terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Comando Manual Elite

Comando Manual Elite e Pomo giratório de engate rápido.
"Tropa de Elite, osso duro de roer, pega um pega geral..." Não sei porque, mas quando vejo o Comando Elite, penso nessa música. Tudo a ver, né? Acontece que, já que eu ia trocar de carro, resolvi trocar também de adaptação. Mas tive muito receio ao trocar, pois estava muito acostumado com a antiga, que era paralela, e eu conseguia operá-la só com os dedos, apoiando a mão sobre o joelho. E ela era muito precisa e funcionava muito bem, me dava total controle do veículo. Tanto que eu recebia elogios dos manobristas do estacionamento do Amadeus, e outros. Ouvia coisas como "você dirige melhor que muita gente normal". Eu agradecia, fazer o que?
Ainda dirijo com três dedos, apoiando a mão no joelho. Não cansa.
Mas este este post é para avaliar o comando manual do Capitão Nascimento, o Elite. Com esse nome, só pode ser forte, né? E como. Ela não tem folgas e não é dura, pelo contrário, super macia para operar, e oferece total controle de aceleração e frenagem. Aproveito para tirar uma dúvida de muita gente: não há perigo de o carro voltar ao sair arrancando em uma subida. As pessoas acham que, por ser na mão, o motorista pode ter alguma dificuldade se parar em um morro e depois precisar sair acelerando, o carro teoricamente voltaria para trás. Ledo engano. Garanto que meu carro não volta nem dez centímetros, quando volta. Acho ainda mais fácil sendo na mão, o reflexo é maior e a velocidade para puxar a alavanca também.
Detalhe da Elite, moderna e muito bonita
Outra grande diferença entre ela e a antiga que eu tinha é a posição de utilizar: a alavanca faz noventa graus com a barra principal. E era isso que eu tinha mais receio de demorar a acostumar. Felizmente estava enganado, esta posição é mais segura e prática, permite o acesso ao volante e à alavanca de setas e faróis sem tirar a mão do acelerador, ou do freio. Tudo isso torna a direção mais segura e tranquila.
Além disso, o fator estético também conta. A adaptação é mais fina e anatômica, percebam a curva que faz no final, para não esbarrar na perna. O acabamento é perfeito, sem rebarbas, e ainda tem uma proteção plástica embaixo do parafuso principal. Esse parafuso sempre machucava minha perna na transferência na outra adaptação.
O Pomo Giratório de engate rápido
Ah, aproveitei também para comprar outro pomo giratório. Escolhi o modelo de engate rápido e acabamento em couro. Ele é ótimo porque solta facilmente, e não atrapalha quem não está acostumado, é só tirar. E é muito bem feito e bonito, combinou perfeitamente com o volante, que também é em couro, com uma parte lisa e outra com acabamento de furos. Enfim, valeu a pena, ficou harmônico o conjunto. Estou completamente satisfeito com os produtos, superaram minhas expectativas, trazem conforto e segurança ao dirigir, o que é mais importante. Podem chamar os bandidos, agora tenho o Comando Elite no meu carro!
O Comando Manual Elite está à venda na Hélio Adaptações por R$ 1.380,00 e o pomo giratório de engate rápido por R$ 398,00 (preços incluem instalação). Valem cada centavo!
P.S.: Não recomendo a ninguém dirigir com as pontas dos dedos como eu, o correto é pegar firme na alavanca com a mão toda, para garantir mais segurança.

21 comentários:

  1. Fala Alessandro,

    Gostei muito do post e sempre lia suas publicações mas confesso que ando meio desligado desse mundo onde eu aprendi muito e, que tbm, deixei meio de lado o meu mundinho no VISÃO DIFERENCIADA.

    As fotos e suas explicações foram perfeitas, mas qu tbm queria saber quanto custou para fazer essa adaptação, que no caso, seria apenas a montagem do Comando Manual Elite, não é isso?

    Um grande abraço Sam!!!

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  2. E aí Mr. Losea, está sumido mesmo heim! Bem observado, os preços já incluem a instalação, te entregam o carro prontinho pra uso, e se necessário fazem as regulagens que melhor te atendem. Como sou grande, pedi para colocar mais no fundo, ficou perfeito.
    Abraços!

