terça-feira, 13 de novembro de 2012

Ortostatismo em casa

Já disse aqui o quanto é importante praticar o ortostatismo, mas essa prática às vezes esbarra na falta de estrutura, para que o cadeirante consiga se levantar com segurança, ou de tempo para colocar as talas, posicionar a cadeira e se levantar, o que muitas vezes precisa também da ajuda de alguém.
Barra paralela de porta
Mas o Sérgio Lucas, leitor do blog, resolveu a questão com uma solução simples e eficiente: utilizando uma barra paralela, daquelas que encaixam na porta. Ele posiciona a cadeira embaixo da barra e trava ela, coloca os pés no chão, segura na barra e levanta o corpo. Fácil, simples e seguro. Qualquer problema, é só abaixar o corpo e sentar na cadeira de novo. Com cuidado, claro.
Sérgio Lucas se segurando na barra
Uma forma simples de praticar sempre o ortostatismo e aproveitar todas as vantagens dessa prática. Recomendo, porém, consultar um fisioterapeuta para saber se há alguma limitação para a prática desta atividade. Há pessoas que não podem fazer por problemas ósseos ou musculares. O Sérgio fez até um vídeo ficando de pé e fazendo barra. Essa é mais uma vantagem de utilizar a barra paralela, você pode fazer exercícios para os braços. Confiram:

8 comentários:

  1. OK, mas isso é só para quem tem força nos braços. Sem chance para tetraplégicos.

    Eduardo Aranha Luz

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    1. De fato é importante ter força nos braços neste exercício, mas mesmo quem não tem, pode colocar a barra mais baixo e fazer exercícios para fortalecer os braços.

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  2. Recentemente estive no Sarah/RJ e os profissionais que me atenderam disseram que ortostatismo NÃO SERVE PARA NADA nas pessoas que não tem movimento nos membros inferiores(segundo estudos recentes). É só uma questão psicológica para o cadeirante se sentir "em pé" novamente. Que essa história de osteoporose o risco é só na fase inicial da lesão, que logo o corpo está adaptado e não existe o risco de osteoporose...

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    1. Estranho, pois eu ouvi de todos os fisioterapeutas do Sarah/BH que o ortostatismo é muito importante, tem vários benefícios, como citei em alguns posts:
      http://blogdocadeirante.blogspot.com.br/2009/08/importancia-do-ortostatismo_26.html
      http://blogdocadeirante.blogspot.com.br/2009/10/ortostatismo.html
      Acho que faz sentido, pois nossa estrutura óssea é feita para nos manter na posição de pé, portanto se ficar muito tempo sem essa posição alguma coisa deve piorar. Enfim, mesmo se for só para me sentir bem de pé, eu continuo praticando!

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    2. Eu li suas postagens sobre o assunto, e até fiquei "de cara" quando eles me falaram isso lá no Sarah/RJ. Mas como mencionei, são estudos recentes. Já deve tem um tempinho que você passou pelo Sarah né? Inclusive antes de "ficar de pé" deve ser feito alguns exames para saber se pode ou não, já que em alguns casos não é aconselhável fazer ortostatismo.

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  3. Tb já ouvi a mesma coisa de um fisioterapeuta do Sarah/Rio.

    Eduardo Luz

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  4. Em consulta médica com um fisiatra, ele me disse que o ortostatismo é muito importante, não só para os ossos como para a circulação e para evitar empedramento das fezes, auxiliando no trabalho do intestino...

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  5. Fiz um espaldar em casa, e fico em pé duas vezes por dia cedo e de tarde 1 hora e me sinto bem pois sinto minha coluna mais fortalecida.tinha muita queimação nas pernas e pés depois que comecei a fazer melhorou bastante me sinto bem quando faço 💪

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