quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Desafio Intermodal

Melhor modal para cadeirante!
Todo ano acontece nas principais capitais do país o Desafio Intermodal, que apesar do nome complicado, nada mais é do que avaliar qual a maneira mais rápida, econômica e prática para se deslocar em um grande centro urbano. O deslocamento é realizado por voluntários em diferentes modais de transporte, individuais ou coletivos, motorizados ou não, que saem de um ponto de encontro combinado e vão até um determinado ponto na cidade, cada um com as facilidades e dificuldades de seu meio de transporte.
E esse ano fui convidado para participar. Pela primeira vez em BH chamaram um cadeirante, a ideia era perceber a diferença que a cadeira de rodas traria para o deslocamento, e qual alternativa um cadeirante tem para se locomover na cidade. Como a escolha era livre, optei pelo triciclo elétrico, que é um pouco mais largo que uma moto, tem boa autonomia da bateria, roda bem pelo asfalto e por ciclovias, e ainda pode pegar atalhos. O trajeto também era livre, e as pessoas podiam fazer uso de GPS.
Alguns participantes do Desafio Intermodal
O ponto de encontro escolhido foi a Praça Diogo de Vasconcelos, mais conhecida como Praça da Savassi, e os voluntários chegaram por volta das 18 hs, já que o horário de partida definido foi 18:15. A Poliana foi a responsável por checar se todos estavam presentes e monitorou a largada oficial. Tudo foi coberto pela Rede Minas de televisão, que filmou o pessoal saindo e foi até a chegada entrevistar o pessoal. Saímos pontualmente na hora programada e nos primeiros quilômetros acompanhei as bicicletas, depois uma delas sumiu na minha frente, e as outras ficaram para trás.
O trânsito estava tranquilo no início, mas quando chegou próximo à Via Expressa, o bicho pegou. Mas como o triciclo é tão estreito quanto uma moto com baú, consegui me enfiar nos corredores entre os carros e deixei todo o trânsito para trás. E ainda pude atravessar as avenidas com segurança e utilizar as ciclovias quando valia a pena.
Resultado final do Desafio Intermodal 2013
Trinta e um minutos depois de sair, cheguei ao ponto final combinado. Ainda perdi uns dois minutos na chegada, pois não lembrava onde era a portaria principal da PUC e fiquei parado na secundária, aí me toquei e continuei até o final. Fiquei quatro minutos atrás da moto. Mas o que surpreendeu mesmo foi o primeiro lugar, um atleta de ciclismo. Mais impressionante foi ele ter ficado longos sete minutos na frente do motociclista! Bicicleta é um excelente alternativa de locomoção, é um ótimo exercício e é prazeroso!
Só que, para cadeirante, handike não é uma alternativa legal no meio do trânsito. Primeiro, porque é baixinha, mesmo sinalizada, corre-se o risco de passarem por cima...  Segundo, porque é osso subir morro com uma handbike, e morro é o que não falta em BH. Andar de cadeira motorizada na cidade também é arriscado, já que não dá para andar em todas as calçadas, que tem árvores, degraus, buracos, muito menos nas ruas, pois corre-se o risco de também ser atropelado. A solução então é o triciclo elétrico! Como provado no desafio, é seguro, rápido e prático! Além de ecológico!!

4 comentários:

  1. Boa noite Alessandro acabei de te ver no MG TV noite.
    Adoro ver você participando e sendo um cara muito ativo muito mais do que eu que sou um sedentário.

    Abraços e sucesso

    Salomão Manutenções

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Salomão, para ser ativo basta vontade e empolgação! Abraços

      Excluir
  2. Alessandro, você pode usar (legalmente falando) o triciclo elétrico pelo meio dos carros e depois subir nas calçadas, etc? Você não estaria cometendo infrações de trânsito? Só uma dúvida que me surgiu lendo seu texto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, o triciclo elétrico é classificado como cadeira motorizada, com preparação para as ruas, já que tem seta, retrovisor e farol. Posso rodar no meio dos carros, e também sobre as calçadas, ciclovias, posso entrar em um supermercado e em agências bancárias. Não há infração de trânsito, não tem como multar uma cadeira de rodas motorizada! Essa é a grande vantagem dele.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...