segunda-feira, 23 de julho de 2012

Treino Funcional Intensivo para reabilitação do lesado medular

Treino funcional
A Joyce, da Aquafisiobh, nos brinda com seu primeiro post, em que explica a técnica chamada "treino funcional". Nas fotos, ela aparece aplicando a técnica na Míriam, que tem se surpreendido bastante com os resultados. Dá para ter uma ideia também dos novos equipamentos instalados na clínica, e na última foto a plataforma vibratória, que pude experimentar há alguns dias. Gostei muito do resultado, senti a perna toda tremendo e ainda diminuiu as dores que eu estava sentindo no dia. Vale a pena conferir a nova estrutura e esta avançada técnica de tratamento.
O equipamento ajuda a aliviar o peso do corpo em marcha
"A prática funcional é utilizada como estratégia de tratamento para a reprogramação sensório-motora para pacientes que sofreram lesão medular. 
O treinamento funcional intensivo consiste na reorganização do sistema sensório-motor que utiliza a prática repetitiva de tarefas funcionais associada ao feedback proprioceptivo, tátil, visual e auditivo para restabelecer a independência funcional do paciente. (Lopes, R e col,2004) 
Dá para fazer até leg press
O objetivo deste treinamento é alcançar um novo aprendizado motor através do envolvimento de diversos níveis de atividades encefálicas como atenção, seleção de estímulos, planejamento motor, controle postural e por fim o movimento, onde nós fisioterapeutas através da variabilidade da prática e repetição de movimento conseguimos uma automação tanto postural quanto de movimento. 
Praticamente uma academia adaptada
A Aquafisiobh - Centro de Reabilitação Especializada, desde abril de 2012 inaugurou um ginásio de Treinamento Funcional para desenvolver esta técnica já utilizada com bastante sucesso em Cuba (Ciren) e nos Estados Unidos. 
Plataforma vibratória e esteiras para adultos e crianças
Marcamos sessão experimental para as pessoas com deficiência que gostariam de experimentar as atividades propostas."

Joyce Meelhuysen Fisioterapeuta / Responsável Técnica - Aquafisiobh - (31) 3463-7536

11 comentários:

  1. Oie , amei aqi && presizo da sua ajuda ~ meu namorado a 3 meses , sofreu um acidente de moto & os medicos disserão qe ele vai ficar paraplégico , & eele não está movimentando as pernas & não sente quando urina & etc , e ele ainda não começou a fisioterapia por conta dos cachucados qe foi calzados por ele ter ficado muito tempo na mesma posição , e assim que curar as feridas ele vai pra uma clinica em Brasilia , e ele ja está na casa dele a 3 semanas , e ainda está na casa , os amigos e familia ja colokou ele sentado algumas vezes , ( mais ele sente tontura ) mais ele ainda tem dificuldades . E o meu amor por ele é muitogrande, sei que algumas coisas vão mudar , mais isso não vai me impedir de ficar com ele . Já me falarão varias coisas desagradaveis , mais isso não me abala e nunca vai me abalar , e depois que ele voltar não sei como lidar , e quero algumas dicas sua , SE PUDER ME AJUDAR , é que admiro muito você & sua forçça de vontade ? . Um Beijão & espero sua resposta , Xauzinho *--*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seu namorado está no caminho certo, como já tem feridas, a prioridade agora é curá-las e em seguida iniciar a reabilitação. O melhor lugar para isso é o Hospital Sarah, mas depois disso eu sugiro iniciar a fisioterapia para que ele tenha um ganho significativo de independência. No início as tonturas são comuns, mas com o tempo e força de vontade ele supera isso. Não pode é parar de tentar e não se deixar abalar por informações nem sempre precisas. Com força de vontade ele pode voltar a ter uma vida normal e feliz, e eu torço para isso! Se precisar, me contacte que eu ajudo no que puder. Abraços

      Excluir
  2. Agradeço por tudo viu , e estamos procurando a clinica mais proxima , pois moramos em CAMPINAS , & me ajudou muito & muito obrigado . Abraço *--*

    ResponderExcluir
  3. Ei! Sou a figura da foto e gostaria de saber como vc conseguiu sua Handbike pq em 2007 meu amigo ciclista tentou olhar uma p/mim e achou um pouco difícil importar p/eu treinar e competir já q o público feminino no Brasil nessa modalidade é baixo mas naquela época desistimos e agora eu vi um rapaz em copacabana e vc. Sou nadadora porém quero me aventurar em outra modalidade. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirian, comprei minha handbike na extinta Handvikn, de São José dos Campos, que agora se chama Hanventus. Você pode contactá-los pelo e-mail contato@handventus.com.br. O Blog Mão na Roda está com uma pareceria com eles, dê uma olhada também. Abraços

      Excluir
  4. Olá Alessandro ; excelente matéria , estou procurando aqui em São Paulo tratamento nesta linha . Sou cadeirante por lesão medular alta C-3 e C-4(desde dezembro/2008)incompleta e estou perdido sobre como procurar tratamento .

    Grande abraço , continue com teu ótimo trabalho de divulgar e esclarecer o assunto Lesão Medular e suas linhas de tratamento .

    ResponderExcluir
  5. ola meu nome e janaina meu namorado e cadeirante a dois anos ele sofreu um acidente ja tratou no sarah e foi despenado so faz controle ele tem sensibilidade nas pernas meche com elas consegue ficar em pe mas o meu maior tormento e não podermos pagar uma fiioterapia para ele porque eu tenho certeza que ele podera voltar a andar novamente gotaria que vc me ajudasse me informando um local de fisioterapia de graça ma não estou encontrando por favor me ajude desde ja muinto obrigada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me desculpe ter mandado como anonimo e porque eu não sei mandar de outro geito sou um pouco leiga de internete me desculpe..

      Excluir
    2. Oi Janaina, aqui em BH tem fisioterapia de graça na PUC do Coração Eucarístico, tem que marcar uma avaliação e entrar na fila. É o único que conheço.

      Excluir
  6. Meu marido está paraplégico há pouco mais de um mês e por falta de orientação ainda nem começamos o tratamento... Por favor nos ajude...VI o seu blog e consegui enxergar uma luz no fim do túnel. Meu email é nandasoliman@yahoo.com.br e tel 11 9.5490-5457 por favor qq dica será de muita importancia agora . Aguardo retorno. Fica com Deus :)

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,

    minha mãe sofreu uma queda a 42 dias, fraturou as vértebras L3 e L4 e lesou algumas raízes nervosas, de forma que ela não está urinando nem evacuando. O tratamento recomendado pelos médicos é aguardar e fazer fisioterapia, porém ela ainda está internada e está na terceira infecção urinária, devido à sonda de alívio que é passada de 4 em 4 horas, e já está com bactérias resistente à alguns antibióticos. Eu gostaria de pedir alguma indicação, sugestão.... para acelerar, tratar essa bexiga neurogênica, porque não dá para ficar aguardando meses e correndo o risco de pegar uma infecção ainda mais forte. Gostaria de pedir também sugestões de lugares para reabilitar em Belo Horizonte, já fizemos a inscrição no Sarah, mas ainda não tivemos resposta, então enquanto não sai, eu queria colocar em outro lugar, se caso ela ganhar alta. Mas no momento, a minha maior preocupação é a bexiga, e pelo que li tem outros tratamentos, mas que não foram propostos pelos médicos que estão atendendo a minha mãe, então se alguem souber de algum deles e se resolve, por favor me ajude também. Muito Obrigada pela ajuda, por favor me responda no brendafm.castro@gmail.com. Fiquem com Deus!!!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...