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  3. Ola amigo tudo bem, estou sempre aqui acompanhando o blog, me tira uma duvida por favor, essa isenção de carros pra portador de necessedades especiais é só pra carros novos ou usados tbm. Te agradeço. Parabens pelo blog tem ajudado mta gente. Forte abraço!!!!!!!

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  4. Oi amigo, a isenção é somente para carros zero quilômetro. E é bom fazer as contas, pois pode sair mais barato do que muitos carros usados por aí!
    Abraços e obrigado.

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  5. Como funciona esse comando?... você empurra sentido pedais para freiar e puxa sentido banco para acelerar?

    Abraço.

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  6. PS: só não curti o preço desse Pomo.

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  7. Isso mesmo Wendell, empurra para freiar e puxa para acelerar.

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  8. Num carro com câmbio manual até tem o problema de recuar um pouco ao iniciar a movimentação num aclive. Já nos automáticos ou automatizados isso fica mais difícil por causa da maior precisão no controle do acoplamento (por conversor de torque num automático convencional ou por embreagem seca num automatizado), enquanto num modelo originalmente com câmbio manual e embreagem convencional as velocidades de referência do atuador usado nas adaptações não são tão precisas.

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  9. Olá Alessandro, estou aguardando o ICMS de São Paulo, e enfim, aguardar o recebimento da carro, escolhi o Civic, por conta de porta malas, abertura de portas, etc, gostaria de saber, como vc ja tem experiência, qual a melhor adaptação em termos de segurança ( vi no seu post, essa sua adaptação, não tem ligamentos por cabos, não é mesmo, apenas por peças de ferro), em outra que vi, me parece que são ligadas por cabos (acho q é a europa lever), meu receio seria o rompimento desse cabo, queria saber as suas impressões quanto as adaptações, lembrando que moro em serra.
    valeu, muito obrigado!!!!

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    1. Oi Francisco, essa adaptação que uso tem cabo sim, mas fica tranquilo com isso, já uso há dois anos e meio e nunca arrebentou. As primeiras adaptações com cabo eram mais arriscadas, mas essas mais atuais (e melhores) tem o mesmo risco de um cabo de acelerador comum arrebentar, ou seja, quase nenhum.

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  10. Valeu Alessandro, muita obrigado pela atenção.

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  11. Olá Alessandro, gostaria de saber se com essa adatação dá pra acionar as setas freiando ou acelerando. Por exemplo, numa decida ou subida. Estou aguardando o meu carro chegar para adaptar. Quando fiz minha CNH utilizei nas autoescola Central de comandos elétricos e alavanca puxa e empurra justamente por causa da dificuldade de acionar a alavanca e seta simultaneamente. Se der pra acionar a seta e a alavanca vou economizar R$3500,00. Desde já agradeço. Um abraço.

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    1. Eu consigo sem dificuldade, como ela está a 90 graus, é próxima à alavanca de seta. Mas você tem que ver na prática, eu tenho uma técnica, e minha mão é grande. Acho que você não terá dificuldades.

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    2. Obrigado. Vou testar se consigo também. Um abraço.

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  12. Este comentário foi removido pelo autor.

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  13. Alessandro, voce poderia dar mais detalhe dessa adaptaçao? Como por exemplo fotos da instalaçao dos pedais acelerador e freio.
    Abraço.

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    1. Me mande um email e te mando foto dos pedais.

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    2. Agradeço pela sua atençao, pois será se grande importancia para mim vc mandar essa foto. Comprei um grand siena e estou com problema de instalaçao dessa adaptaçao. Na verdade troquei de siena do ano 2011 para o grand siena e o problema é transferir a adaptaçao onde estou encontrando dificuldade na instalaçao dos pedais do freio e acelerador. Desde já agradeço. meu e-mail é wagnohormida@hotmail.com

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  14. Tenho um carro automático sou cadeirante, e estou pensando em adaptar com acelerador eletrônico de aro atras do volante e freio manual, alguém tem essa adaptação?

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  15. Tenho um carro automático sou cadeirante, e estou pensando em adaptar com acelerador eletrônico de aro atras do volante e freio manual, alguém tem essa adaptação?

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  16. Tenho um carro automático sou cadeirante, e estou pensando em adaptar com acelerador eletrônico de aro atras do volante e freio manual, alguém tem essa adaptação?

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