terça-feira, 23 de julho de 2013

Dirigindo carro manual

Minha atual condução
Mais uma aventura sobre rodas... mas desta vez uma aventura diferente. Tudo começou com uma construção, uma obra. Sim, uma obra deu origem à aventura de dirigir um carro manual. Não é o primeiro que dirijo, mas é o primeiro que uso todo dia. A história começa numa segunda feira braba, depois de uma noite pior ainda, em que não consegui dormir por causa de uma crise de dor que começou no domingo à noite. Segunda de manhã, no limite da resistência de dor, pedi à Gi para me deixar no hospital. 
Não repara as compras ali no chão. Repare o aperto entre a perna e o câmbio.
Chegamos ao Mater Dei, que fica na Rua Gonçalves Dias, por volta das nove da manhã. Como eu estava mal e sabia que não sairia de lá tão cedo, resolvi deixar o carro na vaga para deficientes que fica bem em frente ao hospital, já que o preço do estacionamento lá está pela hora da morte. Esperei "apenas" 40 minutos para ser atendido (isso porque era emergência), fui levado para a enfermaria e entrei na morfina. Passou a manhã, a hora do almoço, e no fim da tarde eu finalmente melhorei. Em seguida tive alta, com uma lista de remédios para comprar.
Meu Bravinho tomou uma chuva de granito!
Saí do hospital e percebi que a rua estava toda suja de cimento. Achei que fosse normal, afinal tem uma obra gigante em frente ao hospital. Percebi que meu carro estava com umas pintinhas na porta também, mas ainda achei que fosse só sujeira. Estava no caminho de casa, quando percebi pelo retrovisor que o teto solar traseiro estava todo trincado. Aí percebi que a coisa era pior que eu pensava. Encurtando a história, voltei ao local, fiz um B.O. sobre o ocorrido e a construtora disse que vai cobrir o prejuízo. Fiz o orçamento e vai ficar em quase sete mil reais. Pior foi aguentar as piadas dos amigos: "seu carro tomou chuva de granito" e "seu carro foi 'rebocado' - tá cheio de reboco". Ai ai ai ai...
E como eu fico até o carro arrumar? Foi o que perguntei ao representante da construtora. A solução era alugar um carro. E eu já sabia onde era o único lugar que tinha carro adaptado em BH para alugar: a Lokamig. Fiz até um post sobre eles há algum tempo. Ligaram para lá e reservaram o único carro disponível hoje para alugar, um Palio 1.0 manual. Havia um Corsa Sedan automático, mas foi vendido. Fazer o que?
Entrei no carro e o primeiro problema: minhas pernas não passavam por baixo do volante, mesmo com o banco na regulagem máxima. Tive que fazer uma manobra, dobrando a perna por cima do volante e deixando cruzada por baixo. Outro complicador: eu estava acostumado a usar comando manual do lado esquerdo, e nele é do lado direito. Sem alternativa, tive que aprender na marra. O carro tem embreagem automatizada, na qual basta colocar a mão sobre o câmbio para entrar a embreagem. Aí é só puxar o comando manual e o carro vai acelerando e a embreagem soltando. Não é difícil, o sistema não deixa o carro morrer. Só que, logo em seguida, é preciso passar a segunda marcha. O motorista solta o acelerador, passa a segunda marcha, e volta a acelerar. Aí o carro perde velocidade, e demora a retomar, ainda mais se estiver em uma subida. E é numa subida que fica o maior problema: ao parar em um semáforo, é preciso segurar o freio e ao mesmo tempo passar a primeira marcha, e em seguida acelerar. Impossível que o carro não volte. Para não ficar chato, fiz um vídeo explicando um pouco como é dirigir um carro assim.
Enfim, quero mesmo é tirar uma dúvida de muita gente: vale a pena adaptar um carro manual usado ou é melhor trocar por um automático? Já recebi alguns questionamentos sobre isso - o cara fica paraplégico, tem um carro manual, geralmente uma paixão antiga, e me pergunta se vale a pena adaptar, colocando uma embreagem automatizada. Esse post resume a resposta: não, não vale a pena. Como sabem, deficiente tem desconto para comprar carro zero. Digamos que o cara tem um carro como o Palio da Lokamig, 1.0, modelo Celebration com trava e vidro elétrico e ar condicionado. Esse carro pela tabela Fipe vale 23 mil reais.
Fazendo uma cotação na Automax, um novo Palio Essence 1.6 16V Flex 2014 com câmbio Dualogic Plus com ar condicionado, direção hidráulica, air bag e ABS e piloto automático, com as isenções de IPI e ICMS, além dos 5% adicionais que a Fiat dá, sai por R$ 31.454.08. São menos de 8,5 mil a mais do que o Palio 1.0, que podem ser financiados em pequenas parcelas. Com certeza, vale a pena, pelo conforto e pela segurança.
Agora, o veredito final: é um absurdo, em vésperas da Copa do Mundo, o único carro adaptado para alugar em Belo Horizonte seja um Palio manual difícil de dirigir. Imagina se algum deficiente físico vem de fora para cá assistir a Copa e decide alugar um carro? Vai ficar a pé... ou melhor, a roda.

