terça-feira, 26 de março de 2013

Vocal da Guidosimplex

Microfone e sensor crepuscular do Vocal
Sabe aqueles antigos filmes de ficção em que a pessoa chega em casa e não toca em nada, só dá comandos de voz para que tudo funcione, tipo "acender luz", "ligar TV", "aumentar volume"? Já faz algum tempo que isso não é mais ficção. TV com comando de voz já é uma realidade (apesar de muito caro ainda), e há alguns protótipos que permitem controlar funções da casa por comando de voz, apesar de nada comercial ainda.
E nos carros? Isso também não é ficção há um bom tempo, pelo menos no que diz respeito a controle de celular. Uso bluetooth desde 2008 e acho uma mão na roda para quem está sempre com as mãos ocupadas. É só apertar um botão, falar o nome de quem quer chamar e conversar tranquilamente. Mas faltava ainda controlar outras coisas no carro com a voz. Faltava, não falta mais.
O Vocal pode ser ligado ou desligado por um botão no painel
A Hélio Adaptações está trazendo para o Brasil o Vocal, da Guidosimplex,uma adaptação que permite controlar as principais funções do carro sem tirar as mãos do volante ou da alavanca de aceleração/frenagem. Basta pronunciar os comandos e o Vocal executa na hora. E há várias formas de ativar os comandos, tudo em português e sem necessidade de treinar a voz para reconhecimento. O sistema reconhece qualquer pessoa falando os comandos com clareza, sem necessidade de gritar ou manter os vidros fechados. Claro que em ambientes com muito barulho externo ele pode ter mais dificuldade em reconhecer, mas nos testes que fiz, mesmo com barulho os comandos foram reconhecidos na hora.
Além dos comandos de voz, o Vocal vem com sensor crepuscular, que ascende os faróis quando entra em ambiente escuro ou quando anoitece, e desliga quando o ambiente está claro. Isso ajuda ainda mais, caso o motorista se esqueça de acionar os faróis por comando de voz. Melhor do que descrever o produto é mostrar, por isso fiz um vídeo demonstrando as principais funções. Confira abaixo.
O Vocal é direcionado para quem tem limitações mais severas, como tetraplégicos, mas pode ser utilizado por qualquer pessoa, pois proporciona conforto e segurança, sem contar a praticidade. Eu já acostumei a tirar a mão do acelerador para passar marcha ou acionar o limpador de para brisa, mas fiquei empolgado com a possibilidade de não precisar dessa "manobra".
Claro que essa tecnologia toda tem seu preço: R$ 5.690,00 instalado na Hélio Adaptações, aqui em BH. Ele pode também ser encontrado em qualquer representante do Hélio pelo Brasil. Confira a lista clicando em http://www.helioadaptacoes.com.br/concessionarios.html.

2 comentários:

  1. muito legal, uma pena o preço estar longe das minhas condições e não ter representante em minha cidade, mas aproveitando esse lance de adaptações, como fez as suas eu gostaria que o meu saísse da fabrica adaptado mas dizem não ter como, e achei estranho ter que fazer duas pericias no carro.

    ResponderExcluir
  2. A GuidoSimplex tem ótimas adaptações mas algumas não podem ser colocadas ou não homologadas aqui no Brasil. Acho que o Detran ou o Inmetro tá por fora, pois se é bom para os deficientes da Europa, porque não seria mas nós Brasileiros. Esse certamente é um país muito estranho em muitas coisas. As vezes até duvido das boas intenções dos nossos institutos.

    Que pena!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...