sábado, 20 de julho de 2013

República da Esbórnia

Fachada da República da Esbórnia
Duas coisas que eu já passei na minha vida: república, quando morei em Viçosa dividindo um apartamento com amigos, e esbórnia, quando morei em Viçosa. E a junção das duas palavras é o nome de um bar/restaurante que conheço há anos, no bairro Buritis. Esse bairro é relativamente novo em Belo Horizonte, e conheço desde que era embrionário. Meu pai comprou um apartamento nesse bairro no final da década de 90. Naquela época, só da janela do meu quarto eu contava 19 prédios em construção. Era um enorme canteiro de obras.
Destaque para as carnes e chop do Krug Bier
Mas já contava com opções de lazer. A melhor delas surgiu poucos anos depois que nos mudamos para cá, o República da Esbórnia. Com um amplo salão, estacionamento na porta, carne de qualidade e cerveja gelada, não demorou para se tornar um dos melhores bares do bairro. Eu frequentava bastante, mas quando me tornei cadeirante, meus pais estavam morando no bairro Gutierrez, e só voltei lá umas duas vezes. Depois me mudei para a Savassi, região já tradicional pelos bons bares, e passei um bom tempo sem ir lá. Agora, morando novamente no Buritis, resolvi avaliar o República, do ponto de vista de um cadeirante.
O salão principal com o secundário ao fundo
O estacionamento na porta é um diferencial, apesar de não ter vaga reservada para deficiente. Se o estacionamento estiver lotado, é possível parar na rampa de entrada, é só explicar que se trata de um cadeirante. A rampa da entrada não é muito ingreme, dá para subir tocando a cadeira, e há duas entradas, uma dá no salão principal e outra no secundário. Aí um probleminha: o salão secundário tem um degrau para o principal, se o cadeirante ficar alí vai ter que passar por fora do restaurante para ir ao banheiro.
As mesas são excelentes para cadeirantes, de pés paralelos e altas o suficiente. O espaço entre as mesas não é uma maravilha, mas dá para circular com a cadeira. E tem o banheiro adaptado, único e separado dos outros banheiros, uma grande vantagem. Ele é amplo, e tem todas as adaptações necessárias, pia em boa altura com vão embaixo e barras de apoio.
O banheiro adaptado tem as instalações necessárias
Meu veredito é que o República da Esbórnia é uma ótima opção para cadeirantes, os garçons são muito educados e prestativos. No bairro Buritis, é a melhor opção que encontrei até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...