14 comentários:

  1. Rapaz, eu tenho vontade de dirigir um carro com esse sistema só para sentir a diferença. Fiquei paraplégico a 11 anos desde então só dirigi automáticos. Com relação a dor se não for inconveniente queria te perguntar em qual parte (região) do corpo vc sente essa dor forte.

    Abraço,
    Edmar.

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    1. É cara, a diferença é para pior, você vai dar mais valor ainda para o automático! As dores são da lesão para baixo, sinto todo dia, mas às vezes vem crises como essas.

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  2. Nossa que barra, eu como o Edmar tenho esse interesse, pena que minha carteira de motorista não permite, a minha obrigatoriamente indica carro automático, mas o grande problema desse carro que vc pegou acredito ser o acelerador e freio do lado direito, se fosse do lado esquerdo acho que não teria grandes problemas.Boa sorte espero que tudo se resolva logo e melhoras para as suas dores.

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    1. É Fernando, o acelerador do lado direito incomoda, mas pra mim o pior é ter que passar as marchas com minha perna espremida do lado. Complicado!

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  3. Alessandro eu tenho vontade de ter um eclipse 2.0 16v 213 cv 1995 manual ja que foram pouquissimos que chegaram no brasil automoticos oque vc acha.

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    1. Juliano, não recomendo você fazer isso. Procurei no webmotors e encontra-se alguns automáticos. Se adaptar o manual, pode ser que a dificuldade na troca de marchas te tire o prazer de dirigir um carro esportivo.

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  4. eu penso em adaptar com um aro atras do volante talvez fique mais facil sei la falam que e bom.mais nem dirigir sei ainda,vc sabe alguma auto escola no rio de janeiro? que tem carro adaptado,melhoras fica com deus

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    1. Juliano, o acelerador com aro pode ajudar sim. Mas é uma adaptação mais cara, juntando com a embreagem automatizada, acaba valendo a pena pegar um automático. No RJ tem a Auto Escola Lucio (http://www.cfclucio.com.br/)

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  5. Sam. Adaptar ou não tem a ver com o valor. Por exemplo, um Ṕalio 1.0 adaptado no Hélio fica muito mais em conta do que comprar um Pálio Dualogic. Eu sempre tive carro adaptado desta maneira. Meu último e atual veículo é automático e lógico que prefiro o automático, mas mandava ver no manual. Nós temos uma condição de adaptação muito grande. Parar em uma rampa por exemplo, eu pego minha perna pelo joelho e coloco sobre o pedal do freio. Na hora de arrancar, acelero um pouco e depois puxo a perna com a outra mão. O carro não volta. O carro também não fica sem controle da direção, pois, acelero sempre com o polegar no volante.

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    1. Cláudio, bem lembrado. Na conta que fiz, esqueci de incluir o preço da adaptação. Adaptar um Palio manual custa uns 4 mil reais. Claro que fica mais em conta, mas se você observar que fica 4,5 mil a menos que tirar um carro zero e muito mais confortável, vale a pena o esforço para trocar. Foi isso que defendi no post. Entendi o que você faz, mas convenhamos que tem um certo risco. Ainda acho que vale a pena um esforço para pegar um automático. Outra coisa, se a pessoa não quer gastar, vende o manual, compra um automático usado e adapta. A segurança e o conforto de não precisar trocar marcha compensam.

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  6. Boa noite Alessandro,
    Achei muito útil essa sua iniciativa sobre carro manual adaptado e carro automático adaptado. Tenho muitos clientes e a maioria deles ficam nesta dúvida inclusive eu ia até entrar em contato com você pois peguei uma Santana Quantum Automática GLSi 2000 1992 na mão de um cliente a troco de serviço e estou vendendo ela. No meu blog tem as fotos dela salomaomanutencoes.blogspot.com

    Se souber de alguém que tenha interesse peça para entrar em contato comigo.

    Agradeço desde já

    Salomão Manutenções

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  7. Oi Sam, você poderia explicar como é feita (e se precisa fazer) manutenção na adaptação de carros manuais? Estou pesquisando e vendo que a manutenção dos automáticos (automatizados) é bem cara! Por exemplo, o litro do óleo de cambio custa em torno de R$ 160,00.
    Um abraço!

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  8. Oi mew nome é allan, estou no curso de mecanica da escola mesquita e como projeto de concluçao estou elaborando um equipamento que colocaria o caderante dentro do carro atravez de controle remoto. Eu gostaria de saber qual é a maior dificuldade para entrar no carro?

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  9. E olha que apesar da maior dificuldade na direção, a maioria dos carros adaptados que eu vejo aqui em Porto Alegre tem câmbio manual. Mesmo com a isenção fiscal, um modelo equipado com câmbio automático ou automatizado ainda é relativamente caro, além da mão-de-obra especializada em câmbio automático ainda não ser muito fácil de encontrar e muito menos barata.

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