terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Cadeira nova

M3 se vai....
Esse ano resolvi trocar de cadeira. A minha M3 já fez três anos e demonstra sinais de cansaço. Essa cadeira  já recebeu várias críticas de muita gente, inclusive de mim, mas ainda acho que é uma das melhores relações custo x benefício do Brasil. Não é barata, poderia ser bem mais em conta, mas pelo que oferece vale o sacrifício.
Em primeiro lugar, ela é leve. Feita de alumínio aeronáutico, pesa em torno de 12 kg, o que é razoável frente aos 16 kg das cadeiras dobráveis. Outra vantagem é a customização, ela permite diversas regulagens que podem trazer o conforto ideal de acordo com o perfil e necessidades da pessoa.
Mas tem alguns problemas críticos. A fábrica afirma que ela aguenta uma pessoa de até 110 kg, mas eu peso 90 kg e a minha já quebrou várias peças, como o suporte dos protetores de roupa (três vezes), o encosto das costas (duas vezes) e as rodas dianteiras (duas vezes, essas por má qualidade mesmo), e o que é pior, o garfo dianteiro vive empenando. Tudo bem que ele é regulável ali, mas deveria haver um sistema de trava mais eficiente. Os garfos são travados ao quadro por uma porca mestra, que não tem nenhuma trava, e quando eu dou alguma topada com um buraco ou ressalto, a rodinha empena para trás. Aí preciso de uma pessoa forte para desapertar a porca, voltar ao lugar, e apertar de novo. Isso irrita, e traz transtorno, ela fica manca e uma das rodas vibra.
... e lá vem a Tilite ZR
Minha escolha desta vez foi por uma TiLite (www.tilite.com), modelo ZR, feita de titânio e fabricada nos Estados Unidos. O peso dela com as rodas dá menos de 8 kg, o que é um bom ganho em relação à M3. Estou indo lá buscar, comprei pela internet na Bike-on (www.bike-on.com) com ajuda do Dado, do Mão na Roda. Aproveitei e pedi alguns opcionais, como freios Scissor da Sunrise, rodas dianteiras Frog Legs, pneus Shwable Right Run e protetores de roupa de alumínio (esse, apesar de não parecer, foi o mais caro, quase 300 dólares). O pacote todo ficou por 2.792,00 dólares, quase cinco mil e novecentos reais. Só a cadeira, sem opcionais, sai por 2.250,00 dólares (aprox. R$ 4.700,00). Bem menos do que os R$ 8.000,00 reais cobrados por ela nos representantes brasileiros... Com a diferença, pago as passagens e hospedagem lá por uma semana, e ainda aproveito os parques da Flórida!
O principal motivo da mudança, entretanto, foi para evitar estragos. Eu consigo colocar a M3 no meu carro sozinho, mas como meu ombro esquerdo tem problema (já luxei), acabo forçando demais devido ao peso dela. Com a Tilite, pretendo minimizar este inconveniente, e evitar mais um problema.

13 comentários:

  1. Sam, bela aquisição!!!

    vc sabe dizer se importando teriamos que pagar os impostos ?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns sam, pretende se desfazer da m3?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando, ainda não decidi, mas provavelmente vou me desfazer dela sim. O problema é encontrar alguém com minha estatura que se dê bem com ela.

      Excluir
  3. Parabéns Alessandro,

    i a m3 vai deixar nos EUA?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Leonardo, por enquanto não decidi, mas informo aqui depois! Abraços

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Leandro, boa noite. Conheci vc e seu amigo que o ajudava na condução de sua cadeira no bloco de ivete- já no final do percurso. Preciso falar com ele. Tem como vc paspassar meu contato pra ele? 771 991685690

      Excluir
  4. Oi, Alessandro, traz uma pra mim!!!!! kkkkkkkk

    bela aquisição, é o sonho de qlqr cadeirante.....

    ResponderExcluir
  5. Alessandro.
    Acabei de comprar uma nacional lévissima e que saiu 4.000,00 + 2.000,00 das x-core.
    Eu recomendo... o Site é http://www.jumperequipamentos.com.br/site/index.php

    Veja só a que eu peguei. https://www.facebook.com/media/set/?set=a.554538361265448.1073741855.183409978378290&type=3

    ESSES CARAS SÃO MUITO BONS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Igor, vi o stand da Jumper na Reatech, parecem muito boas as cadeiras deles mesmo. Agora estou com uma TiLite desde janeiro, outro nível, dá show nas nacionais. Mas é ótimo ter novas empresas investindo nessa área no Brasil. Valeu!

      Excluir
  6. Bom dia Alessandro, tenho uma M3 e praticamente não consigo usar ela pelo mesmo motivo seu, as rodas dianteiras envergam para tras e ja cai duas vezes, sera que tem como deixarem elas fixas, tirar o parafuso e deixar ela fixa para ter mais confiança quando for ultrapassar algum obstaculo. Obrigado e valeu pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celio, não descobri forma de deixar elas fixas, o jeito é apertar bem e tomar cuidado em obstáculos, sempre levantar as rodinhas.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...