terça-feira, 18 de setembro de 2012

Plataforma vibratória

Terremoto, terremoto! Ah não, é só a plataforma vibratória!
Se tem um aparelho que nunca imaginei que seria útil a um paraplégico é a plataforma vibratória. Quando penso nela, a primeira imagem que me vem à cabeça é daqueles comerciais da Polishop com uma mulher super sarada em pé, paradinha, chacoalhando toda e sorrindo, enquanto o locutor garante que ela só tem aquela barriguinha porque passa horas na plataforma... Mas sempre tive a impressão de que aquilo ajuda é a "cair" muita coisa na mulher, já que chacoalha tudo...
Quando vi o aparelho na Aquafiosiobh, achei que a Joyce estava querendo investir em serviços de estética e modelagem corporal. Mas depois que ela me explicou a intenção do aparelho, resolvi experimentar. Ele é alto, fica a uns 25 cm do chão, e quando subi parecia que ia bater a cabeça no teto! Claro que é necessário calçara as talas (órteses) para travar o joelho. Fiquei com um pouco de medo no início, afinal era ela de um lado e a Solange do outro segurando um homem de quase dois metros com pouco movimento de quadril para ajudar... tenso! Mas logo peguei confiança e consegui me segurar sozinho. O bom é que logo que você consegue se segurar, pode começar a fazer os exercícios que a fisioterapeuta vai ditando. Inicialmente, ela pede para você movimentar para frente e para trás, para um lado e para o outro. A vibração da plataforma ajuda a buscar o músculo certo para manter o corpo ereto. Além disso, a vibração causa uma certa atividade na musculatura, que é predominantemente estática.
Para exemplificar o processo, fiz uma pequena filmagem do Múcio, artista do vídeo abaixo, já se segurando sozinho e fazendo alguns exercícios com o corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...