quarta-feira, 28 de março de 2012

Pernas pro alto

Sempre que possível, mire-as para o céu!
Infelizmente este post não é para anunciar minhas férias premium de três meses, mas para falar sobre um hábito que deve ser adotado por todo cadeirante: colocar as pernas para cima. Não precisa também se pendurar no teto como um morcego, mas se lembrar de, sempre que possível, buscar uma forma de levantar os pés e deixar as pernas sobre algum objeto no mesmo nível ou mais alto do que o assento.
O ideal mesmo é deixar pelo menos um pouco os pés em um lugar mais alto, porém não pode deixar muito tempo, senão a circulação fica mais difícil. E é para a circulação o maior benefício de colocar as pernas para cima. Já ouviram falar que a panturrilha é o coração das pernas? Isso porque elas bombeiam o sangue para cima com a contração muscular. Só que nos cadeirantes, principalmente os lesados medulares, essa contração não existe. Por isso nossos pés incham se ficamos muito tempo sentados com os pés para baixo (essa é minha desculpa quando alguém fala que meus pés estão inchados de tanto beber...). Outra forma de evitar o inchaço dos pés é usar meias de alta compressão.
E não é preciso estar em casa para levantar os pezinhos. Quando estiver na casa de um amigo, não se avexe em pedir um banquinho para esticar as pernas. Até no escritório é possível fazer isso, basta conseguir um banco ou um apoio para colocar os pés. Só que o chefe não pode ver, senão vai achar que você está tirando onda de malandro...
Eu adoro um puxadinho!
Em casa, uma forma de ajudar nessa prevenção é comprar um sofá com chaise. Para quem não sabe, o chaise é esse "puxadinho" que o sofá tem onde dá para esticar as pernas. A vantagem é que fica fácil colocar as pernas para cima, mesmo que no mesmo nível do tronco. Como fica em casa, é uma atividade que a gente acostuma a fazer todo dia, ajudando na circulação. Mas melhor do que isso é deitar e colocar as pernas para cima mesmo, em uma almofada ou travesseiro. Eu faço as duas coisas, afinal meus pés já ficam inchados por outros motivos, prefiro evitar que falem que sou bebum...

13 comentários:

  1. Olha. Todos os dias após o almoço fico deitado com as pernas para o ar cerca de 2 horas. Será que então isto não é recomendado? Pois vc comentou que não é indicado ficar muito tempo assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vilmar, não tenho certeza que faz mal, só acho que se ficar tempo demais, pode dificultar a circulação. Lembro que antes de virar cadeirante, meus pés começavam a esfriar e doer depois de um tempo para cima. Acho que o ideal é não exagerar, tipo cinco ou seis horas, e sim intercalar, ficar um pouco pra cima, um pouco pra baixo, de forma a não estressar os músculos e a circulação.

      Excluir
    2. Sam parabéns...muito bom o texto!!! ajudou bastante! abraços.
      Patrícia.

      Excluir
    3. Obrigado Patrícia! A ideia é essa! bjos

      Excluir
  2. Valeu pela dica, sou cadeirante a poucos dias e me assustei com o inchaço. Abraços.
    Abolor

    ResponderExcluir
  3. Boa iniciativa! Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom,parabens por postar essas dicas ajudou muito!!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo comentário.sou cadeirante a pouco tempo e estou com umas manchas nas pernas.mas ao dexa as pernas um pouco pro alto já melhorou bastante.otima sua intenção.

    ResponderExcluir
  6. Ótimo comentário.sou cadeirante a pouco tempo e estou com umas manchas nas pernas.mas ao dexa as pernas um pouco pro alto já melhorou bastante.otima sua intenção.

    ResponderExcluir
  7. Oi adorei ver seu post estou namorando um cadeirante e procuro sempre algumas informações pra ajudar.parabens e obrigada

    ResponderExcluir
  8. Estou adorando aprender SOBRE cadeirantes e poder mostrar pra a sociedade que eles ou elas cadeirantes são pessoas que merecem todos nossos respeitos e compreensão são humanos maravilhosos até mais amáveis dos os que não teem nem

    ResponderExcluir
  9. Nem um tipo de paralisia admiro muito os cadeirantes, são seres humanos maravilhosos digno de amar e serem amados

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...