segunda-feira, 16 de julho de 2012

Escolas municipais acessíveis

Em conversa com minha prima Andréia, que é chefe de enfermagem de um posto de saúde da Prefeitura de Belo Horizonte, fiquei sabendo de um projeto da Prefeitura que tem o objetivo de padronizar as escolas municipais da rede pública da cidade para receber alunos com deficiência.
Para facilitar a locomoção dos alunos com deficiência nas escolas municipais, as unidades passam atualmente por reformas de acordo com as normas de acessibilidade. Entre as adaptações estão placas em braile, piso tátil, rebaixamento de guias e instalação de barras de apoio. Apenas uma escola está com as obras em andamentos, outras seis já foram concluídas.
As adequações são realizadas por meio de uma verba repassada do Ministério da Educação (MEC) para o Governo Municipal destinar às escolas municipais que possuam salas de recursos e especialistas para atender os alunos com deficiência. As salas de recursos são utilizadas para prestar um atendimento educacional especializado, como o ensino de braile e libras. Para a reforma, cada escola analisou as prioridades dentro do orçamento disponível.
Ressalto que este post não tem qualquer cunho político e eu não tenho nenhuma ligação com partido político ou candidato, meu objetivo é somente informar e compartilhar bons exemplos que podem (e devem) ser seguidos por outras cidades.

Um comentário:

  1. Alessandro , boa noite !
    Sou um pequeno contrutor no sul do país, entretando vagarosamente vou construindo apenas para locação. Em meu último projeto tinha a idéia de fazer algumas lojas comerciais no térreo (pé direito alto, mais de 5 mts) e logicamente dentro da exigência legal de minha cidade , e no pavimento superior algumas Kits com pouco menos de 30 m2 . Entretanto por ser esquina , e terreno em declive houve por parte do município a exigência de rampa de acesso com 8 gráus que ficaria infinitamente longa ,ou elevador para cadeirante. Oras e depois a escadaria com mais de cinco metros após o Hall , como fica ? Resposta: A lei obriga dar acesso até o Hall !
    Bem ; creio que " meia boca" é meia boca ! Simples , aluga-se um elevador recebe-se o "habite-se " e devolve ! Afinal as kits não são preparadas pra quiçá receber , quanto menos morar um cadeirante. Mas não ! Pensei... se esta é a atitude da maioria vou fazer diferente.As lojas tem 6,40 x 9.00 mts . Mandei mudar todo o projeto , agora terá tres pavimentos pois dividi o tal "pé direito" em dois , e no lugar das lojas farei cinco apartamentos "realmente" adaptado , não só nas normas como também de forma individual, pessoal caso necessário! Vaga de auto exclusiva , coberta e parcialmente dento do espaço e com mobilidade necessária...enfim , como nada faço " meia boca" , e dentro das normas e lei , eis o meu " cala boca " ! E assim espero que outros assim vejam. Não sou santo, mas não curto coisas erradas ... apenas ciente que posso proporcionar um benefício , e comercialmente ser beneficiado ! Enfim uma troca de satisfações, uma...meus inquilinos , outra .... eu ! E sinceramente estou feliz por ter mudado todo o projeto ! Pedirei reservas por enquanto , entretanto se desejar vou lhe passando o "andar da carroagem" rsrs...aproveito para parabeniza-lo pelo Blog, me ajudou a conhecer mais o assunto! Estarei ligado nele, abraços ! G.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...