sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Mapa da acessibilidade em BH

Onde é bom para um cadeirante em BH?
Há muito tempo tenho vontade de fazer um mapa dos locais acessíveis em BH, e finalmente essa semana resolvi criar! A ferramenta não é nova, qualquer um pode criar um mapa com locais de sua preferência no Google Maps, mas usei uma opção nova chamada Maps Engine.
Para facilitar a classificação, criei uma escala de acessibilidade, dando nota aos lugares que registro no mapa baseado na estrutura para uma cadeirante, com base nos requisitos estacionamento, acesso facilitado, mobiliário adequado e banheiro adaptado, da seguinte forma:
1 cadeirinha - o lugar tem acesso para cadeira de rodas, e só. A estrutura de mobiliário não é adequada, não há banheiro acessível e nem estacionamento próximo.
2 cadeirinhas - há acesso para cadeira de rodas e o mobiliário é adequado, há mesas altas o suficiente para que um cadeirante entre embaixo sem ficar de lado e com pés paralelos. Não há estacionamento nem banheiro adaptado.
3 cadeirinhas - o acesso para cadeiras de rodas é bom, o mobiliário é adequado e há estacionamento próximo ou vagas para deficientes. Porém não há banheiro adaptado.
4 cadeirinhas - o acesso é bom, o mobiliário adequado, há estacionamento e banheiro para deficiente, só que o banheiro é junto com os outros, ou seja, não é separado, ou então tem algum outro problema que não encaixe na classificação máxima.
5 cadeirinhas - o sonho de consumo de todo cadeirante! O lugar tem estacionamento próximo, acesso facilitado, mobiliário adequado e banheiro adaptado completo e separado dos outros. Ah se todo lugar fosse assim...
Estes critérios podem variar, caso o estabelecimento tenha um ou dois itens, mas não tenha outro, como por exemplo ter banheiro adaptado e não ter estacionamento. Nesse caso, entra em uma categoria mais baixa por faltar um item importante. De qualquer forma, estou classificando e fazendo uma breve resenha sobre o lugar, explicando a classificação. Comecei com bares e restaurantes, shoppings e atraçòes turísticas. Com o crescimento do mapa e as sugestões das pessoas, vamos ampliar este leque! Peço então a todos que acompanham o blog, sendo de BH ou não, que me ajudem a acrescentar novos lugares acessíveis ao mapa, basta mandar um e-mail para mim com uma breve resenha e a classificação desejada! As classificações poderão ser utilizadas pelos estabelecimentos avaliados para implementar melhorias e melhorar a estrutura para receber cadeirantes.
Acessem o mapa da acessibilidade no link abaixo:

9 comentários:

  1. oi alessandro tudo bem,desculpa eu sei que nao tem nada a ver com o assunto mais da uma olhada nesse canal do youtube e de um cadeirante que dirige carro adaptado de corrida ve que adaptaçao curiosa,https://www.youtube.com/watch?v=FcmbiG9b3Ig

    ResponderExcluir
  2. Olah Alessandro, parabéns pelo blog!
    Sobre o post Mapa da acessibilidade, em algum momento ouve alguma ''resistencia'' dos estabelecimentos quanto sua avaliação? e se ouve como lidou? achei shoow de bola vc classificar no google maps, e estou pensando em fazer algo do tipo aqui em meu bairro, cansei do jeitinho brasileiro, do constrangimento.. quem sabe assim não estimulo melhorias..
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Soraiah, não enfrentei resistência não, na verdade a maior parte dos estabelecimentos não pedi para avaliar, pois é uma avaliação subjetiva, pessoal. Faça sim, é um estímulo a melhorar. Espero que alguém veja esse mapa e diga que melhorou o lugar, para que eu faça nova avaliação. Abraços!

      Excluir
  3. Boa tarde. Sou Luiz Carlos consultor imobiliário e tenho uma ótima noticia, a construtora onde trabalho tem imóveis adaptados para cadeirantes, a cerca de 30 minutos do centro de Belo Horizonte. São empreendimentos com infra-estrutura completa e ótimo acabamento, 48m2 mais área privativa com vaga de garagem, e subsidio de até 17900,00 do (Minha Casa Minha Vida), exclusivamente para estes apartamento a construtora está custeando Escritura e Registro, e personalizando as formas de pagamento de acordo com a condição do cliente. Aproveite a Oportunidade, Contato Luiz Carlos 31 9963-7106 waths app

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde. Sou Luiz Carlos consultor imobiliário e tenho uma ótima noticia, a construtora onde trabalho tem imóveis adaptados para cadeirantes, a cerca de 30 minutos do centro de Belo Horizonte. São empreendimentos com infra-estrutura completa e ótimo acabamento, 48m2 mais área privativa com vaga de garagem, e subsidio de até 17900,00 do (Minha Casa Minha Vida), exclusivamente para estes apartamento a construtora está custeando Escritura e Registro, e personalizando as formas de pagamento de acordo com a condição do cliente. Aproveite a Oportunidade, Contato Luiz Carlos 31 9963-7106 waths app

    ResponderExcluir
  5. STARTEC MANUTENÇÃO6 de outubro de 2016 às 06:40

    BOM DIA
    TRABALHAMOS COM MANUTENÇÃO EM TODOS OS TIPOS E MODELO DE CADEIRAS DE RODAS COM O MELHOR PREÇO E AGILIDADE.
    ESTAMOS A DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER DUVIDA OU ORÇAMENTOS.
    31 - 30815990 / 993348599

    ResponderExcluir
  6. Show de bola, Alessandro!!! Vou sair com alguns amigos e um deles é cadeirante, vou utilizar sua classificação para que todos fiquem confortáveis. Ótima iniciativa :)

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Alessandro.
    Gostaria de informação pois minha filha está desenvolvendo uma pesquisa sobre o numero de cadeirantes em BH. Vc teria como fornecer esse dado ou indicar a fonte para que ela obtenha essa informação?

    ResponderExcluir
  8. Serviço de Táxi assecivel em Belo horizonte e região,
    TÁXI PARA TRANSPORTE DE CADEIRANTE EM CONFINS ,BELO HORIZONTE ,CONTAGEM, E REGIÃO

    Reservas 31 997953022
    31 982716886

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...