quarta-feira, 1 de maio de 2013

Reatech 2013 - Acessórios

Easy Mob, auxílio para tocar a cadeira
Você não odeia quando encontra uma rampa e ao tentar subir percebe que usaram uma inclinação absurdamente forte? Fica impossível subir sozinho. Que acessibilidade é essa então? Infelizmente essa é a realidade em grande parte dos lugares "acessíveis". E quando colocam carpete "fofo" em alguns lugares? Parece que estamos arrastando um caminhão atrás da cadeira. Terrível, né?
Serve em qualquer cadeira, dobrável ou monobloco
Para quem passa frequentemente por situações assim, foi desenvolvido no Brasil um sistema de auxílio ao cadeirante, tornando mais leve a tocada da cadeira. O Easy Mob torna o esforço necessário para tocar a cadeira 50% menor através de um sistema de engrenagens, como se fosse uma marcha mais leve. O Easy Mob conta ainda com um sistema de anti retorno, que freia a cadeira em uma rampa, facilitando ainda mais subir em etapas, caso o cadeirante se canse. Para descer uma rampa íngreme ele também ajuda, basta segurar levemente o aro e a cadeira desce lentamente. E a mudança de marcha é simples, basta girar o centro da roda e ela fica com a tocada normal. É uma ajuda muito bem vinda também para quem tem pouca força nos braços. Mais fácil que explicar é mostrar, por isso fiz um test drive em vídeo, que mostro abaixo. O cara atrás da cadeira ficou só por segurança, não fez força para empurrar.
Muito bacana, muito útil, orgulhosamente desenvolvido no Brasil, mas não podia ser perfeito. Para variar, o que estraga é o preço: R$ 3.200,00 o par de rodas! Mais caro que muita cadeira de rodas. Entendo que demandou pesquisa, é um sistema exclusivo, etc, etc, mas que podia ser mais barato, podia.
Revestimento para aro, feito em borracha
Outro acessório que achei bem útil, e felizmente com preço acessível, foi o revestimento para aro, da Tokbem. Também é uma bela ajuda para tocar a cadeira, em terrenos difíceis ou íngremes, e ainda mais em dias chuvosos. Não é terrível tocar a cadeira com as mãos molhadas? Um exercício de paciência, a gente tenta segurar o aro e a mão escorrega. Com o revestimento, isso acaba. Ele é feito de borracha e encaixa sobre o aro, experimentei na Reatech e gostei muito. E na feira estava por apenas R$ 200,00! Achei o preço justo, há similares importados que custam bem mais.
Puxadores de zíper
A Tokbem fabrica também puxadores de zíper, que se adaptam aos zíper comuns e tem um aro maior, facilitando abrir blusas, calças e qualquer objeto que tenha zíper. Serve em zíper que tenha um buraco e são leves e baratos. Estes eu esqueci de perguntar o preço... mas na página da empresa no facebook é fácil conseguir esta informação.
Stand da Jumper
Havia ainda um stand com peças esportivas para cadeiras de rodas, da Jumper. Eles tinham rodas da Spinergy, eixos especiais, rodas dianteiras mais leves, eixos dianteiros com amortecedor e uma infinidade de equipamentos, que são usados também por praticantes de Hardcore Sitting, aquelas manobras em cadeiras de rodas, daqueles malucos que dão cambalhota e rodam em rampas de skate. São peças de qualidade que servem não só para atletas, mas também para deixar a cadeira de rodas mais leve e macia ao rodar.
Fora estes, haviam outros acessórios legais, como motores elétricos que ajudam empurrando a cadeira, mas vou falar deles em um post específico. Aguardem!

10 comentários:

  1. essas rodas são de mais mas e ai e aqueles acessórios que engata na frente da cadeira que e motorizada se você tiver noticia posta pra gente valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei que acessórios são esses, não vi na feira. Abraços

      Excluir
  2. essas rodas da Easy Mob, serviriam pra um tetra com um pouco de força tocar a cadeira na rua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, servem bem para isso. Mas perceba que a cadeira anda mais lentamente, são necessárias mais tocadas, mas ajuda bastante.

      Excluir
  3. Olá amigo, vendo no seu post, a EASE MOB, lembrei de um site que recebi de um amigo na Alemanha e não poderia deixar de mostrá-lo: http://www.alber.de/produkte-rollstuhl-zusatzantrieb/zusatzantriebe-fuer-rollstuehle/aktivrollstuhl-emotion.html . Chama-se E-Motion (veja o vídeo) é de dar água na boca. O que não entendo, é que no Brasil, essas idéias maravilhosas são copiadas, tratadas como originais e nunca igualadas em qualidade, mas sempre superadas em valores. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica Sandra, falei sobre o E-motion em outro post, o da Reatech que fala sobre Motores Auxiliares, pouco antes deste aqui! Abraços

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...