quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Equipe IGT

Da esquerda para a direita: Paulo Polido, Thiago Cenjor e Tales Lombardi
Sou fã de automobilismo desde criança e acompanho quase tudo relacionado ao esporte, além de ter verdadeiro fascínio por carros. Tenho muita vontade de ingressar no kart adaptado, mas aqui em Minas Gerais não há nenhuma iniciativa nesse sentido, e há somente duas pistas de kart perto da capital, e nenhuma dispõe de kart adaptado. Estou sempre pesquisando, e não é que em minhas "andanças" pela internet me deparei com uma equipe de automobilismo composta somente por cadeirantes!
Interior do Mini adaptado
Eles são denominados Equipe IGT, que significa "Equipe Igualdade de Todos", e tem como proposta principal colocar em todos os esporte automotores pessoas portadoras de deficiência, em competições. Em 2006 promoveram a participação de Paulo Polido no Rally Internacional dos Sertões e nesse mesmo ano constituiu a 1ª Equipe formada por deficientes a competir na prova mais tradicional do kartismo brasileiro, as 500 Milhas de Kart da Granja Viana, sendo um dos pilotos foi o Thiago Cenjor e Paulo Polido. Em 2008, idealizaram o 1º Campeonato de Kart Adaptado. Para 2012 eles apresentam uma proposta inovadora: formar e colocar a 1ª equipe de deficiente na mais charmosa categoria do automobilismo brasileiro, a Mini Challange, com os pilotos Paulo Polido, Tales Lombardi e Thiago Cenjor.
O Thiago me concedeu a seguinte entrevista para explicar melhor os objetivos da Equipe IGT:
Blog do Cadeirante - De quem foi a ideia de criar uma equipe de cadeirantes para participar de uma competição de esporte a motor? Quem são os componentes? Algum de vocês já teve experiência neste esporte?
Thiago Cenjor - Sou cadeirante desde 2001 decorrente de um assalto em que fui baleado, e em 2006 conheci o kart adaptado, e quem me apresentou foi meu amigo e integrante da equipe, o Paulo Polido. Montamos campeonatos paulistas e brasileiros, e me tornei Campeão Paulista em 2009, e em 2010 e 2012 me tornei Campeão Brasileiro de Kart. Hoje sou o único piloto Bicampeão Brasileiro de Kart Adaptado. Eu e o Paulo gostamos muito de velocidade e começamos a ter ideias e a realizar projetos para crescermos no automobilismo, irmos além do kart, e em 2010 tentamos na Copa Montana da Stock Car, depois tentamos na antiga Itaipava GT onde iríamos pilotar um Maserati e nesse ano apareceu a Mini Challenge para pilotarmos o Mini Cooper. A equipe é composta por 3 pilotos: eu, Thiago Caro Cenjor, Paulo Polido e Tales Lombardi, e todos temos experiencia em kart, sendo o Tales Vice Campeão Brasileiro em 2012, perdendo para mim.
Isso que é piloto, até fora do carro está sobre rodas!
BDC - Foi muito difícil conseguir apoio para tocar o projeto?
Thiago - Não só foi como ainda está difícil tocar esse projeto, muitas empresas e pessoas demostram interesse,  mas na hora não apoiam com verba, com patrocínio, isto está muito difícil, pois deveríamos ter estreado há um tempo já, mas decorrente da falta de patrocínio ainda não conseguimos e estamos correndo demais atrás, e caso você conheça alguém que queira nos patrocinar e se tornar parceiro da equipe agradeço a ajuda, para que possamos correr em Curitiba em 2012. Sem contar a dificuldade que tivemos em nos aprovar na CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo),  onde tivemos que fazer escola de piloto para carros, exames médicos e também dificuldade com a adaptação do carro, mas esses dois casos já foram resolvidos, a unica coisa que ainda dificulta muito é a questão do patrocínio, do dinheiro para tocar o projeto, porque por etapa se gasta em torno de R$ 40.000,00
Segue o link do projeto:
BDC - Já participaram de corridas? Como foi? Se não, quando será a estréia?
Thiago - Como disse, infelizmente ainda não participamos de corrida e temos de qualquer jeito que participar da última corrida do ano da categoria, que será em Curitiba no dia 21 de Outubro.

BDC - Quais os próximos projetos da equipe?
Thiago - Os próximos projetos da equipe serão permanecer na categoria no ano que vem, não somente para participar, mas sim para competir mesmo, pois temos potencial para isso e também entrarmos em outras categorias como Marcas e Pilotos, estamos estudando tudo isso, mas como disse, precisamos de patrocínio.

Admiro muito a garra e empolgação desses caras que acreditam, assim como eu, que nada é impossível quando temos sonhos e força de vontade. Espero que a Equipe IGT alcance seus objetivos, e quem quiser apoiar ou souber de alguma empresa que tenha interesse em patrocinar, entre em contato pelo e-mail equipeigt@equipeigt.com.br ou thicenjor@hotmail.com. Abaixo um vídeo de apresentação da equipe:

Um comentário:

  1. Oi Alessandro, tenho um amigo cadeirante que é mecânico e amante do kart, ele já adaptou o próprio kart, recentemente a nossa cidade, Patos de Minas ganhou uma pista de Kart e ele é membro da organização do kartódromo e mecânico de uma equipe, se quiser conversar com ele eu te passo o contato!
    Bjos!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...