terça-feira, 6 de março de 2012

Transferências para a cadeira de rodas

Dando continuidade à saga do post anterior (falando assim fica até bonito), vou falar agora das transferências de outras cadeiras para a cadeira de rodas. São operações ainda mais complicadas do que as "idas", pois geralmente as cadeiras comuns são mais baixas do que as cadeiras de rodas, e no caso das com rodinhas, mais instáveis, pois não tem travas e são muito leves. Portanto, é necessária muita atenção, e se possível, alguma ajuda.
A preparação básica é parecida: travo a cadeira de rodas a um ângulo de aproximadamente noventa graus, com o quadro da cadeira de rodas no meio do assento da outra cadeira, de preferência forçando-a contra uma parede ou mesa, para aumentar a estabilidade. Melhor ainda é quando é possível "espremê-la" em uma quina, como estas mesas de escritório em formato de "L".
Eu geralmente coloco um pé na cadeira de rodas e mantenho o outro no chão, e me aproximo da beira da cadeira fixa. Na hora da transferência propriamente dita, uma diferença: quando possível, apoio a mão que vai na cadeira de rodas na aba de proteção das rodas e uso para puxar o corpo com mais força, pois só apoiar a mão no assento dá menos segurança. Mas quando a cadeira é mais baixa ou o ambiente não permite, vai no meio do assento mesmo. Vamos aos vídeos.

- DE UMA CADEIRA FIXA SEM BRAÇOS PARA A CADEIRA DE RODAS
No caso da volta de uma cadeira fixa sem braços para a cadeira de rodas, deve-se ter atenção ao apoio da mão na cadeira fixa, pois se ela for leve, pode virar no momento em que fizer força para jogar o corpo. Por isso é importante tentar apoiar mais no centro do assento o possível. Se for o caso, escorregue a mão por baixo da bunda (sem preconceito, afinal, aposto que você já passou a mão na sua bunda).

- DE UMA CADEIRA FIXA COM BRAÇOS PARA A CADEIRA DE RODAS
Neste tipo de transferência, é possível apoiar no braço da cadeira fixa (se for pesada o suficiente) para ajudar na transferência. Principalmente se a cadeira for mais baixa do que a cadeira de rodas (o que é muito comum). Assim, você consegue elevar mais facilmente o corpo.

- DE UMA CADEIRA MÓVEL COM BRAÇOS PARA A CADEIRA DE RODAS
Esta é, na minha opinião, a transferência mais perigosa. Isso porque é comum a cadeira de escritório escorregar quando empurramos o corpo. Portanto, o importante é estabilizar o máximo possível a cadeira de escritório, pois como ela é leve e tem rodas, é grande a chance de escapar no meio do caminho (como aconteceu ao final desta transferência). Com a mão bem próxima ao centro do assento, dá para minimizar este problema. Mas deve ser uma transferência rápida, pois se vacilar, o cadeirante pode ir para o chão (e não vai ser bonito não).

Bem, aí estão minhas dicas, lembrando que são técnicas que eu uso porque me sinto seguro em cada transferência. Levo em consideração meu peso, tamanho, tipo de cadeira e ambiente. Portanto, o que funciona para mim, pode não funcionar para você. E o objetivo destes vídeos e deste texto é dar uma ideia de como você pode fazer para encontrar o seu melhor jeito de transferir. Com muito cuidado, sempre, e se possível, com ajuda. Ah, e quando eu peço ajuda, é geralmente para que uma pessoa segure a cadeira para onde estou transferindo (ou saindo). Ajuda pacas!

6 comentários:

  1. Parabens pela maravilhosa explicaçao. quem esta no começo dessa luta vai amar e saber fazer direitinho tudo.esta muito bem explicado.
    kelly

    ResponderExcluir
  2. Isso de Transferencias é bem legal e de grande utilidade...... abraço

    ResponderExcluir
  3. ooi sou uma estudante..estou fazendo um projeto para ajudar os cadeirantes queria saber se tem alguma coisa que poderia ser modificado na cadeira que os ajudasse..!
    voce poderia ajudar?
    desde ja muito obrigado

    ResponderExcluir
  4. estou procurando um cadeirante na zona sul de porto alegre para remar em caiaqui aberto em ipanema segundas pela manha 85111968 saulo

    ResponderExcluir
  5. Oi, gostei muito do blog, pois, pessoalmente me interesso muito pelo assunto e como designer, pelo público (e os problemas existentes). Referente a essa postagem - pesquisando sobre o assunto - encontrei um produto desenvolvido pela empresa japonesa Wasuke que auxilia/soluciona esse problema. Não sei se já é de seu conhecimento, mas acho que vale a pena uma conferida e até mesmo uma postagem especial sua :)
    [Matéria do blog APNEN de Nova Odessa]

    ResponderExcluir
  6. Oi! queria saber se você tem movimento nos quadris ou só não tem nas pernas. Tenho uma mãe cadeirante e esse post foi muito útil!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...