincando com meu sobrinho (que está muito lindo) fui descansar. Combinei com meu cunhado de sairmos no outro dia às nove da manhã, já que, apesar do treino ser de tarde, eu fiquei com medo de demorar para chegar e eu queria aproveitar bastante.
Daniel preparando o elevador para me embarcar
Fomos pegar a van no ponto da Avenida Paulista, mais próximo da casa deles. Chegamos por volta das nove e meia e haviam duas vans esperando. Logo o Jair, que estava organizando os embarques, veio ao nosso encontro para saber se precisava de ajuda para sair do carro. Ele nos levou até a van, que tem elevador e estrutura para comportar dois cadeirantes com segurança e conforto. O Daniel, motorista que aparece na foto, opera com tranquilidade o equipamento e instala o cadeirante em minutos, e com muita simpatia.
No caminho, Daniel foi me explicando que o Atende é um serviço da Prefeitura de São Paulo, coordenado pela SPTrans, que faz o transporte de cadeirantes de porta a porta, ou seja, pega o cadeirante na casa dele e o leva até onde precisa, e ainda pega de volta no horário combinado. Para isto, basta que se cadastrem em um dos postos de atendimento e informem os trajetos com antecedência. O serviço destina-se prioritariamente a reabilitação, tratamento de saúde, educação e, caso haja oferta de veículos, trabalho, esporte, lazer, cultura e outras atividades da vida diária. E o mais interessante: é totalmente gratuito!
Pesquisando no site descobri que existe desde 1996, e o Daniel me informou que hoje há mais de 600 veículos à disposição dos cadeirantes e pessoas com deficiência grave, que causem muita dependência.
Pronto para ir para o autódromo
Chegamos rapidinho ao circuito e me deixaram bem em frente ao portão A, que dá na arquibancada com lugares especiais para cadeirantes (em outro post falo disso). Foi só atravessar a rua e eu já estava dentro do autódromo. Fiquei impressionado com o sistema do Atende, muito eficiente e importante para garantir qualidade de vida aos cadeirantes da cidade. Belo Horizonte precisa urgentemente de um serviço destes, fica a dica para a prefeitura municipal e a BHTrans. Parabéns ao pessoal do Atende! Atende mesmo!

3 comentários:

  1. Sensacional esse Atende!!!!!!!!!
    Todas as prefeituras deveriam ter um sistema assim, pois existe infelizmente um contingente mto grande pessoas que se beneficiariam dele, e nem falo de lazer e educação, mas necessidade mesmo!
    Parab´nes á Prefeitura de Sao Paulo!!!

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar desse serviço! Obrigada por nos informar. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. A Azul Locadora Transporte Adaptado é uma empresa especializada no transporte acessível por meio de vans adaptadas.

    Temos como missão: oferecer soluções em transporte adaptado com a qualidade que você deseja e a segurança que você merece.

    Nossos Serviços - Transporte Adaptado e Convencional para:
    • Alunos, Pacientes, Funcionários;
    • Atletas, Eventos, Festas;
    • Fretamentos Eventuais e Contínuos;
    • Turismo Adaptado, Traslados e City Tour;

    Envie a sua cotação e deixe-nos surpreender com a qualidade de nossos serviços.

    Azul Locadora Transporte Acessível (Adaptado)
    Tel: (11) 3439-7700
    Cel: (11) 7751-4012
    Fax: (11) 5933-3953
    www.azullocadora.com.br
    comercial@azullocadora.com.br
    www.facebook.com/azullocadora

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...