quarta-feira, 20 de março de 2013

Salvador para cadeirantes


A cidade deve ser boa para cadeirantes, uma das atrações é um elevador!
O texto abaixo é uma contribuição da Anabela Calegaro, jornalista do site pacotesdeviagensft.com.br, uma extensão do Fala Turista. Aqui ela dá dicas sobre o turismo na cidade, os limites para deficientes e os avanços que tem acontecido para atender este público.

"Estamos em pleno verão e muitas cidades paradisíacas brasileiras são procuradas por turistas do Brasil e do mundo. Praias, sol e calor são tudo o que essas pessoas buscam em um país tropical com um dos litorais mais extensos do mundo. E uma das melhores opções para o passeio de verão é a cidade de Salvador. Com um povo alegre, musical e hospitaleiro, Salvador abriga lindas praias e ainda grande parte do acervo arquitetônico histórico do Brasil. Caminhar pelas ruas da capital baiana é pisar na própria história do nosso país, entre guerras, escravidão e desenvolvimento. Mas e para aqueles que dependem do auxilio da cadeira de rodas? Para os turistas com alguma restrição de mobilidade, Salvador também abriga uma estrutura para que essas pessoas possam desfrutar de um turismo completo e divertido. Podemos dizer a cidade de Salvador conta com uma boa estrutura de suporte para cadeirantes e as demais pessoas com alguma restrição de mobilidade.

Apesar dos morros e ruas com calçamento irregular...
Salvador divertida para todos
A cidade de Salvador ainda tem muito que aprender e evoluir para atender seus deficientes físicos e os turistas com deficiência de forma perfeita. Mas nos últimos anos muita coisa já foi feita nesse sentido e a estrutura local para atender esse tipo de turismo já está sendo melhorada. 
A maioria dos hotéis tem estrutura qualificada para abrigar turistas com dificuldades ou restrições de mobilidade, e quanto à estadia os turistas não precisam se preocupar. O transporte público ainda precisa de melhorias, no sentido de que todos ou quase todos os ônibus tenham a capacidade de transportar pessoas com deficiência. Mas há um grande número de coletivos na capital baiana que já oferece essa opção com segurança e rapidez para cadeirante. 
Além disso, muitas ruas já estão sendo modificadas com calçadas rebaixadas para permitir o acesso aos cadeirantes a todos os lugares da cidade, para evitar que os turistas precisem pegar táxi ou carro para alcançar os pontos desejados. Afinal, não há nada melhor do que percorrer o centro histórico de Salvador, curtir a vista devagar e encontrar a história do Brasil em cada canto.
Se você está organizando sua viagem para a capital baiana, a dica é procurar por pacotes de viagens com as agências de turismo. Além de conseguir ótimas opções de preços e vantagens, as agências podem apresentar dicas para que o turista cadeirante aproveite a viagem em sua totalidade.

Anabela Calegaro
Graduada em Comunicação Social - Jornalismo"

8 comentários:

  1. :( muito fraco o post, eu poderia escrever o mesmo sem ter ido a Salvador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O objetivo do post é instigar o turista a conhecer a cidade e demonstrar o quanto é importante para um cadeirante se planejar antes de viajar, pois dessa forma até um destino potencialmente complicado para cadeirantes pode se tornar uma ótima experiência de viagem. E felizmente há pessoas preocupadas com isso que podem nos ajudar.

      Excluir
    2. Concordo com vc, mas ainda assim eu poderia colocar o nome de qualquer outra capital de estado no Brasil sem necessidade de alterar muito o texto apresentado. Qdo eu leio um post com esse título gostaria de ter INFORMAÇAO BÁSICA, tipo: orla marina da cidade com calçadao ok e sem/com acesso à areia, elevador Lacerda com/sem acesso, Igreja Bom Fim, Mercado municipal..... etc, etc. Enfim, nos ajudar um pouco a planejar a viagem. O site Fala Turista nao apresenta opçao pra refinar a busca para hoteis com facilidades pra cadeirantes, isso ajuda muito mas tmbm nao garante nada, como vc já relatou anteriormente. Desculpa ser chato mas é assim que eu penso.
      Andrés

      Excluir
    3. Você tem sua razão Andrés, mas como não tenho disponibilidade para viajar por todo o Brasil para montar posts mais completos, aceito de bom grado quando alguém se propõe a contribuir de alguma forma, mesmo que superficialmente, com informações turísticas de algum lugar, como fez a Anabela. Como propôs o Alexandre mais abaixo, tenho total interesse em divulgar aqui dicas de quem conhece melhor o lugar. Mas ressalto novamente que minha intenção publicando o texto da Anabela foi chamar a atenção para a necessidade de planejar bem um roteiro turístico. Como corroborou o Alexandre.

      Excluir
  2. Tem gente que não tem um pingo de compaixão com o próximo ainda acessa o blog e faz um comentário infeliz igual a esse.
    Não entendem a essência do seu blog que conscientizar as pessoas cada vez mais, e mostrar que sem amor, carinho, humildade e cuidado com o próximo tem que estar no nosso coração.
    Sinto muito que existe pessoas igual a ele.
    O pior de tudo que não tem coragem de mostrar quem ele realmente é que só se preocupa com ele mesmo.
    Fico revoltado com gente assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou cadeirante e acompanho o blog faz anos, e continuo opinando que este post ta fraco, fraquíssimo, serao q nao aceitam uma crítica po!! Que tem a ver compaixao, amor, carinho, humildade com o aqui exposto?, nao alucina Salomão.
      Andrés

      Excluir
  3. Boa tarde, sou soteropolitano, cadeirante, e como tal sei da importância de rompermos as fronteiras e ganharmos os espaços. Entretanto, compartilho do pensamento de Alessandro, no que tange ao objetivo do blog, porém Salvador não tem estrutura para acesso; calçadas de pedra portuguesa irregular é o mínimo.... Adoro minha cidade, muito bonita e única, portanto PREPARE bem o roteiro para ter tranquilidade na viagem. Dicas? posso dar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é o q a gente precisa antes de viajar: informaçao, dicas....
      Favor colabora, estou seguro que teu xara te dará espaço
      Andrés

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...