quarta-feira, 21 de março de 2012

Banheira para cadeirantes

Minha amiga Vanessa, de São Paulo, me mandou um link para um post do site da Portobelo que mostra uma banheira desenvolvida para ser utilizada por cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Achei muito bacana a ideia, mas até chegar ao Brasil, considerando ainda o preço que se costuma cobrar por coisas assim, será um objeto para poucos. Mas fica a dica, pelo menos como sonho de consumo.

Os designers 
Kim Jung Su, Yoon Ji Soo & Kim Dong Hwan acabam de apresentar o conceito de uma banheira para cadeirantes, a Flume Bathtub. A proposta consiste em uma banheira de design moderno, com dois corrimões e uma curvatura em forma de assento, na qual o usuário pode tomar seu banho sentado.
Para facilitar o acesso à banheira, os designers buscaram inspiração no parque de diversões. A Flume fica sobre uma estrutura triangular e funciona como uma gangorra. Quando vazia, a banheira pende para o lado onde está assento e os corrimões. É por esse lado da banheira que o usuário entra nela.

Quando cheia de água, a Flume fica estabilizada em uma posição central, paralela ao chão. Os designers, no entanto, não informam se o peso do usuário oferece papel importante para que a banheira fique na posição para banho.
Para sair do banho, o usuário precisa esperar para que a água seja drenada. Sem água, a Flume volta para a posição inicial e o indivíduo pode deixar a banheira, com movimentos semelhantes ao da entrada na estrutura.
Prático e fácil de entrar e sair
O conceito, segundo os designers, pode ser aplicado não apenas em residências e hotéis que promovemacessibilidade para cadeirantes. A Flume Bathtub, segundo eles, pode ser usada por qualquer pessoa e oferece, ainda, uma alternativa de banho para idosos e pessoas com a locomoção comprometida. 
projeto foi vencedor do prêmio Red Dot Award Design Concept 2011, por promover, não apenas acessibilidade, mas também privacidade ao usuário.
Confira a matéria completa no site da Portobelo clicando aqui.

2 comentários:

  1. Adorei!!!!

    Só gostaria de saber se o custo também é acessível! Caso não for, vou começar a guardar umas economias.... hehehehe.... eu queroooooo....

    ResponderExcluir
  2. simplesmente o maximo mesmo,que cadeirante nao gostaria de ter uma dessas em casa? pena que meu banheiro é pequeno! kkkkkkkk
    Muito boa mesmo. Parabens pelas pelissimas materias posta em seu blog.
    Kelly

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...